Meio Bit » Ciência » Da Vinci realiza 1.º transplante robótico de pulmão do mundo

Da Vinci realiza 1.º transplante robótico de pulmão do mundo

Técnica de transplante de pulmão usada pelo Da Vinci em hospital espanhol é bem menos invasiva que a tradicional

47 semanas atrás

Se pedirmos para uma pessoa aleatória citar, de cabeça, um exemplo de robô bem-sucedido em uso hoje, muitos vão apontar o Roomba e similares. Em menor escala, alguns se lembrarão do Da Vinci, o sistema cirúrgico automatizado empregado para facilitar diversos procedimentos, e é empregado geralmente em intervenções urológicas, cardíacas e ginecológicas.

Agora, o robô de múltiplos braços pode anotar mais um feito em seu currículo: o corpo médico de um hospital na Espanha anunciou o uso do sistema pela primeira vez em um procedimento de transplante de pulmão, usando um método menos agressivo e invasivo que o tradicional.

Lançado em 2000, o Da Vinci está presente em diversos hospitais do Brasil, mas a primeira operação pelo SUS só foi realizada em 2012 (Crédito: Reprodução/iStock)

Lançado em 2000, o Da Vinci está presente em diversos hospitais do Brasil, mas a primeira operação pelo SUS só foi realizada em 2012 (Crédito: Reprodução/iStock)

O Da Vinci foi lançado comercialmente em 2000, mas os trabalhos para o desenvolvimento de robôs cirurgiões começaram ainda nos anos 1980, com estudos da SRI International bancados por vários grupos, inclusive pela DARPA. Em 1995, a companhia Intuitive Surgical foi fundada em torno desses estudos, para refinar os equipamentos do instituto de Menlo Park.

O resultado foi a primeira encarnação do Da Vinci, lançada em 2000. Ao longo dos anos, o sistema passou por diversas revisões, cada uma melhorando suas capacidades e adicionando mais funções. Embora caro (o preço médio do modelo XI, lançado em 2014 e o mais moderno, gira em torno de R$ 16 milhões), ele permite ao cirurgião executar procedimentos completos usando uma abordagem minimamente intrusiva, reduzindo o trauma físico e abreviando o processo de recuperação do paciente.

O Da Vinci consiste em um console, operado pelo cirurgião, e um kit com 3 ou 4 braços robóticos, dependendo do modelo, usados para manusear instrumentos diversos, como bisturis, cauterizadores e tesouras. O último braço segura a câmera, para permitir ao operador (em mais de um sentido) ver o que está fazendo.

Tradicionalmente, o Da Vinci é usado em procedimentos de:

  • Prostatectomia (remoção da próstata);
  • Miomectomia uterina (remoção de miomas no útero);
  • Histerectomia total (remoção do útero, o que pode incluir, ou não, tirar também os ovários e as trompas);
  • Sacrocolpopexia (correção do prolapso da cúpula vaginal, quando ela "desce" pelo canal, que pode ocorrer após uma histerectomia);
  • Cirurgias de hérnia de hiato (quando parte do estômago avança em direção ao esôfago) e inguinal (na região da virilha);
  • Colecistectomia (remoção da vesícula biliar);
  • Cirurgias robóticas transorais para tratamento de câncer na cabeça e/ou pescoço.

No geral, procedimentos com o Da Vinci são bem menos intrusivos, pois os braços robóticos só precisam de pequenas incisões para cortar e mover partes e órgãos a serem removidos, mas até o momento, ninguém considerou seu uso para um procedimento mais complexo, como um transplante de pulmão.

Por isso mesmo, o feito de profissionais do Hospital Universitário de Vall d'Hebron, em Barcelona, Espanha, deve ser comemorado. O paciente, um homem de 65 anos identificado apenas como "Xavier", sofria de fibrose pulmonar, uma condição causada pela aspiração de elementos nocivos, como poeira e feno, ou exposição a materiais perigosos, como o amianto.

Em um procedimento normal, o paciente precisaria ser submetido a uma intervenção bastante traumática, no que uma incisão de 30 cm no peito, e a remoção de várias costelas, são necessárias para se ter acesso aos pulmões a serem substituídos. A recuperação é lenta e dolorosa, para dizer o mínimo.

Com o Da Vinci, o processo é bem menos invasivo.

Nota: embora o vídeo acima mostre um procedimento de transplante duplo de pulmão, o realizado na realidade substituiu apenas um. Segundo a equipe médica do Vall d'Hebron, o procedimento ainda precisa ser refinado para isso, o que não deve demorar, entretanto.

Primeiro, um braço faz uma incisão na região do diafragma de apenas 8 cm, por onde os pulmões (o velho e o novo) irão passar. Os braços robóticos esvaziam o ar do órgão a ser removido, que fica bem menor, e passa tranquilamente pela abertura reduzida. O pulmão novo, também vazio, passa pela incisão, é reinflado e suturado, com o braço-câmera provendo visão de 360º ao cirurgião no console.

As incisões necessárias para a inserção dos braços são mínimas, e apenas a abertura no abdômen demanda sutura. Além disso, não é sequer necessário mexer com as costelas, assim, a caixa torácica permanece intocada.

É preciso lembrar que, embora o Da Vinci seja um sistema especializado, ele não é autônomo; ele depende de ser operado por um profissional humano, na mesma sala, ou seja, não é habilitado para uso com telepresença. O ZEUS, um predecessor que usava os mesmos princípios e estudos da SRI International, foi o único sistema usado em um procedimento de cirurgia remota, em 2001. Dois anos depois, a empresa foi absorvida pela Intuitive Surgical, que nunca tentou nada do tipo.

Segundo o Dr. Albert Jauregui, cirurgião-chefe do Departamento de Cirurgias Torácicas e de Transplantes de Pulmão do Hospital Universitário de Vall d'Hebron, a técnica será agora oferecida aos pacientes na fila esperando por transplantes simples, enquanto o Da Vinci, e os médicos, passarão por treinamentos e ajustes para viabilizar o procedimento duplo.

No futuro, quem sabe, o Da Vinci poderá ser usado também para outras cirurgias similares.

Fonte: The Next Web

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários