Meio Bit » Fotografia » Google admite que Nik Collection está morta

Google admite que Nik Collection está morta

E aconteceu o que todos temiam. O Google oficializou que não existem planos para manutenção ou atualização do Nik Collection. A suite de aplicativos foi adquirida em 2012 e desde então está disponível gratuitamente.

7 anos atrás

nik_collection

Eu me lembro que antes de 2012 eu estava em um congresso de fotografia de casamento em São Paulo e alguns dos palestrantes internacionais tinham algo em comum: Eles eram patrocinados pela Nik Software e utilizaram suas palestras para falar muito bem da empresa e das incríveis possibilidades de seus produtos. A empresa produzia alguns aplicativos bem interessantes que funcionavam como plugins do Photoshop ou do Lightroom. Você podia aplicar alguns filtros artísticos, trabalhar a nitidez, fazer uma conversão para o preto e branco com várias possibilidades de tonalidades, criar um HDR ou simplesmente simular o efeito de um filme fotográfico em suas fotos digitais. Nesse mesmo congresso de fotografia de casamento a empresa tinha um estande  e vendia seus produtos por uma quantia de dinheiro salgada.

Era bacana? Sim, claro, mas nunca curti muito ficar aplicando essas perfumarias nas fotos (embora tenha gostado do efeito Dark Contrasts do Color Efex Pro 4). Porém, tudo muda e em uma jogada que ninguém esperava o Google comprou a Nik Software em 2012 e, para maior surpresa ainda, liberou a Nik Collection para download gratuito. Festa para muitos que não tinham acesso aos programas, mas uma fonte de preocupação para quem era fã dos plugins e temia pela sua continuidade. E por fim o pior aconteceu. A página americana da Nik Collection amanheceu ontem com um aviso de que o Google não mais iria trabalhar pela continuidade e manutenção da suite de aplicativos.

nik_collection2

E agora? Bem, o problema mais grave nem é a questão de não termos novos produtos ou atualizações dos aplicativos já existentes, mas o simples fato de que não existe a preocupação de que eles sejam compatíveis com novas versões de produtos da Abobe ou sistemas operacionais. A página do Nik Collection aponta compatibilidade com Mac OS X 10.7 a 10.10, Windows Vista, 7 e 8, Adobe Photoshop CS4 a CS6 e CC2015 e Lightroom 3 a 6 / CC. Embora o Windows 10 não seja listado, os aplicativos estão funcionando bem nesse sistema operacional e com o Photoshop CC/2017. Por enquanto.

Um triste fim para uma empreitada que ganhou muitos fãs, movimentou muita grana e no final teve sua morte decretada por uma das gigantes da tecnologia. Se você se interessou pelos aplicativos é possível baixar todos eles nesta página.

Fonte: DIY Photography

relacionados


Comentários