Meio Bit » Fotografia » Google fecha acordo com Getty Images para combater a pirataria de imagens

Google fecha acordo com Getty Images para combater a pirataria de imagens

De modo a fugir de mais um processinho, Google fecha parceria com Getty Images para minimizar a pirataria de imagens; botão de visualização em alta resolução será removido e conteúdo do repositório será privilegiado nos resultados de busca.

6 anos atrás

google-getty-iamges

Google e Getty Images se estranham há tempos, desde que a primeira introduziu em 2013 um recurso para a exibição de imagens em seu motor de busca em altíssima resolução, permitindo que os usuários baixem fotos facilmente e sem pagar direitos autorais aos fotógrafos ou a repositórios.

Desnecessário dizer que tal facilidade prejudica o negócio do Getty Images e de outras empresas, bem como o de fotógrafos profissionais pois estes deixam de vender suas obras, sendo obrigados a entrarem com processos pesados de infração de direitos autorais em quer quer que seja. Bancando o advogado do diabo, muita gente captura as imagens do Google Imagens na inocência, sem saber que há procedimentos corretos para o uso de fotos ou ilustrações protegidas e que no caso de utilização comercial ou meso em sites sem fins lucrativos sem as devidas autorizações, o processinho não perdoa.

Sob esse entendimento, em 2016 o Getty Images acusou o Google de fomentar a pirataria de imagens e apresentou uma queixa formal à Comissão Europeia para a Competição, entidade que na pessoa da comissária Gordon Margrethe Vestager ODEIA Mountain View e está fazendo de tudo para aniquilar a companhia em todas as frentes possíveis, do “Direito ao Esquecimento” ao Android, do Adsense ao YouTube, do Google Shopping às maracutaias para elisão fiscal; não obstante, é desejo do órgão separar o Google Search do resto da empresa e força-lo a compartilhar seu bem mais precioso, o algoritmo de buscas com a concorrência, de modo a equilibrar o mercado e fomentar a competição. A treta com o Getty é mais um topping no sorvetão de processinhos da Comissão e convenhamos, o filtro que oferece imagens livres para uso não-comercial é completamente ignorado.

Só que agora as partes parecem estar se entendendo. Através de um e-mail enviado e seus fotógrafos que foi interceptado pelo site PetaPixel, a Getty Images informa que ela e o Google estão trabalhando juntas (leia-se Mountain View fez um acordo para evitar outro processinho), com a gigante das buscas reconhecendo os danos que o seu motor de busca por imagens pode fazer aos negócios de fotógrafos e de repositórios oficiais. Uma das mudanças será a completa remoção do botão "Visualizar Imagem", que exibe a mesma em qualidade máxima para um fácil download ao usuário. Além disso, as informações a respeito dos direitos autorais relativos às imagens ficarão ainda mais proeminentes.

Por fim, a parceria proverá uma maior integração entre os produtos e serviços do Google e o Getty Images, o que pode significar que os usuários não mais encontrarão imagens em boa qualidade facilmente no motor de buscas, mesmo garimpando e darão de cara mais corriqueiramente com o conteúdo do repositório, e para utilizar tais imagens terão que ou seguir as regras ou abrir a carteira, independente de como pretendem usa-las.

O fato é que o Google preferiu podar uma ferramenta muito boa que era mal utilizada pelos usuários, como forma de evitar complicações judiciais e de manteruma boa relação com o Getty Images e com fotógrafos profissionais. Já todos os outros terão que se virar.

Fonte: PetaPixel.

relacionados


Comentários