Meio Bit » Fotografia » iPhone 8 Plus possui a melhor câmera entre os smartphones — segundo o DxOMark

iPhone 8 Plus possui a melhor câmera entre os smartphones — segundo o DxOMark

O DxOMark atualizou sua lista de melhores smartphones para fotografia e agora o iPhone 8 Plus é o líder da categoria.

6 anos e meio atrás

As câmeras compactas estão mortas, vida longa aos smartphones. Hoje todo mundo produz fotografia (qualidade é outra conversa). Nossos smartphones se transformaram em olhos da memória e responsáveis pelo registro de tudo o que acontece em nosso dia a dia. Por um lado nunca se registrou tanto a história da vida das pessoas, e por outra nunca vimos tantas fotos esquisitas. Mas isso é história para outro texto.

Quando os primeiros telefones começaram a produzir fotos eu bradei que um celular nunca poderia substituir uma câmera fotográfica de verdade. Me estrepei. Hoje temos vários smartphones que conseguem produzir fotografia com uma qualidade aceitável e com recursos interessantes. Ainda existem alguns equipamentos terríveis nessa área, mas os celulares topo de linha conseguem fazer um serviço muito bacana.

Acreditando na popularidade desses equipamentos para fotografia, o DxOMark (site de análise de câmeras e lentes) começou a fazer a análise dos smartphones quanto à qualidade da câmera e montaram uma lista com os melhores aparelhos. Nessa semana o site atualizou a classificação dos smartphones adicionando o iPhone 8 e iPhone 8 Plus. O resultado é que houve uma dança das cadeiras nas primeiras colocações.

Agora o iPhone 8 Plus possui a melhor câmera que já foi analisada pelo site (com classificação de 94), seguido de perto pelo iPhone 8 (classificação 92). O Google Pixel, que era o antigo líder, agora está em terceiro lugar com a pontuação 90. Segundo o DxOMark:

No geral, o Apple iPhone 8 Plus é uma excelente escolha para as necessidades de quase todos os fotógrafos de smartphones. Está no topo de nossas tabelas de pontuação em quase todas as categorias — e, em particular, seu software avançado permite que ele faça um incrível trabalho de captura de cenas de alta dinâmica e imagens em que possa reconhecer rostos”.

Do ponto de vista negativo, o aparelho ainda apresenta alguns problemas de foco automático e em relação à representação de cores com iluminação artificial. Mas, tudo dentro do normal. Outra mudança que o aparelho da Apple trouxe foi a criação  de duas novas categorias de análise. Agora os smartphones também serão analisados dentro da qualidade de imagem Zoom e qualidade Bokeh. As duas câmeras do iPhone 8 Plus são equipadas com um sensor CMOS BSI de 12 megapixels. A câmera grande angular possui abertura de f/1,8 e a câmera tele foto uma abertura em f/2,8.

Agora fica a dúvida sobre quanto tempo o aparelho vai ficar nessa posição. Muitos afirmam que o novo iPhone X possuí características bem melhores. Mas, deve demorar um pouco para uma nova análise do site.

Fonte: Dpreview

relacionados


Comentários