Meio Bit » Cultura » Documentário Finding Vivian Maier chega a Netflix

Documentário Finding Vivian Maier chega a Netflix

Agora a Netflix norte-americana possui em seu acervo o documentário Finding Vivian Maier, sobre a vida de uma das mais criativas e desconhecidas fotógrafas do século XX.

8 anos atrás

vivian maier

Vivian Maier em um de seus muitos autorretratos

Você já ouviu falar de Vivian Maier? Talvez não, mas a fotógrafa se tornou mais um grande caso de reconhecimento de talento após a morte. A história aqui possui tons que realmente mereciam virar filme. Nascida em 1926, Vivian Maier passou a sua infância na França e ao atingir a idade adulta voltou para os Estados Unidos. Considerada uma mulher independente e liberal, trabalhou como babá pelos próximos 40 anos.

Poderia ser mais uma vida simples de uma moradora de Nova Iorque. Mas, nas horas de folga, Vivian se armava de sua câmera Rolleiflex e saia para fotografar o cotidiano da cidade. Pessoas, prédios, situações. Nada escapava do olhar atento da fotógrafa que realizava com qualidade aquilo que chamamos de fotografia de rua.

Durante quase toda sua vida, essas fotos ficaram sob sua guarda e nunca foram expostas. Vivian passou uma velhice com sérias dificuldades financeiras. Chegou a viver em asilos pagos pela previdência até que alguns amigos (entre eles várias das crianças que ela cuidou) se juntaram e compraram um apartamento para ela. Em 2009 ela veio a falecer devido a fraturas na cabeça decorrentes de uma queda. Poderia acabar essa história nesse momento, mas foi um pouco antes que ela realmente começou.

Em 2007, o agente imobiliário John Maloof (com 26 anos na época) desembolsou US$ 400,00 para comprar 30 mil negativos de fotos antigas em uma venda de garagem. Pode parecer estranho para nós, mas existem muito colecionadores de fotografia nos Estados Unidos e vendas de garagem podem ser uma boa oportunidade para achar raridades. Esses negativos adquiridos eram parte do acervo de Vivian Maier e constatou-se a verdadeira genialidade desta fotógrafa desconhecida.

A divulgação das imagens históricas de uma Nova Iorque das décadas de 50 e 60 causaram uma grande comoção. Agora essas imagens estavam circulando pela internet, estavam em galerias e sendo aclamadas como um relato do desenvolvimento da cidade. Reconhecimento tardio, porém merecido.


Finding Vivian Maier - Official Movie Trailer

A história de vida desta fotógrafa virou um documentário muito bacana chamado Finding Vivian Maier que agora está disponível na Netflix norte-americana. Uma boa oportunidade para conhecer essas imagens, que podem vir a ficar escondidas do público por mais alguns anos.

Parentes próximos de Vivian, tendo como base a Lei de Direitos Autorais, entraram na justiça americana exigindo que o acervo volte para suas mãos. Enquanto a treta judicial está correndo, os advogados da família exigiram que as imagens fossem retiradas de galerias, museus e que nada mais fosse comercializado. Como um processo desses pode durar alguns anos, a obra de Maier pode ficar escondida por mais algum tempo.

Fonte: Petapixel.

relacionados


Comentários