Meio Bit » Games » The Legend of Tianding e o Robin Hood taiwanês

The Legend of Tianding e o Robin Hood taiwanês

Contando a história de um controverso herói taiwanês, The Legend of Tianding mostra como os jogos podem ser ótimas propagandas culturais

20 semanas atrás

O que direi pode parecer piegas, mas sempre defenderei os videogames como uma ótima forma de disseminação cultural. Através deles podemos conhecer histórias com as quais dificilmente teríamos contato e essa impressão foi reforçada recententemente, quando graças a um jogo chamado The Legend of Tianding, tive a oportunidade de aprender sobre um herói lá do outro lado do planeta.

The Legend of Tianding

Crédito: Divulgação/Creative Games Computer Graphics Corporation

A ideia para a criação de The Legend of Tianding nasceu no início dos anos 2000, quando "Maso" Lin Bing-shu estava fazendo um mestrado em multimídia e resolveu criar um jogo em Flash. O projeto nunca passou de uma demo e após vários anos de experiência trabalhando para grandes empresas, em 2019 o game designer foi convidado por PP Wang para criar um jogo de plataforma que contasse a história de Liao Tianding. É aí que entra o nosso protagonista.

Nascido em 1883 em Changhua, Taiwan, Liao perdeu seu pai muito cedo, aos oito anos, o que o levou a uma vida de crimes. Porém, como na época o local em que ele morava foi invadido pelo Japão, suas ações começaram a chamar a atenção das autoridades que passaram a controlar Taiwan, o que, por sua vez, ajudaria a fazer a fama daquele jovem ladrão.

Perseguido pela polícia e condenado a várias sentenças de prisão, em 1909 Tianding teve a audácia de roubar armas, espadas e munição de uma delegacia de polícia, quando chegou a matar um espião dos japoneses. O objetivo daquele saque era usar o equipamento para roubar a mansão de um figurão da cidade.

Com talento para o disfarce e habilidades com artes marciais, as autoridades tinham muita dificuldade em capturar Liao e quando ele caiu de um trem em um desfiladeiro, mas mesmo assim sobreviveu, a lenda começou a ser criada. Também ajudou o fato dele usar parte do que conseguia em suas atividades ilegais para ajudar os pobres, assim como o simples fato dele desafiar os invasores.

Estátua de Liao Tianding em um templo em New Taipei (Crédito: Reprodução/Wikipedia)

Vendo em Liao Tianding uma fonte de esperança, os taiwaneses justificavam as ações do jovem como “roubo com justiça”, além de lhes dar apelidos como “Fora da Lei Justo” e “Grande Ladrão”.

Contudo, quando atirou e matou o espião Chen Liang-chiu, Liao havia selado seu destino. Mesmo sem ser capturado, ele foi condenado à morte e se escondeu na casa de um amigo, Huang A-chi. Porém, aquela era uma armadilha e para se safar, fugiu para uma floresta nas imediações.

Aquela caçada se arrastaria por dias, inclusive com a mãe de Tianding sendo presa e torturada até a morte, mas sem entregar a localização do filho. A história só acabaria em 19 de novembro de 1909, quando a localização do ladrão-herói foi entregue por um comparsa, Yang Lin. Quando a polícia chegou à caverna em que estava e ele percebeu que novamente havia sido traído, Liao tentou matar o “amigo”, mas após errar o disparo, foi golpeado na cabeça com uma pá. Desnorteado, ele acabou com o crânio esmagado por aquele em quem confiou.

The Legend of Tianding

Crédito: Divulgação/Creative Games Computer Graphics Corporation

Mas se para a história do jogo o pequeno estúdio Creative Games Computer Graphics Corporation (CGCGC) se inspirou na lenda daquele ladrão, sua parte visual bebeu de outra fonte pouco conhecida pelos ocidentais: as revistas em quadrinhos produzidas em Hong Kong. Isso faz com que a aventura recebesse uma direção artística única, recriando como era a Taiwan do início do século XX.

“Dado que o mercado já está repleto de trabalhos baseados em histórias em quadrinhos americanas e japonesas, a equipe tentou ir para algo diferente,” explicaram os desenvolvedores. “Então, pegamos os quadrinhos tradicionais de Taiwan e Hong Kong como referência e finalmente moldamos nosso próprio estilo. O conceito de design em estilo de quadrinhos foi aplicado não apenas na arte visual do jogo, mas também na interface, nas cenas não-interativas, sons de batalhas e assim por diante.”

