Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

SciCast #70 — Eletricidade

Por em 28 de fevereiro de 2015

SciCast_MP3Cover

Até que ponto podemos ficar se energia elétrica? Nós não nos damos conta, mas se ela vir a faltar completamente hoje praticamente não conseguiríamos viver. Em apenas 150 anos nos tornamos totalmente dependentes dela, mas você sabe como essa história começou?

Pois não se desespere, este é o tema do eletrizante episódio do SciCast desta semana.

continue lendo

emBrasil Destaque Destaques Energia Podcast SciCast

Será que descobriram uma base alienígena em Ceres? (spoiler: não)

Por em 27 de fevereiro de 2015
ceres_br

Ceres, via Hubble

Ceres é um dos maiores planetas anões do Sistema Solar, mas com reles 950 km de diâmetro, desde sua descoberta em 1801 foi pouco mais que um pontinho nos maiores telescópios. Mesmo com o Hubble e um auxílio do zoom digital, não dá pra ver muita coisa. Não que eu esteja reclamando, mesmo com lentes zerinho tiradas da caixa não consigo enxergar tão bem algo que está entre Marte e Júpiter.

Isso está sendo resolvido com este brinquedo aqui:
continue lendo

emAstronomia Destaque Destaques Espaço Hardware Robótica

Facebook apresenta ferramenta para ajudar a evitar suicídios

Por em 27 de fevereiro de 2015

depression

Todos nós passamos por dias ruins. Todos, sem exceção. Segundo o Coringa é a diferença entre uma pessoa comum e um lunático (no caso, ele mesmo). O problema é quando a pessoa acredita estar afundada em dias ruins e acaba desenvolvendo depressão, e só quem já passou por uma sabe o quanto ela é terrível. Pensamentos destrutivos ocupam a mente, o desejo de suicídio é uma ameaça real.

Não é raro nos depararmos nas redes sociais com postagens de pessoas claramente expressando pensamentos suicidas, e o Facebook resolveu fazer algo a respeito: está fornecendo uma nova ferramenta para ajudar pessoas nessa situação terrível.

continue lendo

emDestaques Medicina Miscelâneas Software Web 2.0

Startup do Google cria IA capaz de zerar vários jogos do Atari — e vencer você!

Por em 26 de fevereiro de 2015

space-invaders-neural-network634

Eu não sei vocês, mas eu estava bem curioso quando soube da aquisição da startup britânica DeepMind no ano passado por US$ ~400 milhões. Principalmente porque ao buscar informações sobre a empresa, mesmo em seu site oficial, a gente encontrava nada ou bem pouca coisa sobre seus objetivos e tecnologias envolvidas em seus projetos. Sabíamos que era uma empresa especializada em IA e máquinas capazes de aprender.

Mas desde que a DeepMind passou a fazer parte do grupo Google, os caras iniciaram uma sequência de divulgação de várias pesquisas bem interessantes. No artigo mais recente, publicado na Nature e no Google Research Blog, eles demonstram como criaram uma inteligência artificial capaz de interpretar, aprender e jogar games do Atari. Essa nova IA da DeepMind, chamada deep Q-network (DQN), já se ensinou a zerar 49 jogos do clássico console de 8 bits até agora.

continue lendo

emComputadores Cultura Gamer Destaques Google Robótica

Monge budista é campeão mundial de Pique-Esconde

Por em 24 de fevereiro de 2015

5683784938_42342f4040_b

A mumificação é um fenômeno natural que deu origem a inúmeras técnicas de preservação de corpos, praticadas por povos em todo o mundo. Exceto os egípcios, que eram burros demais e receberam as dicas dos alienígenas.

Dentre todas essas técnicas a mais bizarra se chama Sokushinbutsu, os budistas juram que não é suicídio, mas é basicamente o sujeito se matar de fome e sede, desidratando e, dadas condições climáticas e uma mãozinha dos colegas, virar uma múmia e maravilhar as pessoas com seu incrível estado de Iluminação:
continue lendo

emDestaque Destaques Medicina Miscelâneas

SciCast 69 — Grécia Antiga

Por em 21 de fevereiro de 2015

SciCast_MP3Cover

Se você estava esperando um assunto diferente devido o número do podcast, se deu mal: nesta semana os malucos do SciCast pegarão sua máquina do tempo em mais um episódio histórico, e farão uma visita à Grécia Antiga!

continue lendo

emBrasil Destaque Destaques Podcast SciCast

Cientistas criam sensor pra identificar peixes

Por em 20 de fevereiro de 2015

ellen

Pessoalmente abomino peixe, falo que do mar nem a pequena sereia, mas uma parcela razoável da humanidade consome frutos do mar. Alguns nem por necessidade. Isso é péssimo para os peixes mas excelente para o comércio. Em 2011 foram produzidos, entre pescados pescados e pescados criados, 156 milhões de toneladas de frutos do mar. Isso é peixe bagarai.

Aí entra a marmotagem. Como alguns peixes custam muito mais caros do que outros, comerciantes vendem peixe-gato como se fosse peixe-lebre, e a maioria dos consumidores não percebe. Aí entra o mercado com cação salgado no lugar de bacalhau, tilápia ou bagre no lugar de garoupa, e por aí vai.
continue lendo

emAcessórios Biologia Hardware