Meio Bit » Fotografia » Livro Fotografia Fine Art de Danny Bittencourt

Livro Fotografia Fine Art de Danny Bittencourt

Está procurando um caminho para sua fotografia e não sabe por onde começar? Que tal partir do princípio e ler essa publicação da iPhoto Editora que fala, principalmente, de fotografia artística e fine art? Garanto que você não vai se arrepender.

8 anos atrás

fotografia fine art

O que é a fotografia? Pergunta complicada que me persegue nos últimos 20 anos. Como todos comecei como um apertador de botões. Obsessão pelo equipamento, pelas lentes, entender a técnica e fazer fotos bonitinhas utilizando luz artificial e natural. Porém, chega um momento que isso não basta. Você chega ao momento de crise mais cedo ou mais tarde. Começa a se indagar o que está fazendo, o que está produzindo e qual a importância disso. Foi nesse ponto que comecei a procurar pela fotografia artística, pela construção do ensaio fotográfico e pela tal fotografia autoral.

O caminho foi difícil por alguns motivos. O primeiro deles foi falta de referencial em língua portuguesa. O segundo foi a falta de cursos que tratem do tema. É fácil encontrar cursos voltados para a área comercial da fotografia, mas a fotografia artística é quase inexistente. No fim, tive que trilhar esse caminho sozinho e procurando acertar através das tentativas. Acabei chegando onde queria, mas a jornada poderia ter sido mais fácil com a orientação adequada.

Por isso que fiquei muito feliz com a coragem da iPhoto Editora em lançar o livro Fotografia Fine Art da fotógrafa Danny Bittencourt. Um tema que precisa ser largamente discutido dentro da fotografia brasileira e o livro consegue ser um guia para quem está cheio de dúvidas e quer uma direção a ser seguida.

Danny Bittencourt é uma artista visual brasileira graduada em fotografia, mestre em educação e especialista em poéticas visuais. Carrega na bagagem mais de 7 exposições individuais e diversas participações em exposições coletivas. Em 2014 fundou a escola de fotografia artística (www.efartistica.com) que nasceu de sua vontade de inspirar e estimular os alunos e fotógrafos a se expressarem através da fotografia.

O livro tem 153 páginas impressas em papel couché de alta qualidade e com muitas fotos coloridas. O livro é dividido em 4 grandes capítulos com várias subdivisões.

O primeiro capítulo se chama Buscando Ar na Superfície. Nessa parte, a autora procura dar um pequeno histórico da fotografia dentro das artes visuais e definir o que seria a fotografia Fine Art. Infelizmente o termo é utilizado erroneamente por muitos fotógrafos. O Fine Art pode ser delimitado como um movimento artístico e, como tal, possui algumas regras e delimitações. Basicamente são imagens elaboradas para expressar a visão criativa do artista. Nesse capítulo ainda temos o aprofundamento em características da fotografia fine art como o processo de construção da obra, a inspiração, o processo criativo, narrativa, poética, realidade e subjetividade e a leitura imagética. Um capítulo denso que vai, inevitavelmente, mexer com você.

O segundo capítulo se chama Mergulhando e, como o nome diz, é isso mesmo o que vamos fazer. Um mergulho dentro das principais categorias da fotografia fine art (retrato, autorretrato, nu, paisagem, etc) e com vários exemplos em imagens construídas pela autora para seus trabalhos. Esse capítulo é bem didático e muito mais prático do que o anterior.

O terceiro capítulo, chamado Explorando Mares Desconhecidos, tem o objetivo de mostrar o processo de produção da fotografia fine art destrinchando as suas etapas em subcapítulos bem ilustrados. Dentro desse capítulo conhecemos o processo de construção da imagem, a facilidade de trabalho quando se tem um roteiro (planejamento), o processo de pós produção (na fotografia artística não existe nenhuma trava quanto ao uso de manipulação digital) e por fim um toque da fotógrafa de por onde começar.

O quarto capítulo, que é bem pequeno, chamado Chegando a Destino Nenhum, a autora traça um pequeno panorama de como se movimenta a fotografia hoje e diz para o leitor que esse é um final sem ponto. Assim como ela aponta, o processo de aprendizagem na fotografia é para toda a vida.

O que eu achei? Fantástico. Todo fotógrafo que pensa em fazer mais do que simplesmente apertar o botão da câmera e saber tudo sobre técnica deveria ler essa obra. Cheia de informação e instigante. Vai te fazer pensar e, em alguns momentos, te agredir com verdades incômodas.

O livro Fotografia Fine Art de Danny Bittencourt está disponível no site da iPhoto Editora e o valor do investimento é de R$ 59,90. É possível ver algumas páginas do livro no site da iPhoto Editora.


iphotoeditoratv — Livro Fotografia Fine Art de Danny Bittencourt

relacionados


Comentários