Meio Bit » Entretenimento » Globoplay, cadê a legenda em inglês que estava aqui?

Globoplay, cadê a legenda em inglês que estava aqui?

Globoplay poderia concorrer com Netflix e cia., graças aos conteúdos originais, mas por algum motivo, Rede Globo removeu legendas em inglês

08/04/2024 às 9:18

A Globoplay, plataforma de streaming e transmissão ao vivo pela internet da Rede Globo, foi lançada em 2015 como uma alternativa nacional à Netflix, na época a líder do setor por aqui, até por falta de concorrência sólida. O Record PlayPlus, hoje PlayPlus, primeiro concorrente local, surgiria em 2018.

Produções originais da Rede Globo sempre foram elogiadas no exterior, mas sabe-se lá por que, Globoplay não mais oferece legendas em inglês (Crédito: Reprodução/Rede Globo/Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

Produções originais da Rede Globo sempre foram elogiadas no exterior, mas sabe-se lá por que, Globoplay não mais oferece legendas em inglês (Crédito: Reprodução/Rede Globo/Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

Por mais que muita gente não goste da Globo, não dá para negar o enorme potencial que a Globoplay tinha, graças ao acervo histórico, e nem falo apenas do Brasil; suas novelas, exportadas desde sempre, são elogiadas há décadas em diversos países.

Exatamente por isso, é estranha a decisão do grupo de não competir globalmente em streaming com mais afinco, no que em uma recente e curiosa decisão, as legendas em inglês foram removidas de seus conteúdos originais.

Globoplay perdeu o bonde do streaming?

A Globoplay por muito tempo só teve a Netflix com quem se preocupar. Dos serviços de fora, o Amazon Prime Video se tornou global em 2016, e o HBO Now nunca veio para cá, apenas o Go, a Warner só consolidou seus produtos com o HBO Max, hoje Max, em 2020.

Apple TV+? Chegou apenas em 2019. Disney+? Desembarcou no Brasil em 2020, um ano depois do lançamento nos EUA.

A Nerflix gozava até então do conforto de ser um guarda-chuva comum a conteúdos de diversas produtoras e emissoras, de todas as partes do mundo, mas veio a balcanização do streaming. Cada player descobriu ser um melhor negócio investir em um streaming próprio, e as novas atrações começaram a ser colocadas atrás de vários paywalls. Como consequência, o público voltou a singrar os mares piratas com força.

Para o brasileiro que gosta de TV, a Globoplay parecia um excelente negócio. Uma conta gratuita dá direito a assistir à programação ao vivo local, no desktop, mobile ou Smart TVs, além de oferecer alguns programas selecionados, como o finado Zero1.

Uma assinatura do plano padrão dá acesso ao acervo da emissora e da rádio CBN (São Paulo e Rio de Janeiro), séries originais e licenciadas, enquanto o plano Canais, mais caro, adiciona a programação dos canais SporTV, Multishow, GNT e mais, além de conteúdos da Universal e outras produtoras parceiras.

Em tempos modernos, muitos não veem tanto sentido na programação linear da TV, seja a aberta ou via cabo, o público se habituou, graças à Netflix, a consumir filmes, séries e podcasts quando, como, e onde bem entender, podendo assim gerenciar seus horários. Ao mesmo tempo, a Rede Globo tem seu acervo histórico a seu favor, de novelas, séries originais, programas variados, documentários, tudo disponível a qualquer momento, em qualquer lugar.

A Globo tem na Globoplay a chance de explorar o consumidor que curte os conteúdos em VoD passados da rede, d'Os Trapalhões à versão original de Escrava Isaura, exportada para todos os quatro cantos do planeta, e uma de suas novelas mais conhecidas, e elogiadas, fora do Brasil. Os Marinhos tinham a faca e o queijo na mão, bastando providenciar a localização, com legendas em diversas línguas, para seu streaming pegar tração e se tornar, quem sabe, um grande player no mercado global.

Porém...

Como assim, Bial? (Crédito: Reprodução/Reclame Aqui)

Como assim, Bial? (Crédito: Reprodução/Reclame Aqui)

Como notado por vários usuários ao longo dos tempos, algumas produções da casa na Globoplay possuíam legendas em inglês, o que permitia a angloparlantes (sempre quis usar essa palavra) apreciarem as atrações da Rede Globo, mas por algum motivo não esclarecido pela emissora, elas foram removidas. Os conteúdos originais são servidos no áudio e legendas originais, em português brasileiro, alguns com audiodescrição, também no nosso idioma, e tão somente.

Eu consigo entender, e respeitar, decisões de empresas em nome do que consideram melhor para seus negócios, mas eu não tolero burrice, que é como esse cenário se apresenta. Note, não estou dizendo que a Rede Globo deveria investir em dublagem em outros idiomas, isso fica a cargo das redes locais com quais o grupo faz negócios, o que geralmente ocorre para exibição na TV.

Para a Globoplay, no caso, seria muito mais lógico viabilizar as legendas, não só em inglês como em mais línguas, para que consumidores em outras localidades possam entender os conteúdos que a Globo produz e que, de novo, são bastante elogiados no exterior. Hoje, a plataforma se encontra disponível nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália e Japão, e em 16 dos 27 países-membros da União Europeia (UE): Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos/Holanda (é complicado), Portugal (esse não conta, por razões óbvias), Suécia e Suíça.

Claro, há a possibilidade que a Rede Globo foca em oferecer seu conteúdo a brasileiros que vivem nesses países, mas a recusa em internacionalizá-lo é, para mim, um grande desperdício de potencial. E convenhamos, o grupo já tomou decisões ridículas no passado, então tem histórico.

Ainda que a nota no Reclame Aqui dê a entender que a situação é momentânea, as reclamações sobre a ausência de legendas em inglês na Globoplay vêm de alguns anos, e a Rede Globo pouco ou nada teria feito para resolvê-la, talvez por puro desinteresse; na possibilidade de argumentarem que não há procura pelas suas atrações por parte de usuários que não falam português, antes de mais nada, é preciso haver opções de legendas em mais línguas que não a nossa.

Desde 2022, a Rede Globo investe em spots sobre o sinal digital da TV aberta (Crédito: Reprodução/Rede Globo)

Desde 2022, a Rede Globo investe em spots sobre o sinal digital da TV aberta (Crédito: Reprodução/Rede Globo)

No mais, a Rede Globo parece estar mais interessada em promover o sinal aberto de TV, com comerciais lembrando a população de que o acesso é gratuito, do que investir a sério em fazer a Globoplay crescer para além das fronteiras; se a emissora acredita que este é o caminho certo a seguir, quem sou eu para dizer que estão errados?

Mas continuo achando que restringir a Globoplay apenas ao Brasil e brasileiros no exterior um baita potencial desperdiçado.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários