Meio Bit » Games » Apollo: o Batman que se tornou a Sombra de Mordor

Apollo: o Batman que se tornou a Sombra de Mordor

Project Apollo foi um jogo do Batman idealizado pela Monolith Productions, mas acabou dando origem ao Terra-média: Sombras de Mordor e seu Sistema Nemesis

05/04/2024 às 9:54

As aparições do Cavaleiro das Trevas nos games tem feito sucesso desde o Nintendinho e por isso, a responsabilidade de trabalhar com o personagem pode ser muito pesada. Num passado já relativamente distante, a Monolith Productions chegou a se arriscar em um projeto assim, mas aquilo que poderia ter sido uma interessante aventura do Batman, acabou se tornando algo bem diferente.

Batman

Crédito: Reprodução/Vladimir Matyukhin/ArtStation

Desenvolvido para o Xbox 360, PlayStation 3 e PC, na mesma época em que o Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge estava sendo filmado, o projeto batizado como Apollo nasceu de um desejo do estúdio em produzir um jogo que estivesse diretamente ligado à série de filmes dirigida por Christopher Nolan.

Porém, a frustração para as pessoas envolvidas naquela criação veio com a dificuldade em convencer o diretor a aceitar tal parceria, o que realmente nunca aconteceu. Segundo relatos, no jogo o herói teria que se esgueirar pelos cenários, algo não muito diferente do que recebemos com a série Arkham, mas havia uma mecânica inovadora que prometia se destacar.

Com ela os inimigos guardariam memórias de seus encontros com o Cruzado Encapuzado, fazendo com que a fama do herói aumentasse com o passar do tempo. Isso faria com que bandidos cada vez mais poderosos surgissem em Gotham e caso eles derrotassem o protagonista, subiram no ranking do crime.

Essa seria o grande diferencial do Project Apollo em relação aos jogos que a Rocksteady Studios estava criando e se a ideia lhe pareceu familiar, não é por acaso. Acontece que com o cancelamento daquela produção, a Monolith Productions resolveu aproveitar o conceito em outra franquia muito conhecida.

Crédito: Divulgação/Monolith Productions

Com sua história inédita se passando entre os eventos mostrados em O Hobbit e O Senhor dos Anéis, em Terra-média: Sombras de Mordor assumiríamos o papel de Talion, um guerreiro que ganha uma nova chance após ele sua família serem mortos pelo exército de Sauron. Assim ele partirá em busca de vingança e seu alvo será o alto escalão dos Uruk-hai.

Embora tivesse suas falhas e tenha sido criticado principalmente por ser um tanto repetitivo, Terra-média: Sombras de Mordor brilhava justamente pela maneira como a inteligência artificial gerava os inimigos, o que ficou conhecido como Sistema Nemesis. Ser perseguido por monstros com habilidades distintas e vê-los se tornando mais poderosos aos nos derrotarem foi algo muito legal.

Servindo como um ótimo exemplo de narrativa emergente, o jogo da Monolith Productions fez com que cada jogador tivesse uma experiência única, podendo compartilhar com os amigos situações que dificilmente seriam replicadas, tamanha a variedade de inimigos com que nos deparamos.

Crédito: Divulgação/Monolith Productions

Agora imagine isso no universo do Batman. Se o Project Apollo tivesse sido levado adiante, talvez tivéssemos a oportunidade de percorrer Gotham a procura de bandidos mais interessantes que os monstros de Sauron. Poderíamos ter, por exemplo, uma gangue que respondesse ao Coringa, outra ao Pinguim ou ainda alguns seguidores do Charada. As possibilidades são infinitas e considerando a ambientação, acredito que a desenvolvedora poderia entregar um jogo tão ou até mais divertido que o Sombras de Mordor.

Num mundo ideal, um título assim seria produzido por aqueles que já provaram serem capazes de explorar o universo do Cavaleiro das Trevas, no caso a Rocksteady Studios, mas a verdade é que, a menos que um acordo seja travado entre as duas desenvolvedoras, a chance de um projeto assim acontecer parece muito pequena, se não nula.

Um dos motivos está no fato de a Warner Bros. Games ter patenteado o Nemesis System, impedindo que qualquer empresa o utilize sem o seu consentimento. Contudo, como tanto a Rocksteady Studios quanto a Monolith Productions pertencem à Warner, talvez não seja absurdo sonhar com essa parceria.

Batman

Crédito: Reprodução/Dominik Mayer/ArtStation

De qualquer forma, o fato é que o Project Apollo não passou disso, um sonho dos seus criadores e que pelo menos deu vida a outros dois jogos bem interessantes. Para nós, fãs, resta sonhar como aquele Batman poderia ter sido e para ajudar a termos uma melhor ideia, uma usuária do X (antigo Twitter) conhecida como SpideyRanger publicou alguns trechos do jogo rodando.

Nele fica claro que a série Arkham serviu como inspiração, incluindo a maneira como o herói usaria sua habilidade como detetive. Os combates também eram muito parecidos com aqueles presentes nos jogos da Rocksteady, o que não considero um demérito.

Mas como dito pela pessoa que divulgou esses vídeos, a Warner não teria se sentido confortável em lançar dois jogos tão parecidos do Morcego e como a Monolith conseguiu aproveitar aquela proposta com outra marca extremamente popular, a decisão parece ter sido acertada.

Fonte: Eurogamer

relacionados


Comentários