Fotografia
Fotografia
Digital Drops Blog de Brinquedo

Fotografia Autoral — uma introdução

Por em 30 de julho de 2015 - 5 Comentários

hibiscus

Existem dois tipos de fotógrafos. O primeiro tipo é daqueles que já começam pensando profissionalmente. A fotografia para eles é apenas mais uma profissão e ao aprender técnica e composição já está de bom tamanho para começar a vender o serviço. E existem os fotógrafos que começam por descobrirem na fotografia uma forma de expressão, um complemento para suas vidas e uma atividade prazerosa. É para esse segundo grupo que estou escrevendo esse texto. (P.S.: nada impede de um fotógrafo fazer parte dos dois grupos, mas vejo muitos iniciando pensando apenas no comercial e se esquecendo do emocional)

Quando comecei na fotografia, em 1995, eu já tinha 18 anos de idade. Nunca tinha colocado minhas mãos em uma câmera fotográfica e só o fiz por conta de uma viagem de estudos da faculdade. Emprestei uma pequena Yashica Mg-3 de meu tio e foi amor à primeira vista. A fotografia havia entrado em minha vida de forma avassaladora e nunca mais saiu. Depois de alguns anos produzindo milhares de imagens me bateu a primeira crise criativa. Eu olhei para as diversas fotos que fazia de diversos temas e apenas um pensamento me vinha à cabeça: se eu morresse hoje e uma pessoa olhasse essas imagens, o que ela pensaria de mim?

continue lendo

emDestaque Destaques Fotografia Tutoriais

Garotas chechênas enganam o ISIS e conseguem mais de R$ 11 mil com engenharia social

Por em 30 de julho de 2015 - 66 Comentários

ISIS_Che_636

Eu poderia começar esse texto com várias piadinhas engraçaralhas sobre o poder da Chechênia e garotas adolescentes, mas vou me/vos poupar. Façam o mesmo.

Foquemos na notícia pois ela por si só já é sensacional: três adolescentes da Chechênia/Tchetchênia (não clique), uma das repúblicas da Federação da Rússia, conseguiram tapear recrutadores do ISIS, e aplicaram um golpe que rendeu um prejuízo de mais de R$ 11 mil à organização terrorista.

continue lendo

emDestaques Internet Segurança Web 2.0

Conheça a ISS por dentro, cortesia da ESA

Por em 30 de julho de 2015 - 17 Comentários

Screenshot - 30_07_2015 , 11_56_45

A ISS é o maior e mais caro apartamento de solteiro do Universo. Zapp Brannigan se sentiria em casa. Há coisa literalmente no teto, mas vale cada um dos 60 milhões de dólares que os russos cobram pra você passar uma semana por lá.

Há vários vídeos com tours pela estação, mas que tal bundear por lá sem guia? É o que este site da Agência Espacial Européia te permite fazer.

É um visual em 360 graus, em alta resolução, com vídeos e textos explicativos. Não é completo, ainda falta adicionarem a parte russa da estação, mas já é um bom começo.

Rapidamente a gente percebe que exploração espacial só é possível graças a velcro, silvertape e laptops ThinkPad.

emDestaque Destaques Espaço Hardware

Intel e Micron apresentam XPoint, nova arquitetura de memória que põe seu SSD no chinelo

Por em 29 de julho de 2015 - 51 Comentários

3DWafer

Uma verdade inquestionável: uma vez feita a migração do HD para o SSD, você nunca mais quer voltar ao estado anterior. As vantagens são inúmeras, o desempenho em geral melhora muito, a velocidade de acesso e leitura de dados é estonteante e embora seu bolso chore, seu notebook vai agradecer pelo upgrade recebido.

Só que há limitações. Hoje em dia geramos dados demais. E-mails, vídeos, mensagens em redes sociais, fotos, transações financeiras, games… e todos queremos Tudo Ao Mesmo Tempo Agoratm. E para isso as memórias precisam ser rápidas. Um SSD pode ser veloz, mas conforme o volume de dados cresce o delay aumenta junto. Empresas estudam novos formatos de memória que podem ler quantidades mamutescas de dados em instantes, e é o que Intel e Micron prometem com a arquitetura 3D XPoint.

continue lendo

emDestaques Hardware Indústria

Tutorial: forçando seu PC a atualizar para o Windows 10 [UPDATE: preços oficiais no Brasil]

Por em 29 de julho de 2015 - 202 Comentários

windows-10

Chegou o dia: o Windows 10 está entre nós. Só que como nem tudo é perfeito a Microsoft não vai liberar a atualização para todo mundo de uma só vez, o update será liberado em ondas e a princípio os inscritos no programa Windows Insider serão os primeiros privilegiados.

Porém, se você utiliza o Windows 7, 8 ou 8.1 e já encomendou seu update gratuito poderá forçar o sistema a atualizar para o Windows 10. Basta seguir alguns passos simples.

continue lendo

emDestaques Microsoft Tutorial

Boas novas, Unidades de Carbono! O Disco da V’Ger agora disponível no SoundCloud

Por em 28 de julho de 2015 - 56 Comentários

tmphd2570

Em uns 40 mil anos os habitantes de Gliese 445 detectarão um blip em seus sensores Dirac. Um pequeno objeto passando a pouco mais de um ano-luz da estrela, na constelação Camelopardalis (uma região esquisita mas não tanto quanto a vizinha malumagalhãespardalis).
continue lendo

emÁudio Destaque Destaques Espaço Música

Criança fica cega por conta de disparo de luz do flash [update]

Por em 28 de julho de 2015 - 35 Comentários

newborn_venceslau-2

Essa começou a correr a internet brasileira hoje e está deixando alguns fóruns de discussão sobre fotografia em ebulição. Para quem não vive entre fotógrafos aqui vai uma pequena explicação do motivo de tanto reboliço. Uma das maiores fontes de renda para fotógrafos de estúdio na atualidade é o tal do Newborn. Estou falando de um ensaio fotográfico fofinho que é realizado com a criança em seus primeiros 10 dias de vida. E entre os praticantes dessa categoria de fotografia existe uma discussão gigantesca sobre o uso ou não do flash, por conta da sensibilidade dos olhos da criança.

Pois bem, essa notícia caiu como uma bomba e já tem neguinho ameaçando de morte nas discussões. Essa aconteceu na China (sempre lá). Segundo a notícia do Daily Mail uma criança de 3 meses teve os olhos danificados após um amigo da família fazer uma foto da criança a 25 cm de distância do seu rosto. O detalhe é que o amigo (da onça) esqueceu de desligar o flash e a luz forte teve um efeito catastrófico nos olhos do bebê. O segundo detalhe é que o equipamento utilizado para fazer a foto foi um celular, o que prova que os flash de LED não são tão fracos assim.
continue lendo

emDestaques Fotografia Notícias