Já na jogabilidade, podemos citar vários jogos que serviram como base para o The Legend of Tianding, entre eles: Shank, que “forneceu” a parte de combate; Guacamelee!, de onde veio a movimentação; Dead Cells, com suas armas colecionáveis; e por fim, tanto a série Mega Man quanto o Hollow Knight, com seus chefes no fim das fases.

Crédito: Divulgação/Creative Games Computer Graphics Corporation

No entanto, a parte em que o título se destaca é mesmo nas lutas. Entregando um sistema de batalhas relativamente complexo, enfrentar os inimigos é sempre muito divertido, com o protagonista podendo realizar enormes combos e até mesmo roubar as armas daqueles que cruzarem nosso caminho. Também vale mencionar os chefes, sempre bastante desafiadores e com padrões de ataques que exigirão nossa atenção, reflexos e precisão.

Além de um ou outro personagem com quem poderemos conversar, pelas ruas encontraremos ainda pessoas pedindo dinheiro e ao lhes darmos, seremos recompensados com itens que melhorarão o protagonista. Como esses presentes são aleatórios, o melhor é ajudar sempre que pudermos, maneira encontrada pelos desenvolvedores para fortalecer a imagem de Tianding como uma espécie de Robin Hood, mas também para passar um pouco da cultura taiwanesa.

Contudo, confesso que me decepcionei um pouco com a estrutura do The Legend of Tianding, pois estava esperando algo bem ao estilo metroidvania. Porém, apesar dele até contar com muitas idas e vindas pelo mapa, sua progressão é mais linear, não restando muito espaço para a exploração.

A busca pela fidelidade histórica

The Legend of Tianding

Crédito: Divulgação/Creative Games Computer Graphics Corporation

Apesar de toda o exagero proporcionado pela linguem dos quadrinhos e provavelmente com algumas licenças poéticas aqui ou ali, o cuidado dos criadores em reproduzir os eventos que marcaram a vida de Liao Tianding merece elogios.

“O protagonista do nosso jogo é o personagem mais controverso da era da colonização japonesa,” disseram os desenvolvedores. “Ele era um criminoso, mas também era um Robin Hood. Suas histórias heroicas se tornaram contos populares famosos que circularam por todos os cantos de Taiwan. Aumentamos a autenticidade desse jogo ao examinar os muitos fatos históricos e lendas sobre Liao Tainding. Queremos que os nossos jogadores personifiquem o Liao no jogo enquanto caminham por lugares e eventos que realmente fizeram história.”

Eles então explicaram que, dos objetos aos NPCs que encontramos, tudo foi baseado em fatos históricos. “Queremos que os jogadores não apenas aproveitem o jogo que criamos, mas também conheçam mais sobre a cultura de Taiwan.”

The Legend of Tianding

Crédito: Divulgação/Creative Games Computer Graphics Corporation

Para entregar a recriação mais fiel possível da época, o idealizador do jogo realizou uma extensa pesquisa em livros, fotos e pinturas, como o quadro Festival on South Street, de Kuo Hsueh-Hu, que serviu de inspiração para uma cena importante da história. Essa pesquisa também fez com que a equipe pudesse representar a característica arquitetura local, recriando prédios que nem existem mais.

“Comparado a criar uma história completamente original, fazer um enredo tão profundamente envolvido com uma história real foi mais difícil de projetar,” disse um representante da CGCGC. “Nós acreditamos, contudo, que esses elementos de história natural melhorariam o jogo e ofereceria uma experiência mais imersiva.”

Também contribui para a imersão o fato de os personagens locais falarem taiwanês, com os japoneses também sendo dublados em sua língua natal. Numa indústria tão preocupada em agradar os americanos, talvez apenas um título produzido de maneira independente poderia ser entregue sem ouvirmos o povo local falando inglês.

PS: embora tenha sido lançado para Nintendo Switch e PC em novembro de 2021, e adaptado para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series S|X em outubro do ano seguinte, recentemente o The Legend of Tianding recebeu uma localização para português. Portanto, está aí mais um bom um motivo para conhecer a interessante história de Liao Tainding.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários