Mobile
Mobile
Digital Drops Blog de Brinquedo

Review — iPad mini 3

Por em 31 de janeiro de 2015
Laguna_iPad_mini_3

Prepare o bolso pois a brincadeira sairá cara (Crédito: tio Laguna)

Desde o lançamento do iPad, o tio Laguna faz a si mesmo e a outrem uma mesma pergunta: para que deabos serve um tablet?

Tá, confesso: nunca vi muita graça no iPad original, parecia uma versão esticada do iPhone 3GS. Na verdade, quase sempre rejeitei a ideia de tablets ARM pois, além dos aplicativos e jogos serem mais simples que nos computadores com legado x86, tocar na tela não me é uma atividade mais produtiva (e precisa) que usar a dupla teclado e mouse ou mesmo teclado e touchpad.

Também tinha a questão do tamanho: uma tela com diagonal de 9,7 polegadas não é algo que eu possa carregar por aí. Grande demais para mim. Alguns anos depois comprei o meu primeiro smartphone, um iPhone 4S, e logo depois, começaram os rumores de uma versão menor do tablet da Apple. Nesse meio tempo a Microsoft lança o Surface.

Seja iPad mini, seja Surface, a minha urgência maior era trocar o Pobrebook 1 (um Asus Eee PC 701, com tela de 7 polegadas). Ao trocá-lo pelo Pobrebook 2 (Asus Eee PC 1015BX, com 10 polegadas) no começo de 2013, não sobrou dinheiro algum para pensar em comprar essas máquinas luxuosas da Apple e Microsoft.

No caso do iPad mini, lançado no final de 2012, eu também tinha algo contra: o tablet usava o mesmo Apple A5 de meu smartphone. Seria no mínimo uma redundância. Melhores motivos tive para rejeitar o Surface 3. Quando o Pobrebook 2 deu um problema no final do ano passado, aproveitei uma promoção relâmpago e peguei o Pobrebook 3, o melhor netbook que já tive: um Acer Aspire V5 com processador AMD E1 e tela de 11,6 polegadas.

11,6 polegadas talvez seja meu tamanho máximo para notebooks de uma maneira geral. Rejeitava o iPad e seus sucessores diretos justamente pelo tamanho mas, após trocar duas vezes de netbook, cada um maior que outro, seria hora de eu esquecer o iPad mini e comprar logo um iPad Air?
continue lendo

emApple e Mac Destaque Equipamentos Resenha

JEWS FROM SPACE!

Por em 30 de janeiro de 2015
1375513189342

Com as devidas desculpas a Mel Brooks

Está acontecendo em Israel a Semana Espacial, um evento que entre outras coisas honra a memória de Ilan Ramon, primeiro astronauta israelense, morto no acidente da Columbia, em 2003.

Entre os projetos, há equipes participando do prêmio lunar do Google, e pretendem lançar seus robôs ano que vem. O principal evento este ano será o lançamento da Academia Espacial Israelense, que treinará astronautas para futuras missões tripuladas. Não que haja pressa, a Agência Espacial Israelense tem uma verba direta mínima, a maior parte da pesquisa tecnológica está na área de defesa, felizmente para eles tudo é estratégico.
continue lendo

emEspaço Explicando a Foto Hardware

Semana da Fotografia 2015 — preço promocional até amanhã

Por em 30 de janeiro de 2015

semana da fotografia

E está aberta a temporada de Congressos de Fotografia no Brasil. A iPhoto Editora já está divulgando a Semana da Fotografia 2015 que chega a sua 6º edição e vai ser realizada, mais uma vez, na cidade de Balneário Camboriú / SC (nossa, que coisa chata). O evento vai acontecer nos dias 23, 24 e 25 de março no Centro de Eventos Itália, um local com capacidade para 550 pessoas. A Semana da Fotografia foi criada em 2010 por Altair Hoppe e desde esse ano já atendeu mais de 2 mil profissionais da área de fotografia.

O formato aqui é bem conhecido dos fotógrafos. São três dias de palestras que vão contemplar todos os grandes temas da fotografia profissional no Brasil. Então teremos palestras de fotografia de recém nascidos, casamento, atendimento ao cliente, iluminação de estúdio e edição de álbuns. Ou seja, muita coisa para assimilar. Vocês podem até me perguntar se vale a pena investir em algo que possui uma quantidade enorme de temas e vertentes. Bem, eu já participei de vários Congressos de Fotografia e posso dizer que você pode não aproveitar tudo (inclusive por conta de afinidade com os temas), mas existe a possibilidade de você mudar radicalmente suas práticas com a palestra certa, ou melhorar muito algum aspecto de sua vida profissional com os ensinamentos de quem já está se destacando no mercado fotográfico atual.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Notícias

Moment para iPhone 6 — melhor case para fotografia mobile?

Por em 29 de janeiro de 2015

moment_ipnone_case

Muitos anos atrás, em um tempo onde celulares serviam apenas para fazer ligações, eu afirmava que um telefone nunca iria superar uma câmera fotográfica de verdade no quesito qualidade de imagem. Infelizmente (ou felizmente, depende do ponto de vista) eu estava errado e admito que tenho que morder a língua. Hoje existem muitos modelos de smartphone que entregam uma fotografia aceitável e com qualidade comparável com câmeras fotográficas compactas. Aliás, esse é o motivo do mercado de câmeras compactas com configurações mais simples estar indo para o fundo do poço. Eu mesmo tenho um celular com uma ótima câmera e que foi responsável por aposentar a pequena câmera que eu levava na bolsa.

Porém, temos que admitir, fotografar com celular ainda pode ser um pouco desconfortável, principalmente no que tange a acessibilidade dos recursos da câmera. Por isso que alguns acessórios buscam tornar a experiencia de fotografar com o celular um pouco mais gratificante. Um destes acessórios é o Moment que se encontra em fase de captação de recursos no Kickstarter. O aparelho é um case compatível apenas com o iPhone 6. A promessa é trazer para o telefone toda a experiência de fotografar com uma câmera fotográfica de verdade, ou seja, mais agilidade e rapidez.

continue lendo

emAcessórios Acessórios Áudio Vídeo Fotografia

Tamron SP 15-30mm f/2,8 – preços e data de lançamento

Por em 28 de janeiro de 2015

SP 15-30mm f_2_8 DI VC USD

Vejo que a maioria dos fotógrafos iniciantes são bem ligados em lentes com grandes distâncias focais. Todo mundo quer uma 70-300mm ou uma 70-200mm. Isso é explicado pelo fato de muitos entrarem na fotografia por conta do apelo do registro da natureza. Mas, se você é profissional e está trabalhando no ramo de eventos, então uma grande angular com boa qualidade de imagem e generosa abertura de diafragma é uma coisa que não pode faltar em sua mochila.

Prevendo que uma lente com essas características, e um preço não muito salgado, venderia como água, a Tamron acaba de saciar a ansiedade de muitos fotógrafos ao anunciar que sua nova lente, a SP 15-30mm f/2,8 DI VC USD, vai chegar ao mercado no dia 30 de janeiro com disponibilidade para Canon e Nikon (Sony também está nos planos para um lançamento futuro). A lente foi planejada para câmeras full frame (que beleza), porém mesmo com o fator de corte das câmeras com sensor APS o ângulo de visão vai ser interessante. A lente possuí abertura de diafragma em f/2,8 e se mostra a primeira ultra grande angular do mercado a contar com sistema de estabilização de imagem. A lente é composta de 18 elementos divididos em 13 grupos sendo que um destes elementos é o novo cristal XGM (eXpanded Glass Molded Aspherical), além de vários elementos asféricos.

Junto com todas essas qualidades, sem falar no design bacana do equipamento, acompanha no pacote o SILKYPIX Developer Studio, um software de edição de arquivos RAW otimizado para fotografias feitas com lentes Tamron. A nova SP 15-30mm f/2,8 DI VC USD vai ter um preço estimado de US$ 1.199,00. Um valor interessante para uma lente com estas características.

Fonte: Dpreview

emÁudio Vídeo Fotografia Lentes

Prynt, um case que transforma seu smartphone numa Polaroid

Por em 28 de janeiro de 2015

prynt-001

Tudo bem, a gente sabe que embora não seja a regra hoje em dia muita gente gosta de tirar suas fotos em máquinas que as imprimem automaticamente, como as Polaroids. Isso explica o fascínio que a marca exerce ainda hoje entre entusiastas e amadores.

Problema: nem todo mundo tem dinheiro para adquirir uma câmera do tipo, por outro lado todos possuem smartphones. É aí que entra o Prynt, um case que imprime suas fotos na hora – com algumas coisinhas adicionais.

continue lendo

emAcessórios Computação móvel Hardware Mercado Planeta Sem Fio

Revista Sports Illustrated demite seus últimos fotógrafos

Por em 26 de janeiro de 2015

Night Baseball in Milwaukee August 16, 1954 X 1388 Credit: Mark Kauffman

Chegamos ao ponto em que quase tudo voltado para a mídia está em transição. Revistas e jornais não vendem mais como antigamente e cobrar por conteúdo informativo na internet tem se mostrado uma coisa não muito viável. A notícia se internacionaliza com uma grande velocidade, e ler sobre um assunto velho em uma revista mensal pode ser a receita para o fim. Da mesma forma a fotografia como um todo (seja profissional ou não) também mudou. Temos ainda um grupo de fotógrafos espetaculares trabalhando para os grandes meios de comunicação, mas o fotógrafo menos capacitado também está ganhando seu espaço. Os equipamentos fotográficos digitais evoluíram a um ponto em que garantem que qualquer pessoa consegue fazer uma foto, no mínimo, aceitável. Por isso que vemos a mídia profissional tentar reestruturar suas finanças demitindo fotógrafos experientes e apostando em outros menos capacitados e mais baratos. Foi assim com a CNN em 2011 e com o Chicago Sun-Times em 2013.

Agora é a vez da revista Sports Illustrated entrar para esse cenário negro. O editor da revista acaba de anunciar a demissão dos últimos 06 fotógrafos que faziam parte da equipe editorial da publicação.
continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaques Notícias