Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

Cientista Justiceiro dê-me a visão além do alcance!

Por em 30 de março de 2015

T-800a_Night_Vision

Ok, todos achamos legal pernas biônicas, implantes cocleares e mãos robóticas impressas em 3D que visam melhorar a vida sexual de adolescentes manetas, mas isso é só uma fase. Por enquanto essa tecnologia de próteses não restitui a funcionalidade dos membros e órgãos naturais. Em breve isso será superado, e o sucessor do Pistorius não será mais rápido que apenas 99,9% da Humanidade. Chegará a 100%.

No futuro atletas paraolímpicos serão impedidos de competir por ser concorrência desleal com os meramente biológicos.
continue lendo

emBiologia Miscelâneas

DARPA faz campanha contra robofobia

Por em 30 de março de 2015

battlestar_galactica_cylon_3236

Em seu magnífico conto …That Thou Art Mindful of Him Isaac Asimov descreve como a Humanidade agia de forma preconceituosa e desconfiada em relação a robôs. As próprias 3 Leis da Robótica são questionadas, pois são falíveis diante de humanos mal-intencionados, e no final a conclusão é que não estamos prontos para conviver com máquinas altamente inteligentes.

A solução foi criar robôs simples, assemelhados a animais, como aves e insetos, que não seriam ameaçadores, cumpririam funções menores e nos acostumariam à idéia de inteligência artificial.
continue lendo

emHardware Robótica

Google e Johnson & Johnson vão desenvolver robôs cirurgiões

Por em 30 de março de 2015

futurama-robot-surgeon

Uma verdade que muita gente não percebe é que já automatizamos muito de nossas vidas. Algumas tarefas e procedimentos passam por mãos humanas apenas em casos muito específicos, como é o caso de toda a aviação comercial: o sapien só assume quanto o sistema dá pau.

No caso de plataformas médicas a incisão é mais embaixo. Muita gente ainda torce o nariz quando fica sabendo (depois, é claro) que foi operado à distância por um médico manuseando o Da Vinci, sistema utilizado em diversas partes do mundo. No Brasil ele está presente nos Hospitais Sírio-Libanês, Albert Einstein e Oswaldo Cruz.

Mas é preciso mais. E para isso o Google fechou uma parceria com a Johnson & Johnson para desenvolver mais e melhores robôs.

continue lendo

emGoogle Hardware Medicina Robótica

SHIELDS!

Por em 30 de março de 2015

O bom senso diz que o maior perigo de uma explosão são os estilhaços ou o calor, mas na prática, como todo mundo que assiste Mythbusters sabe, o que mata é a onda de choque. Seu corpo é literalmente esmagado, quando a coluna de ar atinge o obstáculo e a inércia a faz querer continuar seu movimento.

Contra estilhaços é tranquilo, há vidro balístico, kevlar, cerâmicas e outras blindagens, mas a onda de choque continua mortal e responsável pela maior parte dos ferimentos experimentados por combatentes, e o pior, muitas vezes esses danos só são encontrados tempos depois, em geral no cérebro, que é bem protegido mas não foi projetado para aguentar explosões e ser sacudido a 100 G.
continue lendo

emDestaques Energia Engenharia Indústria

Inteligência Artificial poderia ter evitado o acidente da Germanwings?

Por em 29 de março de 2015

GW-20150327105412941

Não deu nem tempo da gente achar que a tendência havia acabado, outro alemão maluco mata um monte de gente. Dessa vez foi Andreas Lubitz, co-piloto do A320 no vôo 4U 9525, que decidindo se suicidar trancou o comandante do lado de fora do cockpit, programou o piloto automático para 30 m de altitude sobre os Alpes e foi prontamente pulverizado ao atingir as montanhas. Infelizmente 150 passageiros estavam no mesmo barco.
continue lendo

emDestaques Hardware Robótica

Drones salva-vidas ou Skynet fazendo RP?

Por em 27 de março de 2015

art729-drones-privacy-420x0

Segundo o jornalismo histérico ocidental drones só servem para jogar bombas em criancinhas acima de determinada concentração de melanina, a ponto de quando a Martha Stewart falou que adora drones, e que tem um Phantom com uma GoPro pra fotografar o sítio, um monte de gente a chamou de assassina, agente da CIA, William Waack, etc.

Na prática esses quadcópteros variam de brinquedos a ferramentas úteis, e agora estão se encaminhando para salvar futuros escravos para as minas de Silício vidas, mais precisamente no Chile.
continue lendo

emDestaque Destaques Engenharia Hardware Robótica

Ford prepara o maior tiro no pé da história automotiva

Por em 27 de março de 2015

Fiesta-655x371

A Ford tem um lugar incontestável na História do Automóvel, e mesmo seus carros mais baratos como o Fiesta são excelentes e versáteis. A empresa, como todas pesquisa continuamente para não ficar pra trás.

É uma briga feia, a quantidade de tecnologia embarcada hoje em dia é imensa, carros detectam ameaças, corrigem erros dos motoristas, estabilizam a direção mesmo em condições que carros antigos derrapariam pelo despenhadeiro, e há até carros traidores da causa que protegem ciclistas.
continue lendo

emDestaque Destaques Engenharia Hardware