Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

Nanossatélite brasileiro é lançado e — você já sabe, né?

Por em 4 de março de 2015

Smart business executive who writes badly

Criados em 1999, os cubesats são uma excelente pensada fora da caixa. Em vez de bilhões de dólares, décadas de desenvolvimento e complexidade inimaginável, eles resolvem problemas simples de forma simples. São cubinhos Knorr de dez 10 cm de lado, pesando pouco mais de 1 kg, e em geral pegam carona em foguetes lançando satélites de verdade.

Eles são usados em coletas de dados, testes de tecnologias e quando seu país é pequeno, pobre mas esforçado, como o Equador, são motivo de orgulho nacional
continue lendo

emBrasil Destaque Destaques Engenharia Espaço Hardware

Nikon D7200 — melhoria na velocidade de processamento

Por em 4 de março de 2015

Nikon_D7200

A Nikon está jogando segundo a premissa de que em time que está ganhando não se mexe e coloca no mercado sua nova reflex intermediária, a D7200. A câmera é a nova representante de uma linha que se mostrou de grande poder desde que foi lançada. Apostando no fotógrafo que quer um equipamento com boa qualidade de imagem, porém necessita de algo resistente que possa, inclusive, ser utilizado no meio profissional, a Nikon apostou na D7000 que foi uma evolução nada natural da pequena D90 (outro campeão de vendas da empresa). Desde esse primeiro lançamento podemos apenas falar coisas boas sobre as câmeras e quem comprou não se arrependeu.

A Nikon D7200 chega com apenas algumas mudanças internas que vão tornar o ato de fotografar um pouco mais rápido. O processador EXPEED 4 garante, segundo a empresa, uma melhora de 30% no processamento da câmera. Melhor processamento se reflete em fotos com menos ruído. A câmera oferece uma velocidade ISO que varia de 100 a 25.600. O que também melhorou nesse modelo foi a ampliação do espaço de armazenamento do buffer interno. A câmera agora pode fazer 6 fotos por segundo no modo contínuo até um total de 18 fotos em RAW 14 bits, 27 em RAW de 12 bits ou 100 fotos em JPEG. Também temos presente na câmera um novo módulo de foco automático com 51 pontos que deve melhorar consideravelmente a velocidade do foco, inclusive em situações de pouca luz. Fechando o pacote de novidades a Nikon decidiu eliminar o filtro low pass do modelo, o que deve garantir melhor nitidez da imagem, mas deve gerar em algumas situações o efeito moiré nas fotos.

O sensor, que alguns especulam ser o mesmo sensor Sony encontrado na Nikon D5300, é um CMOS APS-C com 24,2 megapixels de resolução máxima, que é quase a mesma resolução da câmera antecessora,  Foram adicionados alguns efeitos de edição que podem ser aplicados diretamente na câmera durante o modo live view. A câmera continua gravando vídeos em Full HD (sorry movie makers) com 30, 25 ou 24 frames por segundo. Cabe um pequeno destaque para a conexão Wi-Fi e NFC. A câmera deve chegar ao mercado no começo de abril de 2015 custando US$ 1.200,00 (somente o corpo) ou US$ 1.700,00 com a Nikkor 18-140mm f/3,5-5,6G ED VR.

Minha opinião é que vai vender como água. Essa é a câmera que a maioria dos profissionais em começo de carreira está escolhendo por conta da durabilidade e ótima qualidade de imagem, sem falar que ela pode utilizar todas as lentes produzidas pela Nikon. Ou seja, um dos melhores custo/benefício do mercado fotográfico da atualidade.

Fonte: Dpreview e Petapixel.

emÁudio Vídeo Fotografia Destaques Equipamentos

GDC 2015 — Valve anuncia a Source 2, que também será gratuita

Por em 4 de março de 2015

source-2

A edição deste ano da Game Developers Conference ainda não acabou, mas o evento já serviu para mostrar que estamos prestes a entrar numa nova era no mundo dos games, a da Guerra das Engines.

Primeiro tivemos a Epic Games, que tornou a sua Unreal Engine 4 gratuita, depois foi a vez da Unity revelar que também tentaria conquistar os desenvolvedores sem lhes cobrar nada e agora sabemos que outra empresa que quer entrar na brincadeira é a Valve, que tratou de oficializar a produção da tão aguardada Source 2.

continue lendo

emComputadores Destaques Games Indústria

Season 3 de House of Cards faz sucesso na Locadora

Por em 4 de março de 2015

house-of-cards

Embora o Netflix seja uma mão na roda para pessoas que não quer ter trabalho para assistir suas séries e filmes favoritos, é fato que muita gente ainda não está disposta a pagar uma quantia fixa, mesmo que pouca para ter comodidade e prefere apelar para a boa a velha Locadora, caçando arquivos individualmente e não gastando um centavo.

Vejamos o que acontece com House of Cards. A terceira temporada estreou na semana passada e está fazendo um sucesso enorme, tanto nos meios normais quanto nos torrents: nas primeiras 24 horas ela foi baixada mais de 680 mil vezes ao redor do globo, com países que não tem acesso ao Netflix concentrando a maior parte dos downloads.

Mas isso não impede os Estados Unidos de ser o segundo país que mais pirateou as desventuras de Frank Underwood no período.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaques Entretenimento Internet Mundo Estranho Web 2.0

Nossos robôs vão nos matar. Culpa de Asimov, não Skynet

Por em 4 de março de 2015

paimky6f28caj6ezpxmf

Não, não estamos comprando o hype do Musk, Gates e Dawkins alertando contra a Inteligência Artificial, embora seja exatamente esse o risco exposto. A questão, comentada de todos os lugares logo no Top Gear, me fez repensar a validade de carros autônomos como o do Google. Agora não é mais vergonha de ser visto em um que me impede de andar naquilo, é medo mesmo.

Medo não da Inteligência Artificial dar tela azul ou algo do gênero, medo sim de ela funcionar corretamente. Calma que eu explico.
continue lendo

emDestaque Destaques Robótica Software

GDC 2015 — nVidia anuncia um novo Shield, console Android TV capaz de rodar jogos em 4K

Por em 4 de março de 2015

Laguna_Jen-Hsun_Huang_Shield_console

A camaleão verde de Santa Clara entra oficialmente no mercado de consoles dedicados a jogos. Ou algo muito próximo disso.

Durante a GDC 2015, o CEO Jen-Hsun Huang anunciou o nVidia Shield, um dispositivo Android TV muito bonitão feito de alumínio.
continue lendo

emAndroid e Linux Computadores Destaque Destaque Destaques Hardware Indústria Jogos

Twitter agora exige telefone de quem usa Tor

Por em 3 de março de 2015

funny-thor-loki-meme-nokia-phone

Apesar do que o ISIS acha, o Twitter é péssimo em lidar com trolls, spammers e maníacos em geral. A ferramenta de reportar abuso é uma piada, não vale o esforço de decolar o Jack Dorsey, mas talvez por pressão governamental estão mirando nos usuários do Tor.

O Tor é um protocolo anonimizador usado por todo mundo, do tarado da esquina ao Snowden. Criado por nerds da Marinha dos EUA, o Tor é uma ferramenta tão boa para disseminar informação subversiva entre governos inimigos, enviar informações de agentes infiltrados e conversar de forma segura com contatos que nem a NSA se esforça realmente para destruí-lo.
continue lendo

emDestaques Internet Segurança Web 2.0