Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

A Química É Bela

Por em 21 de outubro de 2014
quimica

Essa também.

Fora internet, pr0n, antibióticos, submarinos nucleares e WD-40, a ciência tem várias outras qualidades. Mesmo a química tem seus méritos. Claro, astrônomos estelares dizem que química são umas reações desinteressantes que acontecem quando a matéria atinge um estranho estado supercongelado, longe da pureza do plasma. Físicos nucleares chamam o material de estudo da química de “impurezas”, mas ao contrário da Denise Fraga todos admitem que a química tem lá sua importância.

Esqueça o que você aprendeu na escola, Química não é um monte de fórmulas chatas, covalência, valência, sevilha, sei lá. VOCÊ é Química. Você é um milagre químico que pensa. Neste exato momento elétrons estão sendo trocados, compostos estão sendo criados em reações lindamente complexas, mantendo o estado de equilíbrio entrópico que é você. Aliás fica mais bonito ainda. VOCÊ não é a soma de seus átomos. Você não é uma coleção de moléculas. Elas não te representam. Em um ano você troca 98% dos átomos de seu corpo.

Você é a INTERAÇÃO entre os átomos e moléculas de seu corpo. 
continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Novos Materiais

ISS pode ganhar um serviço de entregas expressas para o planeta

Por em 21 de outubro de 2014

PlanetISS

Digamos assim: você acabou de chegar na Estação Espacial Internacional, para sua missão de 6 meses. Está lá, todo pimpão quando um comunicado urgente de sua esposa aparece no Skype: “Ô infeliz, você levou o cartão do banco, como vou pagar a escola do Cléverson Carlos?”. Você tenta de órbita, mas os computadores da ISS se recusam a instalar o Guardião Itaú. A solução é mandar o cartão pra patroa, mas como?

Os veículos Progress e Cygnus queimam na reentrada. As únicas naves capazes de voltar à Terra em segurança são as Soyuz e a Dragon, mas se você usar uma dessas pra mandar o cartão pra casa, seus colegas e a NASA com certeza vão te aplicar o tratamento “comporta de ar” tão popular em Battlestar Galactica.

Pois bem, seus problemas acabaram!
continue lendo

emEspaço Hardware

A Caçada Aos Vermelhos em Outubro*

Por em 20 de outubro de 2014
article-2441457-1871F9CC00000578-906_964x642

“Capitão, eu falei que devíamos ter virado à esquerda em Albuquerque” “Cale a boca, Dimitry”

No dia 12 de agosto de 2000 o submarino nuclear lançador de mísseis balísticos K-141 Kursk sofreu um acidente durante exercícios no Mar de Barents. Um torpedo mal-construído começou a vazar oxidante e logo uma explosão equivalente a 250 kg de TNT abriu um rombo no casco. O Kursk afundou imediatamente, matando 95 do 118 tripulantes. Atingindo o fundo do oceano a 108 metros de profundidade, não precisava ser tão complicado um resgate, mas os russos fazem as coisas do seu próprio jeito.

O recém-eleito Presidente Putin se recusou a cancelar suas férias, em Sochi. Ingleses, americanos e noruegueses ofereceram ajuda, foram ignorados na base do “está tudo sob controle” e que não precisavam se incomodar.

Moscou achou que todo mundo já estava morto mesmo, mas depois que finalmente aceitaram ajuda, mergulhadores noruegueses acharam 24 corpos amontoados em um compartimento próximo da popa. Eles sobreviveram vários dias até que um segundo acidente provocou um incêndio. Acharam até mensagens escritas dos tripulantes para suas famílias.

Agora parece que a História se Repete.
continue lendo

emGeologia Miscelâneas

Agora o café faz bem: beber café pode ser bom para o fígado

Por em 18 de outubro de 2014
café

Amor pelo Café

Volta e meia aparecem pesquisas sugerindo benefícios e outras os malefícios de se tomar um cafezinho. A bola da vez é uma boa notícia para os amantes do líquido negro.

Pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer revelaram que beber café descafeinado pode beneficiar a saúde do fígado. Os resultados do estudo publicado na revista Hepatology, um jornal da Associação Americana para o Estudo das Doenças do Fígado, mostram que o alto consumo de café, independentemente do teor de cafeína, foi associada à níveis mais baixos de enzimas hepáticas anormais. Isto sugere que os compostos químicos presentes no café, sendo a cafeína indiferente, podem ajudar a proteger o fígado.

O consumo de café é altíssimo: mais de metade de todos os norte-americanos com mais de 18 anos bebem, em média, três xícaras por dia, segundo um relatório de 2010 da Associação Nacional do Café dos EUA. Além disso, a Associação Internacional do Café relata que o consumo aumentou um por cento a cada ano desde a década de 1980 e está aumentando para 2% nos últimos anos. Segundo eles, há estudos anteriores que descobriram que o consumo de café pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver diabetes, doença cardiovascular, doença hepática gordurosa não alcoólica, cirrose e câncer de fígado.
continue lendo

emDestaques Medicina Produtividade

Será que vou ter um e-reader de e-ink colorido qualquer dia?

Por em 17 de outubro de 2014
E_Ink_Music_Stand

E-Paper Music Stand da E Ink.

O e-Paper é aquele tipo de tecnologia com uma capacidade de polarização de opiniões geralmente reservada a religiões ou políticas. Seus detratores costumam dizer que eles não tem alma, que são desculpas esfarrapadas para o papel de verdade. Seus apreciadores, amam o tempo de autonomia, as bibliotecas gigantes, e a sua leveza. Tudo bem, a tecnologia central por trás dos Kindles, Kobos e Nooks vem de uma única empresa: a E Ink.

Diferentemente das mais comuns telas de LCD e LED que brilham na cara do leitor para formar suas imagens, o e-paper tanto reflete quanto absorve a luz do ambiente, exatamente como um livro comum. Quando o e-paper forma uma imagem, ela fica na tela até que você decida mudá-la, mesmo sem energia ou qualquer tipo de conexão.
continue lendo

emAcessórios Hardware Novos Materiais

Será que a internet dorme?

Por em 17 de outubro de 2014
yHpSMi

Como a internet dorme.

Nova York é a cidade que nunca dorme, e se um novo estudo da Universidade de Viterbi no sul da Califórnia serve como indicação, é o lar de muitas conexões ativas da internet o tempo todo. Mas há muitos outros lugares ao redor do mundo onde a internet realmente dorme à noite.

Enquanto nos Estados Unidos, em partes da África do Sul e na Europa Ocidental a conectividade com a internet é praticamente constante, países como a Armênia, a Geórgia e Bielorrússia seguem um padrão de uso diurno com picos ao longo do dia e depois diminuem gradualmente durante a noite.

Por mais interessante que isso possa ser, é muito mais divertido de se olhar os dados visualmente, como evidenciado pelo GIF animado acima, que mostra os padrões de mudança de uso da internet. Os blocos rosa/vermelhos indicam uso maior do que a média, enquanto que os blocos azuis representam atividade inferior à média.
continue lendo

emEnergia Internet Wireless e Redes

SciCast #51 — Geologia

Por em 17 de outubro de 2014

SciCast_MP3Cover

A Terra é um sistema vivo que abriga milhões de organismos, incluindo os humanos, e apresenta delicado equilíbrio para manter a vida. A Geologia é a ciência que estuda a Terra: sua origem, evolução, funcionamento e como podemos contribuir para preservar os habitats que sustentam a vida.

A Geodiversidade é a natureza abiótica (meio físico) constituída por uma variedade de ambientes, fenômenos e processos geológicos que dão origem às paisagens, rochas, minerais, solos, águas, fósseis e outros depósitos superficiais que propiciam o desenvolvimento da vida na Terra, tendo como valores intrínsecos a cultura, o estético, o econômico, científico, o educativo e o turístico.

Acompanhe nossos “terronautas” em um mergulho pelos confins do planeta e todas as suas camadas sedimentares, descobrindo as maravilhas por trás desta ciência tão desconhecida. Descubra se é pedra ou rocha, seja perseguido por sem-terra, saiba se dá pra cavar até a China com nosso especilista em pedras, digo rochas, Juliano Yamada, sem se assustar com terremotos ou vulcões aparecendo no centro da cidade.

Assine o SciCast e visite o hotsite para mais informações e links relacionados.

Foto da Vitrine: Pablo Rigamonti.
continue lendo

emBrasil Destaque Destaques Geologia Podcast SciCast