Meio Bit » Games » O impressionante sucesso do Dwarf Fortress

O impressionante sucesso do Dwarf Fortress

Após abandonar o visual ASCII e ser lançado no Steam, o Dwarf Fortress rendeu mais de sete milhões de dólares aos seus criadores, um aumento de 46.000%!

1 ano atrás

Mesmo que você nunca tenha dado uma chance a ele, é provável que em algum momento tenha ouvido falar num jogo chamado Dwarf Fortress. Lançado em 2006, a criação dos irmãos Tarn e Zach Adams sempre foi muito admirada por jogadores e desenvolvedores, mas sua chegada ao Steam fez com que o seu sucesso alcançasse um nível inimaginável.

Dwarf Fortress

Crédito: Divulgação/Bay 12 Games

Com o seu desenvolvimento tendo iniciado em 2002, no jogo tínhamos que gerenciar um grupo de anões enquanto construíamos uma fortaleza, precisando ainda explorar os arredores e a protegermos dos muitos inimigos que tentariam invadi-la. Nele os mundos eram gerados proceduralmente, com o detalhe que essa imersão era proporcionada por meras letras, a boa e velha arte ASCII.

Porém, o que o Dwarf Fortress tinha de simplicidade na parte visual, compensava na profundidade das suas mecânicas. Sua proposta chegou a servir como inspiração para títulos como Minecraft, Factorio e Project Zomboid, com ele se tornando um ícone dos jogos eletrônicos.

Contudo, mesmo com o jogo sendo distribuído gratuitamente, sua aparência um tanto rudimentar sempre serviu como uma barreira para um público mais amplo e sabendo disso, em 2019 os irmãos Adams anunciaram uma versão aperfeiçoada do Dwarf Fortress, um jogo que receberia uma reformulação visual e que seria vendido através do Steam.

Três anos depois, o simulador estrearia na loja da Valve e provavelmente nem o mais otimista imaginaria o quanto ele seria bem-sucedido. Graças a uma publicação no fórum da Bay 12 Games, empresa que Tarn e Zach criaram, agora sabemos o quão acertada foi a decisão de mudar o modelo de monetização do jogo — e repaginar seu visual.

Como até então o título podia ser baixado sem precisarmos pagar por isso, a dupla dependia de contribuições feitas pelo Patreon ou por doação. Ultrimamente isso vinha lhes rendendo algo em torno de US$ 15 mil por mês, valor até considerável, mas que estava longe de lhes garantir uma tranquilidade financeira.

Então, passado o primeiro mês após a chegada do Dwarf Fortress, os Adams receberam o primeiro pagamento feito pelo Steam e provavelmente caíram da cadeira ao ver quanto tinham a receber: US$ 7.230.123,58! Sim, mais de sete milhões de dólares, um aumento de 46.000% no faturamento!

Crédito: Divulgação/Bay 12 Games

“O final do conto de fadas é real, mas você não beija o sapo, você lhe dá dinheiro,” escreveram os irmãos Adams. “A valorização que vocês nos deram agora faz parte do nosso ser. Ela nos carrega nos carros que dirigimos, ela nos sustenta no alimento que comemos. Agora não há mais nenhuma existência, exceto por aquela que vocês nos fornecem. Quando passarmos deste mundo, vocês serão a razão de sermos lembrados.”

Segundo Tarn e Zach, quase metade deste valor deverá ser gasto com impostos, o pagamento de outras pessoas e com despesas. Ainda assim, eles afirmam que o montante que sobrar será “suficiente para resolver os principais problemas de saúde/aposentadoria que preocupam pessoas independentes.”

O dinheiro também será utilizado para garantir o futuro do Dwarf Fortress e isso já pôde ser visto na contratação de um novo programador. Conhecido apenas como Putman, o sujeito era uma figura que participava da comunidade do jogo criando modificações e sua dedicação foi finalmente recompensada.  

Mas se o sucesso do jogo pegou algumas pessoas de surpresa, de certa forma ele já estava sendo esperado, pelo menos nas últimas semanas. No início de janeiro, os Adams revelaram que o título tinha vendido meio milhão de cópias apenas no primeiro mês no Steam, mas pelo jeito, nem eles esperavam que o cheque seria tão polpudo.

Antigamente o Dwarf Fortress era feito só por letras (Crédito: Divulgação/Bay 12 Games)

Com uma taxa de aprovação de 95% no Steam e uma média 93 no Metacritic, essa nova versão do Dwarf Fortress é um daqueles casos em que parecia ser impossível tornar ainda melhor algo que já era muito bom. O interessante é pensar que toda a fortuna gerada por ela poderia ter sido obtida bem antes, mas não acredito que os criadores estejam lamentando isso.

A minha curiosidade agora é saber como o estilo será explorado por outros desenvolvedores, pois apesar de o original ter sido lançado há quase duas décadas, esse sucesso recente já deve estar chamando a atenção de muitas empresas.

Fonte: PCGamesN

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários