Fotografia
Fotografia
Digital Drops Blog de Brinquedo

Instantflex TL 70 — uma volta ao passado

Por em 31 de março de 2015

Se você gosta de fotografia e já chegou perto dos 40 anos, então você viveu a época do filme e pode ter passado pela vontade de ter em casa uma médio formato. E se você gostasse de coisas antigas, então essa médio formato poderia ser uma Rolleiflex ou uma Yashica Mat. Para falar a verdade, esse é um sonho que ainda não consegui realizar.

Instantflex TL70

Mas, se você passou por isso e quer ter o prazer de brincar com um equipamento um pouco mais moderno, então o Instantflex TL 70 pode ser a sua praia. A câmera foi desenvolvida pela Mint, uma empresa que presta serviço de manutenção para câmeras da Polaroid (engenharia reversa?), e trabalha com filmes fotográficos instantâneos, como os Instax Mini produzidos pela Fuji com área total de imagem de 46 × 62 mm.

A câmera é um pouco menor e mais leve do que uma Rolleiflex tradicional, mas isso se explica pelos componentes modernos e que ocupam menos espaço. Ela trabalha com uma lente fixa de 65,4 mm com distância mínima de foco em 48 cm. O equipamento trabalha apenas com configurações automáticas, porém é possível trabalhar com compensações de exposição de +/- 1 EV para influenciar um pouco na captura da imagem. A abertura máxima de diafragma fica em f/5,6; mas existe o modo bokeh onde o diafragma assume a forma de uma estrela de 5 pontas para criar a ilusão do fundo desfocado.

A Instantflex TL70 vai estar disponível ao consumidor em maio e vai custar US$ 324,00 em território americano.

Fonte: Dpreview.

emEquipamentos Fotografia

Foto causa polêmica no Instagram

Por em 30 de março de 2015

E já temos a polêmica vazia do mês no mundo da fotografia. Vejam que história deliciosamente ridícula. Rupi Kaur, poeta e artista de Toronto, postou em sua conta no twitter a foto abaixo. A imagem, feita cuidadosamente em uma composição aditiva, revela uma mulher deitada na cama, totalmente vestida, porém com uma mancha vermelha no colchão e em sua calça.

instagram_censura

A foto, simulando claramente a menstruação feminina, tem por objetivo, segundo a artista, desmistificar e desestigmatizar um processo normal e regular que acontece com o corpo feminino. Essa imagem faz parte de uma série de fotos sobre a menstruação para um curso de retórica visual na Universidade de Waterloo. Infelizmente, o Instagram não parece ter senso artístico em relação as imagens postadas no serviço e deletou a imagem sumariamente. No local, uma mensagem singela dizendo que a foto vai contra os termos de uso do Instagram. Como artistas não se entregam facilmente aos desígnios do sistema, Rupi postou a mesma foto outra vez. Novamente a imagem foi limada.
continue lendo

emDestaques Fotografia Notícias Web 2.0

Catstacam — acompanhe a vida de seu gato no Instagram

Por em 26 de março de 2015

Catscatam

Quase todo mundo gosta de gatos. Creio que 90% da população deve achar esses bichos fofinhos e se encantar com as milhares de fotos que são postadas nas redes sociais todos os dias. Eu mesmo tenho um álbum específico para eles no meu Facebook. Sim, faço parte do contingente gigantesco de pessoas que gostam muito deles. Mas, e se existisse a possibilidade de, ao invés de fotografar seu bichinho, você deixar que ele mesmo fotografe o seu dia a dia?

Essa é a ideia maluca, e não muito original, visto que existiram experimentos como esse, que a empresa Whiskas (sim, aquela que vende ração para os felinos) está colocando em prática com o desenvolvimento do Catstacam. A concepção é simples. Estamos falando de uma pequena câmera que fica presa ao pescoço do gato e tem por objetivo registrar as andanças do animal. A câmera é acionada por movimento e é programada para fazer 6 fotos por minuto enquanto o animal está se locomovendo. Assim que o aparelho entra na área de cobertura de uma rede Wi-Fi ele se conecta automaticamente a uma conta no Instagram e faz o upload das fotos já com a tag #catstacam. Ainda como brinde, a caixa da câmera se transforma em um divertido brinquedo para seu gato.
continue lendo

emDestaques Fotografia Notícias Planeta Sem Fio Web 2.0

As fotos do Telescópio Hubble são feitas em preto e branco. Você sabia?

