Meio Bit » Games » EA Sports FC 24 — A volta dos que não foram

EA Sports FC 24 — A volta dos que não foram

Com sua principal mudança estando no nome, EA Sports FC 24 entrega o jogo divertido de sempre, mas é econômico quando se trata de inovações

23 semanas atrás

Trazendo consigo o lema “O jogo de todo mundo” e o fim das amarras supostamente impostas pela FIFA, o novo simulador de futebol da Electronic Arts já está entre nós! Início de uma nova era para uma das franquias mais bem sucedidas da indústria, o EA Sports FC 24 pode falhar por implementar poucas inovações, mas acerta quando se trata da quantidade de conteúdo oferecido e da diversão proporcionada.

EA Sports FC 24

Crédito: Divulgação/EA Sports

Quando surgiram os primeiros rumores de que a EA não renovaria a parceria que perdurou por quase 30 anos, fiquei curioso para saber como isso afetaria o jogo de futebol que se tornou o meu favorito na época do Xbox 360. Num primeiro momento, desconfiei que isso não passaria de uma simples mudança de nome, algo que tiraria o sono da equipe de marketing da editora e acho que eu não estava errado.

De acordo com a desenvolvedora, o EA Sports FC 24 traz uma série de elementos que, juntos, tentam recriar uma partida de futebol, algo bem mais complexo do que muitos podem imaginar. Uma dessas ferramentas é o HyperMotionV, sistema de animação gerado a partir da captura de movimentos de 22 atletas em 180 jogos disputados em torneios como a Champions League masculina e feminina.

Graças a essa técnica, os profissionais da empresa conseguiram adicionar mais fisicalidade ao jogo, fazendo com que a disputa entre os jogadores se tornasse mais precisa. Assim, um atleta mais forte terá vantagem ao dividir uma bola ou buscar espaço.

Outro ponto em que a equipe avançou foi no sistema que eles batizaram como AcceleRATE, agora em sua versão 2.0. Com ele, a velocidade de arranque dos jogadores virtuais pode variar, passando para sete arquétipos e assim permitindo que o EA Sports FC 24 conte com uma maior variedade de estilos de corrida.

Crédito: Divulgação/EA Sports

Já na parte da inteligência artificial, as animações do jogo podem ser divididas em três partes: a AI Mimic, que cuida da movimentação dos atletas em si e recria o estilo de mais de 1200 jogadores do mundo todo; uma IA responsável pela física da bola, que visa reproduzir os passes, chutes, cruzamentos e cobranças de faltas da melhor maneira possível; e por fim, a StretchSense, uma inteligência artificial específica para as mãos e dedos, algo que provavelmente passará despercebido por grande parte de quem experimentar o jogo.

Tudo isso é gerado pela Frostbite, uma das engines mais poderosas do mercado e que recebeu o incremento da Sapien, uma tecnologia que, segundo a EA Sports, é capaz de gerar personagens anatomicamente dez vezes mais precisos. Até mesmo as roupas receberam um upgrade nesta nova versão, passando a reagir de maneira mais realista a puxões e aos movimentos dos atletas.

Já na parte da apresentação, o EA Sports FC 24 trouxe mudanças na interface, no menu principal e adicionou o Intelligent Broadcast Augmented Reality (AR), que coloca gráficos no campo para nos ajudar a entender o que está acontecendo nas partidas, como, por exemplo, em qual parte do campo o jogo está sendo mais ou menos disputado.

Dessa vez também temos uma visão em primeira pessoa do árbitro, que é acionada quando ele apita uma falta ou está se encaminhando para aplicar um cartão. A ideia é bacana, mas interrompe o fluxo da partida e tenho certeza de que na maioria das vezes as pessoas simplesmente cancelarão a animação, até por o recurso adicionar pouco à imersão.

EA Sports FC 24

Crédito: Divulgação/EA Sports

Porém, quando vamos a campo é que fica claro o quanto os estúdios da EA em Vancouver e Bucareste resistiram em arriscar. Por um lado, quem tem gostado da jogabilidade da série nos últimos anos sabe que não terá grandes surpresas neste aspecto, mas por outro, é difícil não ficar com a sensação de que estamos jogando o mesmo título de outras temporadas, apenas com atualizações nas equipes e pequenas melhorias na inteligência artificial e física.

Dentre as novidades implementadas no EA Sports FC 24, a mais significativa atende pelo nome PlayStyles. Substituindo o que antes ficava na aba Característica na ficha dos jogadores, ela funciona como habilidades cujo objetivo é diferenciar os jogadores, estando dividida em seis categorias: Marcando Gols, Passes, Controle de Bola, Defesa, Físico e No Gol.

