NASA disponibiliza todo seu acervo audiovisual online (exceto as fotos com aliens, claro)
abr19

A NASA adora fotografias, mas sempre foi descentralizada. Agora disponibilizaram em um site só TODOS os arquivos audiovisuais de seu acerto.
Dá pra achar muita coisa legal, exceto xenomorfos.

Empresa lançará câmera de Realidade Virtual no espaço
abr17

Empresa lançará câmera de Realidade Virtual no espaço

No espaço ninguém consegue ouvir você usar uma câmera de realidade virtual, talvez por isso o equipamento que será mandado pra órbita em agosto não tenha microfone.
As imagens entretanto serão bem legais, feitas por oito câmeras. Só não será ao vivo. Ainda.

Continuar Lendo...
Cientistas detectam explosão muito tempo atrás em uma galáxia muito muito distante
mar31

O telescópio espacial de raios-x Chandra testemunhou um evento cataclísmico, mesmo para padrões estelares.
Quase 11 bilhões de anos atrás algo explodiu em uma galáxia, algo tão grande que a explicação sobre o que poderia ser é algo que não sabemos o que é.

Continuar Lendo...
Mais uma do Brasil que odeia Ciência: astrônomos fazem vaquinha para comprar telescópio
mar22

Grupo de astrônomos da FUMEC passa a sacolinha para comprar telescópio, a fim de melhorar a qualidade de suas palestras. Quanto? Uma fortuna que o Brasil que odeia Ciência não pode dispor: R$ 6 mil.

Chuck Berry: aonde nenhum roqueiro jamais esteve
mar20

Chuck Berry: aonde nenhum roqueiro jamais esteve

Chuck Berry e Carl Sagan, uma dupla inusitada? Não, esses dois tinham muito em comum, Chuck Berry eternizou o Rock e Carl Sagan eternizou Chuck Berry, mandando sua música para as estrelas.
Clique e veja como Johnny B. Goode é o Rock do Cosmos.

Como ver o Anel de Fogo neste domingo sem ter que ligar na Rede TV
fev25

Como ver o Anel de Fogo neste domingo sem ter que ligar na Rede TV

Você não precisa ligar a TV para ver o Anel de Fogo. Se estiver na Patagônia poderá testemunhar um eclipse anular do Sol, será lindo. Em outros lugares também será possível ver o fenômeno, mas não será tão completo.
Clique e veja onde e quando o eclipse ocorrerá, em detalhes.

Finja surpresa: sabe a Notícia da NASA… Não eram ETs
fev22

Finja surpresa: sabe a Notícia da NASA… Não eram ETs

Como vazou ontem para toda a comunidade, agregados e a gentalha (sim, chegou até a mim) a notícia que a NASA soltou hoje foi sobre a descoberta de 7 exoplanetas rochosos em uma estrela a 40 anos-luz da Terra.
Na prática desses 7 três já sabíamos da existência. É legal? É. É inédito? Em termos, mas curiosamente ninguém está falando das reais implicações disso.

Star Trek — quando arte e ciência se encontram
fev21

Star Trek — quando arte e ciência se encontram

Ciência pode ser uma grande aliada da Arte. Cinema sempre tenta usar consultores científicos, mas o resultado nem sempre é bom. Quando acertam é outra história.
É o caso do Star Trek de 2009, onde a Dra Carolyn Porco acabou sugerindo uma das cenas mais épicas do filme.

Continuar Lendo...
Teria NASA marcado coletiva para anunciar vida extra-terrestre? O triste fim do jornalismo de ciências
fev20

Não, claro que a NASA não achou aliens, mas a mídia não vai te dizer isso. Como sempre uma coletiva de imprensa de rotina está sendo apresentada como algo misterioso e grandioso envolvendo planetas extra-solares e “possíveis aliens”.
É a triste realidade do jornalismo de ciências, onde o desespero por cliques faz com que veículos outrora sérios publiquem óbvias e evidentes mentiras.

Emirados Árabes querem colonizar Marte em 2117
fev15

Emirados Árabes querem colonizar Marte em 2117

Os Emirados Árabes estão sonhando alto. Não basta uma missão para Marte em 2020, agora estão planejando a longo prazo.
O primeiro-ministro anunciou um plano de longo prazo para em 2117 ter estabelecida no Planeta Vermelho uma mini-cidade, uma colônia extraplanetária.

Sonho de Anti-Ícaro
jan31

Sonho de Anti-Ícaro

Titã é a maior lua de Saturno. Além da vista ela tem várias características únicas incríveis.
Talvez a maior delas seja tão incrível que rendeu mais que um artigo, virou um conto de ficção científica, pois de outra forma seria inacreditável. Divirta-se.

Arte estelar no Museu do Amanhã
jan30

Arte estelar no Museu do Amanhã

Constelações sempre fascinaram a Humanidade, mesmo quando descobrimos que não são tão eternas assim. Uma exposição no Museu do Amanhã mostra bem isso.
É uma série de cartas estelares, mostrando como será o céu no futuro distante. Uma mistura de arte e ciência.

Continuar Lendo...