Meio Bit » Games » Overture, o Sonic que o Sega Saturn merecia

Overture, o Sonic que o Sega Saturn merecia

Conheça o Sonic Overture, uma impressionante homenagem criada por fãs e que teria sido uma ótima adição à biblioteca do Sega Saturn

19/03/2024 às 9:00

Apontar apenas um fator como o motivo da derrocada do Saturn seria menosprezar as muitas besteiras que a Sega fez com aquele console. Porém, se existe algo que poderia ter ajudado aquele videogame a ter uma melhor sorte, seria o lançamento de um bom jogo da principal mascote da empresa. E três décadas depois, Sonic Overture surge para confirmar como um título assim seria muito bem-vindo.

Sonic Overture

Crédito: Diulgação/Sonic Overture Team

A primeira vez que ouvimos falar em Sonic Overture foi há dez anos, durante a Sonic Amateur Games Expo (SAGE). Voltado para a exibição de jogos criados por fãs do ouriço, naquela edição do evento o jogo chamou a atenção pela qualidade e proposta interessante.

Nele teríamos uma aventura que se passaria antes do primeiro jogo e aproveitaria alguns conceitos descartados pelo pessoal da Sega. Isso incluia até mesmo a Christmas Island, local em que se passaria a história e foi mencionado apenas no manual japonês do primeiro jogo lançado para o Mega drive.

“O Dr. Eggman está minerando a ilha em busca da substância preciosa conhecida como fóssil para alimentar suas máquinas,” dizia a sinopse do jogo. “Para a consternação de seus habitantes, as operações de mineração do Dr. Eggman interromperam as Pedras da Harmonia da Christmas Island, desequilibrando a ilha e a prendendo em um estado de terremotos constante.”

Caberia então ao Sonic usar suas habilidades para resolver o problema, mas aqueles que ficaram empolgados com o título eventualmente se decepcionariam. Devido a supostos problemas com o coordenador do projeto, o desenvolvimento foi cancelado, fazendo com que muitos fãs apenas pudessem sonhar com o que poderia ter surgido daquela iniciativa.

Crédito: Diulgação/Sonic Overture Team

Porém, a esperança não estava perdida, já que algumas pessoas envolvidas na criação daquele jogo recomeçariam sua produção. Mesmo alegando não ter ligação direta com o projeto inicial, a nova versão do Sonic Overture manteria muitas das ideias originais, começando pelos materiais não aproveitados no Sonic the Hedgehog.

Entre os dedicados a produzir o título, temos figuras proeminentes no cenário de jogos do Sonic criados por fãs, como Pixy-Pie e LakeFeperd. Este, inclusive, possui experiência com a criação de jogos comerciais, sendo mais conhecido pelo interessante Spark the Electric Jester, que nada mais é do que uma bela homenagem aos primeiros jogos do ouriço azul, do Kirby e do Mega Man.

Por enquanto, Sonic Overtture conta com uma demo que nos oferece duas fases e com ela se torna fácil perceber que as pessoas envolvidas na sua criação sabem o que estão fazendo. Da trilha sonora que remete diretamente ao início da franquia, aos gráficos coloridos e muito bem animados, tudo passa a sensação de estarmos diante de um projeto profissional, desenvolvido por aqueles que criaram o Sonic.

Sonic Overture

Crédito: Diulgação/Sonic Overture Team

Aliás, chega a ser irônico pensar que algo criado por fãs acaba sendo melhor do que muitos títulos desenvolvidos pela própria Sega. Sim, com o Sonic Mania e o Sonic Superstars a empresa japonesa conseguiu se redimir de algumas atrocidades cometidas com a sua mascote, mas durante muito tempo os fãs tiveram que engolir produções sofríveis ou vejam só, recorrer ao trabalho de fãs para reviver as glórias do ouriço.

Se um dia veremos a versão final do Sonic Overture, sinceramente temo que isso não aconteça. Infelizmente, é comum projetos tocados por fãs avançarem a passos lentos ou mesmo serem abandonados no meio do caminho e depois dos problemas enfrentados na primeira versão desse jogo, é bom termos um pouco de cautela com a empolgação. O difícil é fazer isso após assistir o trailer abaixo.

Os (quase) Sonics do Saturn

Em meados da década de 90 a Sega tinha não apenas um, mas dois jogos do Sonic sendo desenvolvidos para o seu console: Sonic Saturn e Sonic X-treme. Ambos sob o cuidado do Sega Technical Institute, os projetos passaram por muitos problemas, mostrando como a estrutura da empresa era complicada naquela época.

No caso do Sonic Saturn, a ideia era entregar um título que explorasse a capacidade 3D do console, apresentando uma versão mais realista do personagem. Comandado por Peter Morawiec, que marcou seu nome por criar o Sonic the Hedgehog Spinball e o Comix Zone, o projeto chegou a gerar artes conceituais e designs de jogabilidade, mas por não ter agradado Yuji Naka, acabou sendo engavetado.

Arte conceitual do Sonic Sturn (Crédito: Reprodução/Peter Morawiec/Sonic Retro)

Já o Sonic X-treme visava se distanciar bastante dos primeiros jogos e devido as constantes brigas entre a divisão japonesa e americana da Sega, seu desenvolvimento trocou de mãos (e escopo) várias vezes.

“Aquele jogo passou por muitas iterações, títulos provisórios, membros da equipe e plataformas,” revelou o designer Chris Senn. “Seu ciclo de vida de três anos tentou corajosamente ir aonde ninguém havia ido antes, pelo menos em relação a um jogo do Sonic. Ele falhou em ser concluído e chegar ao mercado, mas teve implicações de longo alcance na minha carreira e um efeito surpreendente em vários fãs.”

Novamente, Naka parece ter influenciado diretamente no cancelamento do projeto, mas pelos relatos sobre o quão conturbadas foram essas criações, talvez tenhamos sido poupados do pior. Quanto ao Sega Saturn, esses jogos provavelmente não conseguiriam melhorar significativamente sua situação, mas que eu adoraria ter a oportunidade de algum dia jogar o Sonic Overture nele, pode ter certeza que sim.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários