Meio Bit » Games » Balatro, Manor Lords e os sucessos inesperados

Balatro, Manor Lords e os sucessos inesperados

Mesmo sem grandes campanhas de marketing, Balatro e Manor Lords despontam como dois dos maiores sucessos de 2024 e mostram a força dos indies

30/04/2024 às 9:02

De tempos em tempos a indústria de games é sacudida por algum jogo que surge de maneira inesperada e que se transforma num enorme sucesso. São títulos indies que não contam com enormes campanhas de marketing, mas que mesmo assim caem no gosto do público e alcançam as partes mais altas nas listas de jogos mais vendidos. Em 2024, duas produções alcançaram esse status: Balatro e Manor Lords.

Crédito: Divulgação/LocalThunk

Lançado no Steam em 20 de fevereiro, Balatro é a criação de LocalThunk, um desenvolvedor canadense que precisou de dois anos e meio para concluir o projeto. Apenas mais um entre os vários jogos que produziu ao longo de uma década e que compartilhou apenas com amigos, a expectativa do game designer não era das melhores.

A ideia para Balatro surgiu após o criador notar a abundância de roguelikes presentes na loja da Valve e a base para o projeto seria um jogo de cartas cantonês chamado Big Two. Porém, no jogo de LocalThunk precisaríamos montar “mãos de poker” e adquirir cartas coringas com poderes coringa.

Cerca de um ano antes do jogo ser lançado, o desenvolvedor se demitiu do emprego para focar no projeto, lançando uma versão preliminar e cinco meses depois, ela foi descoberta por streammers. “Foi quando as coisas começaram a melhorar,” contou LocalThunk. “Para ser honesto com você, eu não fiz nenhuma das coisas de marketing que deveria, eu ainda nem enviei emails para alguém jogar o game!”

Mesmo assim, Balatro começou a “se espalhar” entre o público e com cada vez mais pessoas dando uma chance ao título, o feedback que seu criador recebia foi aproveitado para tornar o projeto ainda melhor. Como resultado, em menos de um mês ele já tinha alcançado a impressionante marca de um milhão de cópias vendidas, com 97% de aprovação das quase 30 mil avaliações feitas no Steam. Mas LocalThunk nunca imaginou que um desempenho assim seria possível.

Crédito: Divulgação/LocalThunk

“Há um ano eu estava me preparando para publicar meu joguinho estranho no Steam e para procurar um emprego em TI novamente,” declarou. “Criei a página da loja em maio e estava esperando vender talvez dez cópias. Foi um ano maluco. Sou muito grato por fazer o que amo como carreira agora.”

Já em uma sessão de perguntas e respostas no Reddit, LocalThunk admitiu que só no dia anterior ao lançamento que teve a sensação de que o jogo poderia fazer sucesso. “[Foi] quando todos os veículos de mídia começaram a publicar suas análises do jogo,” disse. “Eu não estava esperando a recepção da crítica que ele acabou recebendo, porque sabia o quão estranho o jogo parecia de diversas maneiras.”

Por enquanto o game designer planeja levar o Balatro para dispositivos mobile e se considerarmos seu estilo, é provável que o sucesso se torne ainda maior. Quanto a próximos projetos, o canadense ainda não tem nada programado, mas disse esperar conseguir gostar do desenvolvimento e por que não, ter mais um pouco de sorte?

“Qualquer que seja meu próximo jogo, tenho certeza de que vou gostar de fazê-lo tanto [quanto o Balatro], se não mais,” afirmou. “O que quero dizer é que a ideia original era... não pensei nisso. Eu tive sorte [...] eu apenas comecei a trabalhar em algo que era como, ‘isso provavelmente seria divertido.’”

Manor Lords

Crédito: Reprodução/Wojtek Fus/ArtStation

Já o mais recente megassucesso a aparecer no Steam é um jogo de construção de cidades medievais chamado Manor Lords. Também desenvolvido por apenas uma pessoa, ele se encontra como em Acesso Antecipado e teve seu financiamento garantido através de doações feitas pelo Patreon ao seu idealizador, Greg Styczeń.

Revelado ao mundo em julho de 2020, o trailer do jogo chamou a atenção das pessoas e apesar de o seu criador ter desejado que pelo menos 14 mil pessoas adicionassem o Manor Lords às suas listas de desejo na plataforma da Valve, ele se tornou o jogo mais desejado por lá, ultrapassando a marca de três milhões antes do seu lançamento.

Porém, isso não significa que o desenvolvimento não tenha passado por dificuldades. Inicialmente planejado para chegar à loja no final de 2023, o game designer considerou que precisaria de mais tempo para dar ao jogo o devido polimento e corrigir alguns bugs.

Então, quando faltava apenas uma semana para o Manor Lords ser disponibilizado, Styczeń fez um movimento louvável, mas que poderia ter arruinado os primeiros dias de venda. Temendo a maneira como sua criação seria recebida, ele publicou uma declaração em que tentava amenizar a expectativa do público, listando o que não deveríamos esperar.

Crédito: Divulgação/Slavic Magic

Entre os aspectos citados por ele estava a tentativa de diferenciar o jogo de alguns títulos de muito maior porte, como a série Total War, já que em Manor Lords não temos tantas batalhas; dos gerenciadores de impérios como Civilization, pois no seu, tudo acontece numa escala muito menor; de títulos como Kingdom Come: Deliverance e Mount & Blade, afinal ele não criou um RPG; ou ainda de RTSs competitivos, como Age of Empire ou StarCraft, com sua experiência sendo mais relaxante.

Styczeń também aproveitou para reforçar que estava disponibilizando um título inacabado, mas que isso pode ser benéfico para o projeto.

“Sim, isso pode ser decepcionante, mas acho que é a escolha correta,” defendeu. “Esse é meu primeiro jogo sério e não só algumas coisas estão inacabadas, mas aposto que vocês vão me pedir para mudar algumas coisas que não necessariamente gostaram. Porém, quero seguir uma estratégia de desenvolvimento aberto de duas vias entre mim e vocês.”

Contudo, as ressalvas feitas por Styczeń se mostraram desnecessárias. Além de muitas pessoas estarem comparando (de forma elogiosa) o Manor Lords a títulos já estabelecidos, muitas pessoas não se importaram com seu atual estágio de desenvolvimento. E quando digo muitas, não estou exagerando.

Manor Lords

Crédito: Divulgação/Slavic Magic

O jogo de estratégia precisou de apenas um dia para chegar a milhão de cópias vendidas e se o interesse por parte do público continuar escalando da maneira como temos visto, ele ainda deverá quebrar muitos recordes nos próximos meses.

O indicativo disso foi dado pela editora responsável pela publicação do Manor Lords, a Hooded Horse. Pelo X, a empresa revelou que o título ultrapassou a marca de 170 mil jogadores simultâneos (e contando), maior número já registrado por um jogo do gênero.

Ao que tudo indica, o céu parece ser o limite para Greg Styczeń e seu simulador medieval de cidades. Já para os outros desenvolvedores, fica a certeza de que uma nova febre pode surgir a qualquer momento e a esperança de que seus projetos também caiam no gosto do público.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários