Fotografia
Fotografia
Digital Drops Blog de Brinquedo

Leonard Nimoy partiu, mas sua fotografia fica para sempre

Por em 27 de fevereiro de 2015

Leonard Nimoy Fotógrafo

Você conhece Leonard Nimoy, o ator que deu vida a um dos grandes ícones da ficção científica, o Sr. Spock de Jornada nas Estrelas. Porém, poucos conhecem Leonard Nimoy, o fotógrafo que, nas últimas décadas, se firmou como um dos mais importantes artistas da imagem nos Estados Unidos.

Eu já sabia do fascínio que o Sr Nimoy tinha pela fotografia, mas somente nos últimos anos é que fui entender a importância de sua produção para a arte e cultura americana. Diz a lenda, que o jovem Nimoy começou a se interessar pela arte fotográfica no inicio da década de 1940 e, por volta da década de 1970, já era reconhecido como um destaque e referência dentro desta área.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaques Ensaio Entretenimento Galeria Notícias

The Atlas of Beauty — mulheres bonitas em todas as partes do mundo

Por em 27 de fevereiro de 2015

The_atlas_of_beauty_

Em todos estes anos ensinando fotografia, 99,9% das pessoas que me procuram para aprender essa nobre arte (não tocar na discussão se fotografia é arte ou não) estão querendo entrar no mercado profissional. Mais especificamente estamos falando de fotografia de eventos, onde o grande alvo são os casamentos. Sim, é onde conseguimos ganhar mais dinheiro, mas não diria que esse caminho é o mais certeiro. Sempre digo para os iniciantes que o principal é gostar da fotografia como prática, e não apenas como ferramenta de subsistência. Digo que o importante é ter um projeto fotográfico. Aprender as nuances da fotografia através de um tema que lhe seja interessante, rico e divertido. Trabalhar um projeto com unidade formal, unidade temática e, principalmente, um conceito que se explique não somente pelas imagens, mas por uma necessidade de entendimento. Depois de desenvolver sua técnica através destes conceitos, você pode encarar qualquer tema da fotografia, pois você treinou seu olhar e não as receitinhas de bolo que são ensinadas nos atuais cursos e fotografia.

Mas, essa é apenas uma pequena introdução para falar de um projeto fotográfico que é bacana não apenas pelas belas imagens que gerou, mas por conta da realização pessoal em colocar em prática um objetivo. Em 2013 a fotógrafa romena Mihaela Noroc de 27 anos protagonizou uma reviravolta em sua vida ao largar o seu emprego “chato” e utilizar todas suas economias para viajar o mundo e capturar a beleza de mulheres das mais diferentes etnias, credos e culturas. Segundo a moça, que fala fluentemente 5 línguas, já foram visitados 37 países (inclusive o Brasil) e foram capturados centenas de retratos de mulheres cercadas por sua cultura (particularmente adoro o retrato da índia no Amazonas). Mihaela aponta que a beleza está em todo lugar e que “Não é uma questão de cosméticos, dinheiro, raça ou status social, mas mais sobre ser você mesmo”.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Ensaio Notícias

Flashback — a linha de roupas anti-paparazzi

Por em 26 de fevereiro de 2015

flashback_anti_paparazzi

O mundo das celebridades é uma verdadeira mata sem cachorro. Da mesma maneira que necessitam da exposição pública para continuarem relevantes, algumas celebridades clamam por seu direito a uma vida privada. Temos os casos dos que se esforçam desesperadamente para aparecer e também dos que correm dos fotógrafos, que não possuem (em sua maioria) nenhum tipo de limite para conseguir a foto que vai pagar as contas do mês. É um mercado selvagem. Porém, levando em conta a invenção do DJ chamado Chris Holmes, isso pode sofrer uma mudança radical.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Notícias

Konost quer lançar a 1º Rangefinder totalmente digital

Por em 25 de fevereiro de 2015

konost_rangefinder

Vocês já ouviram falar da Konost? Bem, nem eu, mas a empresa apareceu na internet nos últimos meses e se classifica como uma Startup da área de fotografia e traz uma intenção ousada em seu planejamento. Eles dizem que vão lançar as primeiras câmeras rangefinders verdadeiramente digitais do mundo. Opa, mas vocês poderiam dizer que a Leica está nesse mercado desde  a década passada, mas segundo eles a Leica não é uma rangefinder totalmente digital. Assim como as irmãs que se utilizam de filmes fotográficos, as câmeras digitais da Leica ainda mantém o mesmo sistema de foco por telêmetro mecânico, onde tudo funciona com prismas e espelhos.

O que as câmeras da Konost vão fazer é abolir o sistema de prismas, mas manter a mesma metodologia. No local do telêmetro teremos um segundo sensor de imagem que também vai mostrar no visor uma imagem sobreposta. Para acertar o foco da câmera o usuário tem que fazer as duas imagens se unirem. Simples e fácil. A desculpa para o novo sistema é que as câmeras vão ficar mais baratas para serem produzidas e menos onerosas para serem mantidas. Como pensar baixo é para os fracos, a empresa tem em seus planos o lançamento de três câmeras. Teremos uma câmera full frame (20 MP), uma câmera com sensor APS-C (12 MP) e uma compacta com lente fixa e sensor com 1 polegada (10,8 MP).

As duas câmeras com lentes intercambiáveis (que terão encaixe de lentes Leica) serão feitas de alumínio, terão controle manual total e de prioridades, captura em RAW, sensibilidade ISO de 100-6400 e velocidade de obturador entre 1 a 1/4000 s. Já a câmera compacta  será de plástico industrial e fará fotos apenas em JPEG. Não existe previsão de preço ou datas específicas de lançamento. A única indicação é que os modelos Full Frame e com sensor APS-C chegam ao mercado no começo de 2016.
continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Equipamentos

“Raising the Flag on Iwo Jima” — 70 anos de uma das imagens mais conhecidas do século XX

Por em 24 de fevereiro de 2015

jo_rosenthal

Todo fotógrafo sonha em fazer uma foto que se tornará icônica. Aquele pequeno momento que vai atravessar as décadas e se manter como uma das fotografias mais conhecidas da história. Poucos possuem essa sorte. Estar preparado quando o momento certo aparece. Joe Rosenthal conseguiu essa façanha. No dia 23 de fevereiro de 1945 ele estava com as tropas americanas em Iwo Jima durante a invasão da ilha (tem até filme sobre isso). Logo após a vitória americana, ele fotografou um grupo de 6 soldados levantando a bandeira americana no topo a ilha, um símbolo da vitória. Porém, Rosenthal chegou ao local apenas no momento em que os soldados se preparavam para colocar no topo da montanha a segunda bandeira, É nesse ponto que acontece a controvérsia.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaque Notícias

Beyoncé, o Photoshop e a inocência das pessoas

Por em 20 de fevereiro de 2015

beyonce_sem_retoque

Depois de 15 anos fazendo ensaios fotográficos de mulheres, fica apenas uma certeza: ninguém é perfeito. Tirando a psicologia feminina que as fazem acreditar que nada está bom, mesmo estando, também tenho o meu olhar crítico. Pessoas possuem pequenos defeitos, seja de pele, postura, desproporção dos olhos ou qualquer outra coisa, mas que no fim nos definem. Ou seja, até nossos pequenos defeitos fazem parte da beleza do conjunto. Dito isso, fico cada vez mais surpreso com as polêmicas envolvendo celebridades quando fotos sem retoque digital acabam por “vazar” na internet. A bola da vez é a cantora Beyoncé, que teve fotos sem retoques digitais reveladas ao público.

As fotos, que supostamente foram feitas em 2013 para uma campanha da marca de cosméticos L’Oréal, parecem realmente parte de uma sessão publicitária, e mostram o rosto da cantora com as mesmas marcas que encontramos no rosto de qualquer mulher normal. Claro que a reação da internet, principalmente no Twitter, foi devastadora. Várias críticas, zoações, fãs defendendo que as fotos são falsas e o retorno da velha discussão sobre os malefícios do uso do photoshop em campanhas publicitárias. Devemos então levar alguns pontos em conta para poder trabalhar de maneira satisfatória essa questão.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaques Manipulação digital

MeioBit no Flickr — Fotos da Semana

Por em 19 de fevereiro de 2015

Estamos aqui mais uma vez para escolher as quatro melhores fotos da semana emnosso grupo do Flickr. Lembrando que as fotos são escolhidas perante a visualização, não tendo nenhuma influência o nome do membro ou o tipo de câmera que foi utilizada. Quando essas informações estão presentes elas são publicadas apenas como mais um indicador.

Atenção. O Flickr mudou a forma como as imagens são mostradas ao serem compartilhadas em um site. Agora, fora a foto selecionada, é possível dar uma olhada em outras fotos da galeria clicando nas flechas nos cantos da imagem.

As fotos da semana são escolhidas entre as imagens postadas em nosso grupo no Flickr. Já temos 2.277 participantes e um total de 56.250 itens compartilhados.

ATENÇÃO: pessoas que não permitem o compartilhamento de imagens no Flickr podem mandar suas imagens para nosso grupo sem problema, mas ficam impossibilitadas de participar da escolha semanal de fotos.

Cinco Maiores Colaboradores

01 – Carlos Shibata

02 – pmenge

03 – Sandra Mora

04 – Malcoln de Oliveira

05 – Rodrigo Jordy

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Foto da Semana