Fotografia
Fotografia
Digital Drops Blog de Brinquedo

Fotografia Autoral — uma introdução

Por em 30 de julho de 2015 - 5 Comentários

hibiscus

Existem dois tipos de fotógrafos. O primeiro tipo é daqueles que já começam pensando profissionalmente. A fotografia para eles é apenas mais uma profissão e ao aprender técnica e composição já está de bom tamanho para começar a vender o serviço. E existem os fotógrafos que começam por descobrirem na fotografia uma forma de expressão, um complemento para suas vidas e uma atividade prazerosa. É para esse segundo grupo que estou escrevendo esse texto. (P.S.: nada impede de um fotógrafo fazer parte dos dois grupos, mas vejo muitos iniciando pensando apenas no comercial e se esquecendo do emocional)

Quando comecei na fotografia, em 1995, eu já tinha 18 anos de idade. Nunca tinha colocado minhas mãos em uma câmera fotográfica e só o fiz por conta de uma viagem de estudos da faculdade. Emprestei uma pequena Yashica Mg-3 de meu tio e foi amor à primeira vista. A fotografia havia entrado em minha vida de forma avassaladora e nunca mais saiu. Depois de alguns anos produzindo milhares de imagens me bateu a primeira crise criativa. Eu olhei para as diversas fotos que fazia de diversos temas e apenas um pensamento me vinha à cabeça: se eu morresse hoje e uma pessoa olhasse essas imagens, o que ela pensaria de mim?

continue lendo

emDestaque Destaques Fotografia Tutoriais

Criança fica cega por conta de disparo de luz do flash [update]

Por em 28 de julho de 2015 - 34 Comentários

newborn_venceslau-2

Essa começou a correr a internet brasileira hoje e está deixando alguns fóruns de discussão sobre fotografia em ebulição. Para quem não vive entre fotógrafos aqui vai uma pequena explicação do motivo de tanto reboliço. Uma das maiores fontes de renda para fotógrafos de estúdio na atualidade é o tal do Newborn. Estou falando de um ensaio fotográfico fofinho que é realizado com a criança em seus primeiros 10 dias de vida. E entre os praticantes dessa categoria de fotografia existe uma discussão gigantesca sobre o uso ou não do flash, por conta da sensibilidade dos olhos da criança.

Pois bem, essa notícia caiu como uma bomba e já tem neguinho ameaçando de morte nas discussões. Essa aconteceu na China (sempre lá). Segundo a notícia do Daily Mail uma criança de 3 meses teve os olhos danificados após um amigo da família fazer uma foto da criança a 25 cm de distância do seu rosto. O detalhe é que o amigo (da onça) esqueceu de desligar o flash e a luz forte teve um efeito catastrófico nos olhos do bebê. O segundo detalhe é que o equipamento utilizado para fazer a foto foi um celular, o que prova que os flash de LED não são tão fracos assim.
continue lendo

emDestaques Fotografia Notícias

Um idiota, uma cascavel e uma selfie de US$ 150 mil

Por em 27 de julho de 2015 - 89 Comentários
diamondback-vs-deadpool

Não essa Cascavel (e nem esse idiota).

Como eu já disse antes não tenho nada contra quem tira selfies. O fenômeno cultural ajudou a estimular os fabricantes de smartphones a investirem cada vez mais nas câmeras frontais de seus aparelhos, e hoje não é raro dispositivos com ambos conjuntos de excelente qualidade. Ou seja, saímos ganhando.

O problema é o elemento segurando o smartphone. Quando o usuário não coloca o cérebro para funcionar na hora de tirar a selfie perfeita, Darwin entra em ação e o resultado nem sempre é legal. Casos não faltam, como o do cara que explodiu os miolos ao posar com uma arma nas mãos ou da romena que subiu no telhado de uma estação de trem. Por aqui tivemos um quase Darwin, envolvendo um pau de selfie e um helicóptero.

continue lendo

emDestaques Miscelâneas Mundo Estranho Notícias

MeioBit no Flickr — fotos da semana

Por em 26 de julho de 2015 - 16 Comentários

Sim, voltamos. E agora é para sempre. O texto será publicado todos os domingos!

Estamos aqui mais uma vez para escolher as quatro melhores fotos da semana em nosso grupo do Flickr. Lembrando que as fotos são escolhidas perante a visualização, não tendo nenhuma influência o nome do membro ou o tipo de câmera que foi utilizada. Quando essas informações estão presentes elas são publicadas apenas como mais um indicador.

Atenção. O Flickr mudou a forma como as imagens são mostradas ao serem compartilhadas em um site. Agora, fora a foto selecionada, é possível dar uma olhada em outras fotos da galeria clicando nas flechas nos cantos da imagem.

As fotos da semana são escolhidas entre as imagens postadas em nosso grupo no Flickr. Já temos 2.316 participantes e um total de 58.800 itens compartilhados.

ATENÇÃO: pessoas que não permitem o compartilhamento de imagens no Flickr podem mandar suas imagens para nosso grupo sem problema, mas ficam impossibilitadas de participar da escolha semanal de fotos.

Cinco Maiores Colaboradores

01 – Carlos Shibata

02 – pmenge

03 – Sandra Mora

04 – Malcoln de Oliveira

05 – Rodrigo Jordy

Jump

continue lendo

emFoto da Semana Fotografia

E o Flickr volta a ter conta PRO

Por em 24 de julho de 2015 - 2 Comentários

flickr_PRO

E o Flickr voltou a ser PRO. Bem, na verdade essa denominação nunca desapareceu do serviço, mas nos últimos anos ela não teve muita importância para o usuário. O que acontece é que até o início de 2013 o Flickr trabalhava com duas contas. A gratuita que possuía uma infinidade de limitações como estatísticas rudimentares, limite de upload semanal, limite de fotos publicadas em grupos e a exibição somente das 200 últimas fotos postadas. E existia a conta PRO onde nenhuma dessas limitações existia. Pela comodidade de não ter limites de upload e estatísticas de acesso bem detalhadas, o usuário pagava a bagatela de R$ 45,00 por ano.

Em maio de 2013 o Flickr mudou e mandou as limitações da conta gratuita para o inferno. Todo mundo agora tinha 1 TB de espaço de armazenamento e upload ilimitado tanto para sua galeria quanto para os grupos. Sem falar que todas sua fotos eram exibidas. Nesse momento as contas PRO não tinham mais motivo de existirem e, em dado momento, a CEO do Flickr, Marissa Mayer, se irritou com os questionamentos dos detentores da conta PRO e literalmente mandou todos as favas. Agora, provando que eles apostam na falta de memória da internet, o Flickr volta a anunciar a conta PRO como se fosse a coisa mais bacana do mundo.
continue lendo

emFotografia Notícias

NASA divulga primeira foto feita da Terra a 1 milhão de milhas

Por em 22 de julho de 2015 - 26 Comentários

Pausa nos trabalhos para apreciar mais uma imagem divulgada pela NASA de um dos seus projetos. A imagem abaixo foi feita pelo satélite Deep Space Climate Observatory (DSCOVR) que se encontra a uma distância de 1 milhão de milhas de nosso pequeno planeta. Em comparação, a Blue Marble, famosa foto do planeta feita pela tripulação da Apollo 17 em 1972, foi conseguida a uma distância de 28 mil milhas. Uma coisa bacana de se pensar é que o equipamento sempre está registrando o planeta 5 segundos no passado, pois esse é o tempo que leva para a luz chegar até a sua câmera.

DSCOVR (1)
continue lendo

emAstronomia Destaque Destaques Fotografia Notícias

Panasonic — filmagem em 4K para todos

Por em 20 de julho de 2015 - 6 Comentários

panasonic_gx_8

Na semana passada a Panasonic fez um upgrade em sua linha de câmeras e colocou no mercado dois novos equipamentos. Como vem acontecendo nos últimos lançamentos da empresa, o destaque absoluto é a filmagem em 4K que está chegando até nas câmeras mais simples. Infelizmente ainda temos as limitações do tamanho do sensor.

O principal destaque é a Lumix GX8 que se tornou a primeira micro-quatro-terços a superar a barreria de 20 megapixels de resolução máxima. O micro-quatro-terços foi uma grande revolução na época. Produzido em uma parceria entre Olympus e Panasonic, o pequeno sensor (com fator de corte de 2x) foi responsável pelo surgimento das primeiras câmeras mirrorless. Hoje a concorrência já fabrica câmeras mirrorles com sensores APS-C e até full frame. E todos sabemos que, em fotografia, quanto maior o sensor melhor a possibilidade de qualidade da imagem. Outra novidade do equipamento é que agora a GX possui um sistema de estabilização de imagem no sensor que vai trabalhar em conjunto com o sistema de estabilização da lente para maximizar o resultado. Isso pode ser muito interessante.
continue lendo

emEquipamentos Fotografia