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Jon Hare, Sociable Soccer e a arte de desafiar gigantes

Para divulgar a data de lançamento do Sociable Soccer 24, criador do Sensible Soccer ataca EA e modelo de monetização dos jogos de futebol da empresa

23 semanas atrás

Nós estamos acostumados a ver duelos acalorados entre duas franquias poderosas na indústria de games e quando um pequeno se dispõe a entrar nessa briga, normalmente são sumariamente ignorados. Um dos maiores desafios para esses "Davis" está na falta de verba para a divulgação, mas ao apontar sua metralhadora para o líder do mercado, o criador do Sociable Soccer 24 encontrou uma maneira de estar em evidência.

Sociable Soccer 24

Crédito: Divulgação/Tower Studios

Embora não tenha a fama de um Shigeru Miyamoto, um Peter Molyneux ou um Sid Meier, Jon Hare pode ser considerado um dos pilares dos videogames no Reino Unido. Com Chris Yates, ele fundou a Sensible Software, empresa que durante as décadas de 80 e 90 respondeu como uma das desenvolvedoras mais importantes da Europa e um dos motivos para isso atendia pelo nome Sensible Soccer.

Embora a franquia criada por Hare tenha alcançado seu ápice nos anos 90, ele conseguiu uma façanha e tanto ao emplacar um grande sucesso em cada década desde o lançamento do MicroProse Soccer, em 1988. Depois disso, ainda vieram o Sensible World of Soccer, em 1994, o Sensible Soccer Mobile, em 2004 e o Socieable Soccer, em 2019 (via Apple Arcade).

Pois é com essa última criação que Jon Hare pretende atingir, ou pelo menos incomodar, os principais jogos de futebol disponíveis no mercado. Mas sem todo o vultoso orçamento que uma Electronic Arts ou uma Konami pode dedicar não só à produção, mas também as campanhas de marketing, o experiente game designer decidiu apostar num modelo de negócios menos predatório — e naquilo que os americanos chamam de trash talk.

Sociable Soccer 24

Crédito: Divulgação/Tower Studios

Com a data de 16 de novembro tendo sido definida para o lançamento do Sociable Soccer 24 e a divulgação de um trailer com um pouco da jogabilidade, Hare enviou um comunicado à imprensa que chama a atenção pela maneira como ele defende sua criação. Na nota, o inglês diz o seguinte:

“Hoje, enquanto o EA Sports FC e similares estão inadvertidamente preparando crianças como apostadores ao embalar suas simulações superfaturadas cheias de loot boxes e todas as formas de armadilhas financeiras, o nosso jogo é o único no mundo que oferece futebol arcade, repleto de diversão por menos da metade do preço E com 13 mil jogadores de futebol do mundo real licenciados pela FIFPro para serem debloqueados gratuitamente.

Nós não podemos competir com esses filhos da p*** corporativos no que diz respeito aos seus cofres de marketing de guerra de US$ 200 milhões ou seus gráficos ‘quase realistas até que comecem a se mover’, mas podemos limpar o chão com eles quando se trata do valor pelo dinheiro e jogabilidade.”

Hare ainda garantiu que todos aqueles que compraram o Sociable Soccer enquanto estava como em Acesso Antecipado no Steam terão direito a uma cópia dessa versão completa, com ela sendo disponibilizada no serviço da Valve e também aproveitou para provocar a Electronic Arts mais um pouco.

“Não sou de me gabar,” brincou Jon Hare. “Mas eu tive um jogo de futebol na primeira colocação em cada uma das quatro décadas passadas, então espero que seja apenas uma questão de tempo antes que a nossa série Socieable Soccer alcance o todo novamente. Isso já nos trouxe sucesso e muito dinheiro, mas para mim, não é o suficiente. O que eu adoraria mais do que tudo é me sentar no topo da pilha novamente, pela última vez, e me gabar de sobreviver ao FIFA e finalmente acertar as contas com a EA.”

Crédito: Divulgação/Tower Studios

Atualmente, um jogo de futebol derrubar a franquia da EA Sports do seu trono é algo difícil de imaginar, principalmente em se tratando de uma produção de muito menor porte e sem o apoio de uma editora de peso. Contudo, mesmo que Jon Hare alcance seu objetivo e consiga levar seu Sociable Soccer 24 a se tornar o mais vendido por alguns dias ou mesmo semanas, a empresa que se tornou seu alvo não deve estar preocupada, afinal, suas microtransações continuarão rendendo centenas de milhões de dólares.

Mas não podemos negar que o game designer inglês tenha sido muito inteligente ao partir para esse tipo de abordagem. Ao criticar abertamente a maneira como a EA lida com o (antigo) modo FUT, ele deu voz a muitas pessoas, inclusive a várias que nem jogam FIFA/EA Sports FC. Além disso, quem não gosta de torcer para os azarões? De pensar na possibilidade de um anarquista quebrar o sistema?

Porém, mesmo com o jogo de Jon Hare contando com recursos chamativos, como a parceria com a associação que representa os jogadores profissionais de futebol (FIFPro) e a promessa de dados atualizados para a temporada 23/24, não acho que isso o exima de algumas críticas, mesmo admitindo que aquilo que direi seja um tanto subjetivo.

Crédito: Divulgação/Tower Studios

Para começar, eu não tenho nada contra jogos de futebol que pendem para o lado arcade, até me divirto com alguns deles, mas a velocidade do que foi mostrado no trailer do Sociable Soccer 24 me pareceu muito alta. Com ele funcionando de maneira tão frenética, a impressão é de estarmos vendo um pinball, o que não é o que gostaria de ver num jogo de futebol.

Também não me agrada a maneira como o título tem sido divulgado no Steam, onde é dito que ele conta com uma parte visual "aprimorada pela tecnologia gráfica de ponta". Tudo bem, isso pode valer quando olhamos para os jogos anteriores de Hare, mas se colocado ao lado de um EA Sports FC, um eFootball ou até mesmo o que vem prometendo o UFL (aqui e aqui), tal descrição chega a flertar com uma propaganda enganosa.

Por fim, Jon Hare não mentiu ao afirmar que o Sociable Soccer 24 será vendido por menos da metade de um EA Sports FC, mas mesmo tendo ficado interessado em experimentar seu jogo, ainda acho o valor de US$ 29,99 muito alto. Eu não sei por quanto ele chegará ao Brasil, mas mesmo que por aqui saia mais barato, custando por volta de R$ 100, não estarei disposto a gastar tudo isso num título que, com um pouco de boa vontade, parece ter saído para o PlayStation 2.

PS: Sociable Soccer 24 também deverá ganhar versões para Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series S|X, mas em data ainda não definida e provavelmente custando mais do que no PC.

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