Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

Terrafugia, o incrível carro voador só que não

Por em 28 de julho de 2015 - 28 Comentários

flyingdelorean

Eu sei, é 2015 e deveríamos ter carros voadores por todos os lados, mas se nem e-paper colorido a gente tem pros jornais, é querer demais tecnologia desse nível.

Carros voadores são o clichê indicativo de futuro número 1, junto com jetpacks e gente com roupas prateadas. Na prática todas essas coisas não são práticas.

Existem muitos, muitos motivos para essas coisas não existirem, e a tecnologia é o menor deles. Mesmo assim há nerds deslumbrados que insistem, e nerds deslumbrados com dinheiro que investem, então sempre temos um bom suprimento de idéias “revolucionárias” que nunca sairão do chão, literal ou metaforicamente.
continue lendo

emEngenharia Hardware

Boas novas, Unidades de Carbono! O Disco da V’Ger agora disponível no SoundCloud

Por em 28 de julho de 2015 - 40 Comentários

tmphd2570

Em uns 40 mil anos os habitantes de Gliese 445 detectarão um blip em seus sensores Dirac. Um pequeno objeto passando a pouco mais de um ano-luz da estrela, na constelação Camelopardalis (uma região esquisita mas não tanto quanto a vizinha malumagalhãespardalis).
continue lendo

emÁudio Espaço Música

Chineses começam a instalar os painéis do refletor do maior radiotelescópio do mundo

Por em 27 de julho de 2015 - 48 Comentários
Laguna_GoldenEye_007_Source_Antenna_Cradle

E lá vamos nós matar o Ned Stark a tiros (crédito: GoldenEye Vault)

Sobre o jogo GoldenEye 007, o tio Laguna pode não ter assim tão boas lembranças do jogo quanto o Matheus, mas ainda o considero como melhor jogo do James Bond já feito. O jogo do N64 foi melhor até do que o filme, embora eu tivesse o péssimo costume de despencar no décimo-oitavo estágio em vez de enfrentar o chefão final Alec Trevelyan, o ex-006. Ah, o que o nervosismo não faz…

O estágio em questão era o Antenna Cradle, que no filme GoldenEye seria uma enorme antena escondida num lago artificial em Cuba. O filme era muito galhofa mesmo, matava a saudade daqueles com o Roger Moore.

A antena que serviu de facto para as filmagens do 17º James Bond foi esta:
continue lendo

emAstronomia Destaque Destaques Indústria

Capitão da Enterprise interessado em baleias (não é reprise de Star Trek IV)

Por em 27 de julho de 2015 - 12 Comentários

zIhP7cGKa62MCzGV9vzfFmbJug6

Pesquisar baleias não é complicado, fora os outros clientes do restaurante japonês olhando você futucar seu prato, mas se sua pesquisa envolver baleias mal-passadas, aí não é tão simples.

Baleias não gostam de ser espetadas furadas ou cutucadas, e a maioria das técnicas de coleta de amostras envolvem uma arpoagem light, o que diga-se de passagem não deve trazer boas lembranças pras baleias.
continue lendo

emBiologia Hardware Robótica

GE e NFL se unem para financiar novas tecnologias de detecção de traumas cerebrais

Por em 24 de julho de 2015 - 7 Comentários
brainscope-ahead-200

Ahead 200, o EEG da BrainScope que funciona com smartphones

A NFL pode estar a anos-luz de distância de outras modalidades de esporte no quesito transmissão e marketing, mas a liga enfrenta há anos críticas pesadas no que diz respeito ao bem-estar dos seus atletas. Por ser um esporte de contato para lá de intenso, lesões e fratura são lugar comum e há uma preocupação legítima com danos ao cérebro dos jogadores.

O histórico de concussões na NFL não é dos melhores. A liga vem sendo acusada de varrer para baixo do tapete casos de lesões e há a estimativa de que ao menos um quarto dos jogadores sofrerão com problemas decorrentes das pancadas na cabeça no futuro. Para amenizar isso a NFL se juntou à GE para financiar pesquisas que agilizam o diagnóstico de lesões cerebrais em seus atletas.

continue lendo

emIndústria Medicina

Kepler-452b — o incrível planeta gêmeo da Terra, só que não é bem assim.

Por em 23 de julho de 2015 - 129 Comentários

040412-arnold-schwarzenegger-twins-sequel

Hoje as interwebs estão pegando fogo com a incrível notícia de que a NASA teria descoberto um planeta gêmeo da Terra. As editorias de “ciências” adoram, podem encher laudas e laudas (jornalista ainda pensa em laudas) de obviedades e generalidades, até gente de SETI entrevistaram. Os comentários como sempre são um show à parte, basicamente Kepler-452b prova que Deus existe, deveríamos mandar os políticos pra lá e se não houver vida, é culpa do PT.
continue lendo

emArtigo Astronomia Destaque Destaques Espaço

NASA divulga primeira foto feita da Terra a 1 milhão de milhas

Por em 22 de julho de 2015 - 26 Comentários

Pausa nos trabalhos para apreciar mais uma imagem divulgada pela NASA de um dos seus projetos. A imagem abaixo foi feita pelo satélite Deep Space Climate Observatory (DSCOVR) que se encontra a uma distância de 1 milhão de milhas de nosso pequeno planeta. Em comparação, a Blue Marble, famosa foto do planeta feita pela tripulação da Apollo 17 em 1972, foi conseguida a uma distância de 28 mil milhas. Uma coisa bacana de se pensar é que o equipamento sempre está registrando o planeta 5 segundos no passado, pois esse é o tempo que leva para a luz chegar até a sua câmera.

DSCOVR (1)
continue lendo

emAstronomia Destaque Destaques Fotografia Notícias