Meio Bit » Fotografia » Índia diz não para o Google Street View

Índia diz não para o Google Street View

Índia recusa os planos do Google para cobrir o país com o serviço do Street View. O motivo apresentado foi a questão da segurança.

8 anos atrás

google street view

A tecnologia tem facilitado muito a vida de quem precisa ir a lugares que não conhece. Hoje qualquer celular possui um sistema de GPS que, embora não seja perfeito, é melhor do que ficar tentando se encontrar em mapas rodoviários (alguém ainda tem um?). Da mesma forma o Google Street View também tem quebrado um galhão. No meu caso, cada vez mais estou fechando contratos pela internet. Contato on-line com o cliente, pagamento via depósito e o endereço do evento é enviado por e-mail. No último fim de semana tive que fotografar um evento em uma cidade que não conhecia e encontrei o local pelo Maps do Google e dei uma olhada no local da festa pelo Street View. Detalhe: a festa foi em uma cidade minúscula de 15 mil habitantes e o serviço já estava disponível para o local.

Infelizmente, nem tudo são flores. O Google Street View tem enfrentado vários problemas ao longo de sua existência e, os principais, são voltados para a questão da privacidade. Mas, muitos locais também citam a questão da segurança ao colocar de forma livre na internet informações detalhadas sobre locais e edifícios. Ainda mais que é impossível rastrear quem acessa essas informações. Por conta destas tretas que o rosto das pessoas e algumas outras informações estão borradas nas fotos e algumas cidades grandes não possuem o serviço.

Agora temos mais um local que não quer a presença do Google.

A Índia, através de sua agência de segurança, informou que possui preocupações de que o serviço do Google traria problemas de segurança para as cidades. Por conta disso os planos do Google foram rejeitados já que a principal preocupação é que os dados do Street View sejam utilizados para planejar ataques. A principal preocupação é a segurança das instalações de defesa sensíveis. O Ministério da Defesa disse que não era possível monitorar o serviço uma vez que foi lançado e que seria prejudicial à segurança nacional, disse um alto funcionário (não identificado) do governo ao jornal The Hindu.

O Google Street View foi lançado em 2007 e, como disse no começo, é uma grande ajuda para quem precisa se localizar. Só não podemos descartar as preocupações com segurança, principalmente em locais sensíveis a ataques ou regiões que vivem em conflito. A tecnologia existe para ajudar, mas é o ser humano que determina se vai ser utilizada para construir ou destruir. O Google, até o momento, disse que não recebeu um comunicado oficial do governo indiano.

Fonte: BBC.

relacionados


Comentários