Assim, é possível que um atleta seja muito bom em cabecear, outro seja melhor em fazer passes mais arriscados, ou ainda existam aqueles que são exímios dribladores. Já um goleiro pode ser excelente em trabalhar com os pés ou um zagueiro se destaque pela marcação individual.

Essa mudança tornou mais fácil entender como podemos aproveitar as habilidades dos melhores jogadores, até porque, um ícone é mostrado sobre eles sempre que utilizamos um PlayStyles+, que são versões ainda melhores desses “superpoderes”. Mesmo sendo uma adição que muitos considerarão pequena, há de se elogiar a tentativa dos produtores de fazer com que cada jogador (ou a maior quantidade possível deles) se comporte de maneira única em campo.

Um bom exemplo disso é o atacante Erling Haaland. Vê-lo correndo e anotando gols pelos campos virtuais do EA Sports FC 24 é como estas assistindo a uma partida pela televisão, com o gigante norueguês parecendo muito mais forte que a maioria dos outros jogadores e sua movimentação tendo sido fielmente recriada.

No caso de uma das maiores revelações do futebol nos últimos anos, essa fidelidade nem chega a surpreender, afinal ele estampa a capa do jogo, mas a atenção aos detalhes pode ser vista em vários outros jogadores e jogadoras, como Vinícius Jr., Jude Bellingham, Mohamed Salah, Sam Kerr ou Alexia Putellas.

Crédito: Divulgação/EA Sports

Por sinal, também é muito positivo ver que as mulheres ganharam mais espaço nesta temporada. Além das seleções — que estão presentes desde o FIFA 16 —, agora também temos duas novas ligas nacionais, Alemanha e Espanha, que se juntam as da Inglaterra, Estados Unidos e França nas competições femininas. Porém, ainda há de se lamentar não podermos criar atletas mulheres ou comandar uma dessas equipes no modo Carreira.

E por falar em Carreira, ele continua sendo o meu modo favorito. Para mim, é muito divertido poder pegar um time pequeno e levá-lo ao topo do mundo, sempre buscando jogadores que caibam num orçamento enxuto e fazendo dinheiro com aqueles que se destacam.

Dessa vez, um dos principais destaques da Carreira está nos momentos que antecedem a partida, com o EA Sports FC 24 nos dando a possibilidade de estudar o adversário ou realizar treinos que nos darão melhorias temporárias. Nós ainda ganhamos acesso a um sistema reformulado de estratégia, onde é possível implementar táticas que melhor encaixem no nosso estilo de jogo ou aos atletas.

Também achei interessante uma câmera que nos coloca no lugar do técnico, sendo possível assistir às partidas e comandar o time da beirada do campo, sem estarmos no controle direto dos atletas. É mais um recurso que provavelmente poucos utilizarão, mas que foi uma bela sacada dos desenvolvedores. O que lamento é eles ainda não nos darem a possibilidade de fechar contratos de patrocínios para os clubes que criamos, com as marcas aparecendo nos uniformes.

EA Sports FC 24

Crédito: Divulgação/EA Sports

Além disso, temos o retorno dos outros modos do ano passado, como o Volta, o Pro Clubs ou o Ultimate Team, que devido o rompimento com a FIFA, perdeu o apelido de FUT. Em todos temos pequenas mudanças, mas nada que vá desagradar à maioria ou servir para chamar novos jogadores.

O importante aqui é que continuamos tendo opções para todos os apaixonados por futebol, cabendo ao jogador escolher como passará seu tempo assumindo o controle dos principais atletas do mundo.

Uma das frases mais conhecidas do futebol diz que “em time que está ganhando, não se mexe” e ela pode até fazer algum sentido. Porém, com o seu primeiro jogo pós-rompimento com a FIFA, a EA Sports levou essa máxima ao extremo, entregando um título que mantêm os erros e acertos das últimas versões, mas que muitas vezes passa um ar de ser um tanto preguiçoso.

De certa forma, é compreensível que a EA não tenha partido para mudanças drásticas nesta versão, afinal eles precisavam mostrar ao mundo que a perda da marca da principal entidade do esporte não afetaria a qualidade geral.

No entanto, o EA Sports FC 24 não deverá conquistar novos jogadores, mas também dificilmente desagradará os fãs de longa data, pelo menos não aqueles que não esperavam grandes novidades. Para mim, a série continua tão divertida quanto antes, mas pela primeira vez em bastante tempo senti falta de algumas novidades, senti que queria mais mudanças do que apenas no nome.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários