Meio Bit » Fotografia » Nikon D750 — 3º recall para o mesmo problema

Nikon D750 — 3º recall para o mesmo problema

E a Nikon convoca pela terceira vez os seus consumidores a fazerem o recall da Nikon D750 por falha no mecanismo da cortina do obturador.

7 anos atrás

A coisa não anda boa para a Nikon. Muita gente anda se perguntando como funciona o controle de qualidade da empresa, já que muitos equipamentos estão saindo com defeito da fábrica. O caso do sensor sujo da D600 já é um clássico. A empresa demorou para admitir o problema e os consumidores não perdoaram. A internet foi invadida de pessoas mostrando o problema em tempo real e intimando a Nikon a reconhecer e resolver o defeito.

Depois disso tivemos a zica com o obturador da D750. Várias pessoas começaram a relatar uma faixa preta na parte superior das fotos quando algum efeito de flare era registrado na imagem. Provavelmente algum problema de sincronização entre as cortinas do obturador. Nesse caso a Nikon foi rápida ao admitir o problema e propor um recall para o lote de câmeras afetadas. Mas, a história está um pouco mais complicada do que pensamos.

Em dezembro de 2014 a Nikon começou a retirar as D750 das prateleiras e emitiu um anuncio de reparo gratuito para os equipamentos.  Segundo a empresa as câmeras afetadas pelo problema foram fabricadas entre outubro e dezembro de 2014. Porém, no começo de 2016 a Nikon emitiu nova chamada de recall para as câmeras fabricadas entre dezembro de 2014 e junho de 2015. Ou seja, câmeras fabricadas depois de o problema ser identificado e, supostamente, corrigido estavam apresentando a mesma falha. Como fica a competência da linha de produção da Nikon em uma situação dessas?

E agora, para piorar tudo, a Nikon está lançando uma terceira chamada de recall do obturador da D750 pelo mesmo defeito. Desta vez a empresa está convocando os consumidores que compraram a câmera entre julho de 2015 e setembro de 2016. Ou seja, se você comprou uma D750 desde o seu lançamento existe a possibilidade de ela apresentar esse defeito.

O site da Nikon no Brasil já publicou um chamado para os consumidores que estão dentro do grupo de manutenção. Você deve ler o comunicado e digitar o número de série de sua câmera na página para descobrir se o seu equipamento precisa passar por manutenção. A correção do problema é gratuita, mesmo que a garantia já tenha acabado, e envolve você enviar sua câmera para a rede de manutenção da Nikon no Brasil.

 

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários