Meio Bit » Fotografia » Veja um obturador morrer na Canon 7D Mark II

Veja um obturador morrer na Canon 7D Mark II

E um canal do YouTube pegou uma Canon 7D Mark II e forçou o obturador até ele quebrar. Veja quanto tempo a câmera aguentou até morrer.

7 anos atrás

7d-markii-obturador-quebrado

Em 2010 eu fiz um texto aqui no MeioBit sobre um evento traumático em minha vida de fotógrafo: a quebra de um obturador. Estava fotografando quando a câmera simplesmente apresentou o erro 99 no LCD. Um erro que pode significar vários problemas, mas no caso era o obturador que tinha passado desta para melhor. O obturador é uma cortina que se encontra atrás do espelho das DSLR. Ele possui uma vida útil que varia conforme o porte da câmera. Os fabricantes costumam anunciar a durabilidade do obturador para câmeras mais parrudas, mas não falam nada oficialmente para as câmeras de entrada.

Desde 2010 não tive mais esse problema, pois sempre troco o equipamento antes de chegar perto do fim. Da mesma maneira, se você não é um fotógrafo profissional e não utiliza intensamente o seu equipamento, pode ser que leve muitos anos para esse dia chegar (se você não trocar de câmera antes), visto que tenho uma Nikon D40 com 10 anos de idade e ainda funcionando perfeitamente.

Entretanto, agora temos a oportunidade de ver um obturador morrendo, e ainda mais interessante por ser uma câmera nova de última geração. O canal do YouTube ContinueCrushingTech (YouTubers, sempre essas criaturas quase mitológicas) decidiu espancar uma 7D Mark II da Canon até o obturador pedir água. A Canon aponta que a média de durabilidade do obturador desta câmera é de 200 mil disparos. Lembrando que o segredo aqui é a palavra “média”. Tem câmera que supera essa marca, e tem outras que quebram bem antes. Aqui vai uma pitadinha de sorte também.

E o que o canal fez? Colocou um disparador remoto na câmera, programou ela para disparar em 10 fotos por segundo e deixou a câmera disparando até tudo explodir. E a câmera só pediu água com 199.591 disparos. Bem perto do prometido pela Canon, mas também temos que levar em conta o fato de a câmera ficar disparando em modo contínuo, o que garante um desgaste maior do obturador.


ContinueCrushingTech — Canon 7D Mark II Shutter Count Test: What Happens If You Take Photos NON-Stop?

O canal ContinueCrushingTech é pequeno. Possui apenas 152 assinantes e a média de visualização dos vídeos é de 500 visualizações. O vídeo da morte da 7D teve um pouco mais de 30 mil visualizações. Poder da divulgação do vídeo nos blogs de fotografia.

relacionados


Comentários