Por em 25 de março de 2015

hubble_preto_e_branco

Pausa para um pequeno vídeo bacana e muito interessante. Isso se você gosta de astrofotografia, é claro. Como fã incondicional de ficção científica e cinema de aventura, imagens do universo sempre me fascinaram. Embora não seja um grande praticante de astrofotografia, já dei os meus pulos nessa arte e acompanho notícias e alguns fóruns sobre o tema. Já tinha ouvido de alguns fotógrafos mais entendidos sobre o assunto deste texto, mas nunca tinha visto nada oficial. A National Geographic publicou um vídeo em seu canal do Youtube mostrando alguns dos segredos do pós-processamento das imagens feitas pelo telescópio Hubble.

Na verdade, por uma questão técnica, todas as fotos feitas pelo grande telescópio são, na verdade, capturadas em preto e branco. Isso é feito para manter o máximo de informações em suas fotos. São feitas várias fotos em P&B e depois, no pós-processamento, são aplicados filtros coloridos. Um azul para evidenciar a luz do oxigênio, um verde para a luz do hidrogênio e um vermelho para a luz do enxofre. Depois, essas três imagens são mescladas no photoshop para gerar as fotos que são divulgadas pelo site da NASA.

Vejam abaixo em 3 minutos como a mágica acontece. A foto trabalhada é a “Pillars of Creation” que foi relançada pela NASA no ano passado para celebrar os 20 anos da captura original. Confira o vídeo abaixo:
continue lendo

emAstronomia Destaque Destaque Destaques Fotografia Manipulação digital Notícias

MeioBit no Flickr — Fotos da Semana

Por em 24 de março de 2015

Estamos aqui mais uma vez para escolher as quatro melhores fotos da semana em nosso grupo do Flickr. Lembrando que as fotos são escolhidas perante a visualização, não tendo nenhuma influência o nome do membro ou o tipo de câmera que foi utilizada. Quando essas informações estão presentes elas são publicadas apenas como mais um indicador.

Atenção. O Flickr mudou a forma como as imagens são mostradas ao serem compartilhadas em um site. Agora, fora a foto selecionada, é possível dar uma olhada em outras fotos da galeria clicando nas flechas nos cantos da imagem.

As fotos da semana são escolhidas entre as imagens postadas em nosso grupo no Flickr. Já temos 2.284 participantes e um total de 57,068 itens compartilhados.

ATENÇÃO: pessoas que não permitem o compartilhamento de imagens no Flickr podem mandar suas imagens para nosso grupo sem problema, mas ficam impossibilitadas de participar da escolha semanal de fotos.

Cinco Maiores Colaboradores

01 – Carlos Shibata

02 – pmenge

03 – Sandra Mora

04 – Malcoln de Oliveira

05 – Rodrigo Jordy

 

continue lendo

emFoto da Semana Fotografia

Simulador de profundidade de campo e efeito Bokeh

Por em 19 de março de 2015

simulador_profundidade_campo

Ensinar profundidade de campo é um dos desafios para quem trabalha com fotógrafos iniciantes. Digo que é um desafio pois envolve um pouco de matemática e raciocínio e a maioria das pessoas não espera encontrar isso em um curso de fotografia. Acham que é só apertar um botão. Porém, todo mundo quer saber como faz aquele efeito de desfocar o fundo da foto. Explicando rapidamente, profundidade de campo é a zona de nitidez que se encontra, mais ou menos, perto do plano de foco. Ou seja, quanto menor a profundidade de campo, tudo que está atrás e a frente do objeto fotografado vai ficar embaçado (um efeito que chamamos de Bokeh). Quanto maior a profundidade de campo, tudo que está atrás e a frente do objeto vai estar mais nítido.

continue lendo

emFotografia Notícias Software

LEGO e Fotografia Fine Art: um casamento perfeito

Por em 17 de março de 2015

Eu ministro cursos de fotografia desde 2008. Já ensinei de tudo um pouco, mas a idade vai chegando e começamos a nos direcionar para assuntos que realmente nos trazem prazer. Nos últimos tempos tenho  um grande prazer em discutir, ensinar e ouvir sobre fotografia autoral. O autoral é aquilo que move um verdadeiro amante da fotografia a trabalhar com um tema ou um estilo específico. Desenvolver um trabalho fotográfico com seu olhar particular e se preocupando também com a forma. O refinamento destas imagens pode levar a produção de um trabalho denominado como fotografia fine art, onde a paixão pode começar a se tornar uma fonte de renda.

lego_fineart_3

continue lendo

emDestaques Fotografia Notícias