Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

SciCast #66 — Campus Party 2015

Por em 31 de janeiro de 2015

SciCast_MP3Cover

A Campus Party é sem dúvida um dos maiores, se não o maior evento de tecnologia, divulgação científica, marketing, segurança, empreendedorismo e redes sociais de todo o mundo. Desde sua primeira edição em 1997 na Espanha, o encontro reúne muita, mas muita gente disposta a não só usufruir de uma conexão de rede assombrosa, como também pessoas disposta a compartilhar experiências e conhecimento com todos ao seu redor.

E a iniciativa saiu de Paco Ragageles, o sabatinado da vez em mais um #SciCast Entrevista.

continue lendo

emBrasil Destaque Destaques Podcast SciCast

JEWS FROM SPACE!

Por em 30 de janeiro de 2015
1375513189342

Com as devidas desculpas a Mel Brooks

Está acontecendo em Israel a Semana Espacial, um evento que entre outras coisas honra a memória de Ilan Ramon, primeiro astronauta israelense, morto no acidente da Columbia, em 2003.

Entre os projetos, há equipes participando do prêmio lunar do Google, e pretendem lançar seus robôs ano que vem. O principal evento este ano será o lançamento da Academia Espacial Israelense, que treinará astronautas para futuras missões tripuladas. Não que haja pressa, a Agência Espacial Israelense tem uma verba direta mínima, a maior parte da pesquisa tecnológica está na área de defesa, felizmente para eles tudo é estratégico.
continue lendo

emEspaço Explicando a Foto Hardware

Quem foi parar nos Simpsons? Elon Musk!

Por em 30 de janeiro de 2015

vlcsnap-00054

Se havia algo que faltava pro nosso Tony Stark preferido ser reconhecido como figura pop, não há mais. Elon Musk conseguiu o que poucos conseguiram: foi tema de um episódio inteiro d’Os Simpsons, e mostrou que sabe rir de si mesmo. E sim, ele mesmo dublou seu personagem.

Curiosamente o episódio não nomeia nenhuma das empresas de Musk, mas Homer diz ter inventado o PayPal. Talvez os censores da Fox sejam velhos demais para entender referências a empresas de internet.
continue lendo

emEntretenimento Espaço

Chupa Formula E, Tesla P85D tem… MODO INSANO!

Por em 28 de janeiro de 2015
Tesla-S-P85D-Electric-Car-image-5

De onde você acha que a SpaceX tirou a idéia do painel de controle da Dragon V2?

A minha grande implicância com a Fórmula Enceradeira é que ela é irrelevante, tanto como esporte quanto como como “berço de pesquisas tecnológicas”. Os ecochatos defendem desesperadamente as corridas que não assistem, dizendo que a Fórmula E trará inovações, tecnologia, blá blá blá.

O problema é que isso não é verdade. A Formula 1 antigamente estava dez anos na frente dos carros de rua, 5 dos supercarros. Se seguirmos essa linha os carros elétricos de 2025 terão performance da Formula E de 2015. Legal, mas os Teslas já superam o Spark-Renault SRT 01E, o carro-padrão da Formula E.
continue lendo

emDestaque Destaques Engenharia Hardware

Fato: meninas aprendem mais e melhor que os meninos

Por em 28 de janeiro de 2015

girl-math

Vamos ser francos aqui: é fato que as pessoas costumam prestar muito mais atenção ao que meninos alcançam em matemática e ciências, educacionalmente falando do que as meninas, mas um estudo da Universidade do Missouri mostra justamente o contrário: garotas tem aptidão natural a se saírem melhor do que os garotos em boa parte do mundo, independente das condições impostas ou problemas sociais.

continue lendo

emBiologia Destaque Destaques Miscelâneas

E o Bill Nye também tem um programa espacial melhor do que o nosso

Por em 28 de janeiro de 2015

Brainstorm11

Se o Neil DeGrasse Tyson é o divulgador de ciência mais famoso da atualidade, Bill Nye é o mais querido, seu programa Bill Nye The Science Guy teve 100 episódios em 5 temporadas. Entre aparições em programas e debates onde esmigalha criacionistas, ele acumula currículo como projetar o relógio solar dos robôs da NASA em Marte, várias patentes e é Diretor da Planetary Society, uma organização fundada por Carl Sagan (que foi professor de Nye) para promover e divulgar Ciência.

Qualquer um pode ser membro, estudantes, donas de casa, até blogueiros. Só que a Planetary Society não se resume a divulgar ciência, eles fazem lobby junto a políticos por mais verbas, e promovem pesquisas como:
continue lendo

emEspaço Hardware

Putin propõe uma estação espacial só do BRICS, com blackjack e prostitutas

Por em 27 de janeiro de 2015

vlcsnap-00049

Vladmir Putin tem um problema. Ok, ele tem uns 99, mas o maior é fazer a Rússia permanecer relevante, num mundo em que seu país teve PIB em 2014 de 2,057 trilhões de dólares. Isso o coloca como o 9º PIB do mundo. Acha muito? A União Européia, em 1º, tem US$ 18,39 trilhões de PIB; os EUA sozinhos em segundo vem com 17,4 tri. O Brasil? Em sétimo, US$ 2,24 trilhões.

Isso mesmo, um país com PIB menor que o Brasil tem um programa espacial melhor do que o nosso. E quer ter mais.
continue lendo

emDestaque Destaques Espaço Hardware