Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

O maior foguete já construído pela NASA deve ser lançado em 2018

Por em 2 de setembro de 2014
Imagem conceitual do Sistema de Lançamento Espacial.

Imagem conceitual do Sistema de Lançamento Espacial.

A NASA tem trabalhado em alguns projetos bem inspiradores ultimamente, mas poucos são tão ambiciosos como o projeto intitulado simplesmente de Sistema de Lançamento Espacial, um novo foguete que será o maior já construído, com 117 metros de altura, superando o até então recordista Saturno V, que tinha 110 metros e levou a humanidade à lua. Ele também será mais potente em cerca de 20% e usará hidrogênio líquido e oxigênio como combustível.

Foi divulgado que o projeto está andando a bons passos e que provavelmente o primeiro lançamento de testes não tripulado será em 2018, depois, a intenção é levar astronautas para orbitar um asteroide e em seguida visitar marte em 2030. Se não houver nenhum alienígena malvado por lá, o próximo objetivo pode ser chegar a Saturno e Júpiter (sim, eles pensam muito adiante).
continue lendo

emEspaço Hardware Indústria

Um procedimento trivial: formatar a memória da sonda Opportunity

Por em 1 de setembro de 2014
A sonda Opportunity em Marte (simulação da NASA).

A sonda Opportunity em Marte (simulação da NASA).

Qualquer um que já teve que atualizar o software de um equipamento eletrônico, seja um modem, um roteador doméstico ou um smartphone sabe que existe a “hora do medo”, aquele momento em que você sabe que já fez todos os preparativos, mas quando apertar “Enter”, bate aquele pequeno desespero por não saber se o processo vai terminar bem e tudo vai funcionar ou a coisa vai degringolar e transformar o seu querido aparelho em um peso de papel caro.

Agora imagine o que deve passar pela cabeça da pessoa na NASA que vai apertar o botão para formatar a memória da sonda Opportunity. O procedimento será uma tentativa de resolver uma série de erros que fizeram a sonda parar de trabalhar e tem se repetido com alguma frequência ao longo do último mês.
continue lendo

emDestaques Espaço Software

Leia a íntegra das palestras de Richard Feynman na faixa

Por em 1 de setembro de 2014

Richard-Feynman-Messenger-Lectures-TUVA-Project

O Dr. Richard Feynman (1918-1988), um dos gurus da Teoria Quântica, da Nanotecnologia e agraciado com o Nobel de Física em 1965 é talvez uma das maiores autoridades do campo em todos os tempos. Dono de uma maneira de ensinar ímpar, ele deu palestras antológicas explicando conceitos básicos de sua área de atuação com uma naturalidade que só é comparável a de Carl Sagan quando o mesmo falava de Astronomia e Astrofísica. Não  é de se estranhar portanto que os vídeos de suas apresentações na California Institute of Technology (vulgo CalTech) sejam tão famosos até hoje.

continue lendo

emCiência Destaques Dicas Internet Miscelâneas Web 2.0

Brasil vai testar foguete movido a álcool

Por em 30 de agosto de 2014

babylon51

Eu sei, eu sei. Vai ser um inferno o foguete ligar no inverno, consome mais, não sobe ladeira direito (o que é péssimo para foguetes) e o Governo vai misturar 50% de gasolina anyway, mas piadas à parte, é um avanço. Não pelo uso do álcool em si, o exemplo mais conhecido de foguetes usando a mesma combinação, álcool/oxigênio líquido é o míssil V2, obra de Werner Von Braun.

A questão também não é que estamos em 2014 inventando tecnologia de 1943, mas não se salta etapas em tecnologia, a não ser que você queira ficar dependente para sempre de fornecedores externos. Motores de combustível líquido são essenciais para qualquer atividade espacial de gente grande. Fora isso seu foguete é no máximo um rojão gigante, pois não há como controlar a potência, desligar ou religar o foguete de combustível sólido.
continue lendo

emBrasil Destaques Energia Espaço Hardware

ALS Association quer patentear termo “Ice Bucket Challenge”

Por em 29 de agosto de 2014

patrick-stewart-ice-bucket-challenge

O Desafio do Balde de Gelo virou um tremendo hit mundo afora. Ao chamar a população para a terrível realidade que os portadores da Esclerose Lateral Amiotrófica sofrem, as associações para pesquisa e tratamento da doença em todo o mundo já conseguiram arrecadar muito mais dinheiro do que o normal, graças à adesão de celebridades. Isso gera buzz, um famoso desperta mais curiosidade do que um qualquer tomando banho gelado. Algo que um paramécio tal qual um certo colunista do R7 não consegue entender.

Claro, sempre tem o lado ruim das coisas: os famosos daqui estão todos posando de caridosos, mas o Instituto Paulo Gontijo, um dos parceiros da ALS Association (assim como a ABRELA) declara que o dinheiro das celebridades não está entrando, embora já tenha arrecadado bem mais dos que os R$ 10 mil de média anual: foram R$ 125 mil em seis dias.

Se isso já não fosse feio o bastante, a própria ALS Association fez pior: ela entrou com um pedido de patente nos Estados Unidos para o termo “Ice Bucket Challenge”.

continue lendo

emComunicação Digital Internet Medicina Miscelâneas Web 2.0

SciCast #44 — O Maravilhoso Mundo de Júlio Verne

Por em 29 de agosto de 2014

SciCast_MP3Cover

O aventureiro está pronto e equipado. Ele olha pro seu objetivo, à sua frente. Ele se prepara para visitar mundos sem fim, das profundezas da Terra até as crateras da Lua. Visitando países e destruindo navios de guerra. Preparando-se para lutar pela paz mundial ou lutando contra um naufrágio.

Escrevendo cartas em bilhetes de loteria ou enfrentando monstros esquecidos, pegando carona em submarinos, naves espaciais, dirigíveis, foguetes, máquinas de guerra, veleiros, abelhas gigantes e monstros marinhos. O jovem aventureiro está ansioso por viajar por lugares, conhecer pessoas e enfrentar desafios. Ele está pronto! Ele abre o livro e mergulha, mergulha fundo.

Ele mergulha NO MARAVILHOSO MUNDO DE JÚLIO VERNE.

Carlos CardosoRoberto Pena, Eder Santana, André CarvalhoRonaldo Gogoni e Silmar Geremia compram algumas barras de chocolate Surpresa e embarcam nesta fantástica viagem rumo ao desconhecido, enfrentando perigos e desafios para falar sobre a vida e a obra deste genial escritor.

Assine o SciCast e visite o hotsite para mais informações e links relacionados. Foto da Vitrine: Pablo Rigamonti.

continue lendo

emBrasil Destaque Destaques Podcast SciCast

Um castelo impresso em 3D

Por em 28 de agosto de 2014

g2

Ok, não é um castelo casteeeelo, parece mais aquele pardieiro do Castelo de Grayskull, mas o objetivo não era competir com Minas Tirith, nem mesmo com aquela favelinha de Gondor, mas descobrir se era possível imprimir uma construção. Andrey Rudenko, que pelo nome é vilão de Call of Duty mas na vida real parece ser gente boa, teve a idéia e criou do zero uma impressora 3D de concreto.

Fazendo pessoalmente a mistura para garantir consistência, utilizando vergalhões para garantir firmeza estrutural, batendo cabeça, experimentando, recomeçando e aperfeiçoando ele levou dois anos. Aqui abaixo um vídeo do brinquedo em ação.
continue lendo

emHardware Novos Materiais