Meio Bit » Entretenimento » Universo Cinematográfico Marvel — A cronologia do MCU

Universo Cinematográfico Marvel — A cronologia do MCU

O Universo Cinematográfico Marvel (MCU) já conta com 22 filmes e novos estão chegando em breve. Confira o nosso guia e não se perca nessa grande saga

4 anos e meio atrás

Hoje vivemos a era de ouro dos super-heróis no cinema, mas nem sempre foi assim. Quando Homem de Ferro foi lançado em 2008, o Universo Cinematográfico Marvel era apenas uma ideia, representada pela cena pós-créditos, na qual Nick Fury (Samuel L. Jackson) procura Tony Stark (Robert Downney Jr.) para formar os Vingadores. De lá para cá, o MCU já teve 23 filmes e deixou, definitivamente, a sua marca na cultura pop.

Os Vingadores de 2012, o primeiro grande encontro do Universo Cinematográfico Marvel

Para quem ainda não viu, ou quer rever os filmes, existem algumas formas de embarcar nessa viagem. A mais óbvia delas é pela ordem de lançamento, mas outra opção interessante para curtir o universo cinematográfico Marvel é ir na ordem cronológica dos filmes - de acordo com a linha do tempo que é apresentada neles.

Para simplificar, não incluímos as idas e vindas extras por conta de Vingadores: Ultimato, que é um filme sobre viagens no tempo.

Abaixo, a lista de filmes na cronologia do universo de filmes da Marvel, para quem quiser assistir na "ordem certa".

Ordem cronológica do Universo Cinematográfico Marvel

Capitão América: O Primeiro Vingador
Capitã Marvel
Homem de Ferro
Homem de Ferro 2
O Incrível Hulk
Thor
Os Vingadores
Homem de Ferro 3
Thor: Mundo Sombrio
Capitão América: Soldado Invernal
Guardiões da Galáxia
Guardiões da Galáxia Vol. 2
Vingadores: Era de Ultron
Homem-Formiga
Capitão América: Guerra Civil
Doutor Estranho
Pantera Negra
Spider-Man: De Volta para Casa
Thor: Ragnarok
Homem-Formiga e a Vespa
Vingadores: Guerra Infinita
Vingadores: Ultimato
Homem-Aranha: Longe de Casa

Fases do MCU

Também podemos dividir os filmes por sua fase no MCU, ou seja, a ordem na qual foram lançados cronologicamente pela Disney/Marvel. Vamos conhecer melhor cada fase:

Universo Cinematográfico Marvel Fase Um (de 2008 a 2012)

Robert Downey Jr. em Homem de Ferro, primeiro filme do Universo Cinematográfico Marvel

No começo da fase um, em 2008, o MCU ainda não tinha esse nome, e a Marvel ainda não tinha sido comprada pela Disney, o que só aconteceria no ano seguinte, assim os dois primeiros filmes, Homem de Ferro e O Incrível Hulk.

Por falar no Hulk, um detalhe curioso é que o personagem foi interpretado neste filme por Edward Norton, e Mark Ruffalo, seu atual intérprete, só entrou no primeiro filme dos Vingadores em 2012.

Homem de Ferro (2008)
O Incrível Hulk (2008)
Homem de Ferro 2 (2010)
Thor (2011)
Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
Os Vingadores (2012)

Universo Cinematográfico Marvel Fase Dois (de 2013 a 2015)

Cena de Guardiões da Galáxia

A fase dois começou mostrando que os filmes do Capitão América tinham potencial para reunirem mais super-heróis, quase que como pequenas versões dos filmes principais dos Vingadores. Assim, em Capitão América: O Soldado Invernal vemos a união de super-heróis como Viúva Negra e Falcão.

Os diretores de O Soldado Invernal, Anthony e Joe Russo, acabariam tendo um papel fundamental no MCU até agora, vindo a dirigir mais três longas, incluindo o final apoteótico da saga do Infinito, Vingadores: Ultimato.

