Meio Bit » Games » Sonic Origins Plus — O ouriço em suas melhores versões

Sonic Origins Plus — O ouriço em suas melhores versões

Trazendo três jogos do Mega Drive, um do Sega CD e 12 do Game Gear — além de várias melhorias —, Sonic Origins Plus é a melhor coletânea do ouriço

36 semanas atrás

Em algum dia de 1991 eu entrei na locadora que frequentava e me deparei com algo que me deixou de queixo caído. Numa das televisões em que as pessoas pagavam para jogar por hora estava rodando um jogo diferente de tudo o que eu já tinha visto. Nele um personagem azul corria pelos coloridos cenários numa velocidade estonteante e mesmo sem ter noção disso naquele momento, eu estava diante de um divisor de águas.

Por sorte eu era um dos poucos donos de um Mega Drive na região e assim pude levar para casa aquele cartucho. Sonic the Hedgehog... Um ouriço azul que se tornaria a cara da Sega e que após ser bastante maltratado pela empresa, tem conseguido reencontrar seu caminho com bons jogos. Porém, se você não gosta do que tem sido lançado ultimamente, uma boa opção é revisitar o passado e não há melhor maneira de fazer isso do que com o Sonic Origins Plus.

Sonic Origins Plus

Crédito: Divulgação/Sega

Servindo como uma expansão para a compilação que a Sega lançou em 2022, esse conteúdo adicional trouxe como grande diferencial 12 jogos do personagem que foram criados para o Game Gear. Mas antes de falar sobre eles, vale explicar o que o pacote traz de novidades.

Tudo começou quando, percebendo que um novo público estava se interessando pelo personagem devido o lançamento do Sonic: O Filme, o responsável pelo Sonic Team, Takashi Iizuka, decidiu que estava na hora de trazer os clássicos de volta. Porém, os fãs do ouriço sabem que o relançamento dos jogos originais é algo corriqueiro, mas com o Sonic Origins a equipe da Sega se esforçou para atualizar tais títulos.

Embora a compilação até traga cópias idênticas aos originais, o destaque vai mesmo para as edições de aniversário do Sonic the Hedgehog, Sonic the Hedgehog 2, Sonic the Hedgehog 3 & Knuckles e Sonic CD. Será com elas que teremos acesso a mudanças muito bem-vindas, a começar pela imagem com proporção widescreen. Poder encarar esses jogos em TVs modernas, com eles ocupando toda a tela, é uma experiência incrível, com a sensação de velocidade parecendo até maior e os cenários ficando mais bonitos.

Sonic Origins Plus

Crédito: Divulgação/Sega

Outra novidade que deverá agradar todos é a possibilidade de jogarmos com dois novos personagens: Miles "Tails" Prower e Knuckles the Echidna. Além disso, no caso do Sonic Origins Plus ainda teremos uma terceira participante, Amy Rose. Com cada um deles contando com características únicas, os jogos funcionarão de maneiras bastante diferentes dependendo de quem tivermos escolhidos, nos permitindo acessar áreas que antes pareciam inalcançáveis e com a dificuldade podendo ser bastante amenizada.

Por exemplo, quando decidi jogar o primeiro jogo, escolhi o Tails e devido à habilidade da raposa de voar, em vários momentos tive a clara noção de que se estivesse com o Sonic teria sofrido muito mais para avançar. Nos dar essas opções foi uma ótima sacada do Sonic Team, algo que aumenta bastante a vida útil da compilação e que traz um ar de novidade mesmo para quem já jogou esses títulos inúmeras vezes.

Crédito: Divulgação/Sega

Já uma mudança que poderá desagradar alguns é a troca das vidas por moedas. Com isso não precisaremos nos preocupar com Game Over e as moedas coletas servirão para desbloquearmos itens num museu — com destaque para trechos de um concerto com as músicas dos jogos — ou para termos novas chances nas fases bônus.

Eu também gostei muito das animações que aparecem no início de cada jogo. Trazendo um melhor contexto para jogos que originalmente não se preocupavam muito com o enredo, os desenhos criados pelo Powerhouse Animation Studios são muito bonitos e ajudam a tornar a experiência mais imersiva.

Por fim, o Sonic Origins ainda nos oferece um modo de missões, onde teremos 60 desafios que vão desde coletar um determinado número de argolas antes que o tempo acabe, até chegar a um ponto do estágio sem derrotar nenhum inimigo. Resumindo, o que não falta nesta coletânea é conteúdo e motivos para jogar várias vezes os três jogos criados para o Mega Drive, além daquele para o Sega CD.

Sonic de bolso

Sonic Origins Plus

Crédito: Divulgação/Sega

Passando então para o conteúdo adicionado com a expansão Plus, será com ela que poderemos jogar com Amy Rose nos quatro jogos principais, assim como com o Knuckles no Sonic CD. Ele também reúne todos os DLCs que haviam sido lançados até então, o que inclui músicas adicionais, novas missões, um modo que espelha as fases e novas animações para os personagens no menu principal.

Contudo, por mais que a Amy seja uma boa novidade e o Knuckles sirva como incentivo a encarar o jogo para Sega CD novamente, o grande chamariz do Sonic Origins Plus são os jogos de Game Gear. Resgatar uma dúzia de títulos é uma bela motivação para adquirirmos essa versão, com os escolhidos sendo esses:   

  • Sonic the Hedgehog
  • Sonic the Hedgehog 2
  • Sonic Chaos
  • Sonic Triple Trouble
  • Sonic Spinball
  • Sonic Blast
  • Sonic Labyrinth
  • Dr. Robotnik's Mean Bean Machine
  • Sonic Drift
  • Sonic Drift 2
  • Tails' Sky Patrol
  • Tails Adventure

Ter acesso a tantos jogos é algo que deve ser comemorado, mas o problema aqui é que eles estão presentes apenas através da pura e simples emulação. Ou seja, se quiser jogar essa parte da biblioteca do portátil da Sega, não espere melhorias como suporte a widescreen ou jogar com outros personagens. Aqui só teremos os títulos como eles foram lançados, nada mais.

Eu entendo que dar aos jogos de Game Gear o mesmo tratamento dos demais seria extremamente trabalhoso. Porém, é difícil não achar que a expansão poderia ter sido distribuída gratuitamente, ou pelo menos por um valor bem inferior aos aproximadamente R$ 50 que a Sega está cobrando.

Crédito: Divulgação/Sega

Outro aspecto que considero importante é a plataforma onde os jogaremos. Encarar numa TV enorme títulos criados para uma pequena tela só ajuda a evidenciar as limitações técnicas do Game Gear e por isso acredito que o melhor maneira de experimentá-los seja num Nintendo Switch.

Eu também não posso dizer que tenho pelos jogos do portátil o mesmo carinho que tenho pelos de Mega Drive, afinal só fui ter contato com ele muitos anos após seus lançamentos e apenas por curiosidade. Isso quer dizer que os considero irrelevantes? Não, mas sem a questão da nostalgia envolvida, provavelmente não dedicarei muito tempo a eles.

Feitas essas ressalvas, tenho que admitir que depois de tantos relançamentos, não imaginava que a Sega seria capaz de inovar com os primeiros jogos do ouriço. Seja com a adição das belas aberturas animadas, seja com o suporte a widescreen ou nos colocando no controle de personagens que mudam bastante a jogabilidade, Sonic Origins Plus é uma coletânea obrigatória e ter o meu filho assistindo enquanto em revisitava esses clássicos só reforçou essa impressão.

Pode parecer exagero, mas ao iniciar a “remasterização” do primeiro jogo, por alguns minutos eu senti como se estivesse novamente entrando naquela locadora. Ah, o saudosismo...

relacionados


Comentários