Homem de Ferro 3 (2013)
Thor: Mundo Sombrio (2013)
Capitão América: Soldado Invernal (2014)
Guardiões da Galáxia (2014)
Vingadores: Era de Ultron (2015)
Homem-Formiga (2015)

Universo Cinematográfico Marvel Fase 3 (de 2016 a 2019)

Cena de Vingadores: A Era de Ultron

A fase 3 foi a mais prolífera do MCU até agora, com 11 filmes lançados a partir de 2016 até este ano, com as estreias do Doutor Estranho, Homem-Aranha e Capitã Marvel no Universo Cinematográfico Marvel, além das elogiadas sequências Guardiões da Galáxia Vol. 2 e Thor: Ragnarok.

Pantera Negra

Essa fase também reuniu alguns dos maiores sucessos de bilheteria da Disney/Marvel, como Vingadores: Ultimato, Vingadores: Guerra Infinita e Pantera Negra.

Capitão América: Guerra Civil (2016)
Doutor Estranho (2016)
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
Homem-Aranha: De Volta Para Casa (2017)
Thor: Ragnarok (2017)
Pantera Negra (2018)
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Capitã Marvel (2019)
Vingadores: Ultimato (2019)
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)

Universo Cinematográfico Marvel Fase Quatro (2020 a 2021)

Scarlett Johansson vai repetir o papel de Viúva Negra em seu primeiro filme solo

Estamos nos preparando ansiosamente para a fase quatro do MCU, que começa com o tão esperado e prometido filme da Viúva Negra, que já tem Rachel Weiss e David Harbour confirmados no seu elenco.

Fase 4 do MCU: Os Eternos, Shang-Chi e Doutor Estranho

A próxima fase do MCU também marcará a estreia dos Eternos e de Shang-Chi no MCU, além de um novo filme do Doutor Estranho e do terceiro filme do Homem-Aranha no MCU, que está confirmado novamente, depois do acordo selado esta semana entre Sony Pictures e Disney/Marvel.

Assim, como os dois primeiros filmes do herói com Tom Holland, Homem-Aranha 3 será mais uma vez co-produzido por Kevin Feige, o que é uma ótima notícia para os fãs.

Thor: Love and Thunder

A fase 4 termina em alto estilo com Thor: Love and Thunder, no qual a "velha chama" do Thor, Jane Foster (Natalie Portman) vai se tornar o próprio e empunhar ela mesma o martelo mjölnir. Chris Hemsworth e a Tessa Thompson (Valquíria) estão confirmados no elenco.

Viúva Negra (2020)
Os Eternos (2020)
Homem-Aranha 3 (2021)
Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings (2021)
Doctor Strange in the Multiverse of Madness (2021)
Thor: Love and Thunder (2021)

Universo Cinematográfico Marvel Fase Cinco (a partir de 2022)

A fase cinco do MCU está mais distante, mas tem filmes que todos os fãs estão doidos pra assistir, como as sequências dos grandes sucessos Pantera Negra e Capitã Marvel, o reboot de Blade com Mahershala Ali e o tão esperado primeiro filme do Quarteto Fantástico no MCU, além da volta dos Guardiões da Galáxia no terceiro filme de James Gunn.

Pantera Negra 2 (maio de 2022)
Reboot de Blade (sem data anunciada)
Capitã Marvel 2 (sem data anunciada)
Quarteto Fantástico (sem data anunciada)
Guardiões da Galáxia Vol. 3 (sem data anunciada)

Conclusão: o MCU é pura diversão

Não importa em que ordem você decida assistir, a maioria dos filmes do Universo Cinematográfico Marvel são muito divertidos e bem escritos, e todos contam com produções de alto nível e atores de primeira grandeza, assim contam com todos os ingredientes para agradar em cheio tanto aos fãs dos quadrinhos quanto aos novos espectadores. Faça a sua escolha e divirta-se!

relacionados


Comentários