Meio Bit » Games » It's a Wrap! — Luz, câmera, ação e quebra-cabeças!

It's a Wrap! — Luz, câmera, ação e quebra-cabeças!

Misturando quebra-cabeças com jogo de plataforma, It's a Wrap! é uma novidade bastante criativa e que nos coloca no papel de diretor e astro de cinema

25 semanas atrás

A primeira vez que ouvi falar em It's a Wrap!, fiquei fascinado pela sua proposta: um jogo que misturaria plataformas com quebra-cabeça e que nos colocaria tanto como um diretor de cinema, como estrela de filmes de ação. Eis que após experimentá-lo, comprovei que o jogo do Chanko Studios é até melhor do que eu esperava.

It's a Wrap

Crédito: Divulgação/Chanko Studios

Se passando numa Hollywood dos anos 80, nele acompanharemos as desventuras de Johnny Rush, um astro do cinema conhecido por dispensar dublês durante as filmagens. Mas enquanto o levemente arrogante sujeito se orgulha disso, a “coragem” também o fará estar sempre sofrendo para entregar as melhores cenas.

Com cada fase se passando numa cena de ação diferente, ao entrarmos nelas nos será mostrado um roteiro que explicará como deverá ficar a versão final. Pois é a partir daí que It's a Wrap! mais brilha.

Com a tela dividida em duas partes, na de cima veremos Johnny esperando no set, com o caminho a sua frente oferecendo os mais variados perigos. Já na parte de baixo teremos uma linha do tempo típica de qualquer programa de edição de vídeos e será com ela que poderemos manipular objetos, adereços, efeitos especiais e outros atores.

Imagine, por exemplo, diversas plataformas que emergem de maneira independente de uma poça de lava. Com o protagonista precisando chegar ao outro lado, pegar um tesouro e fugir do vulcão que está preste a entrar em erupção, teremos que controlar o tempo exato em que cada peça subirá, movendo seus respectivos controles deslizantes e sempre nos preocupando em garantir que o ator não morra. Porém, falhar será uma constante.

Crédito: Divulgação/Chanko Studios

Nesta etapa o título se comportará como um quebra-cabeça, com ele nos obrigando a tentar entender como e quando cada item reagirá às nossas escolhas. Mas mesmo com a opção de rodarmos a cena sem a participação do Johnny, ele ainda precisará se arriscar, pois em It's a Wrap!, o timing será fundamental.

Então, com tudo supostamente acertado, a fase se transformará num jogo de plataforma, onde precisaremos lembrar cada movimento que configuramos para os objetos e tentar aproveitá-los no moimento certo, sem que o protagonista seja amassado, metralhado, queimado ou sofra outras inúmeras mortes.

O jogo aproveita os momentos em que fracassamos de forma bem-humorada, lembrando os desenhos clássicos com os quais crescemos. E quando isso acontecer, basta voltar para o modo de planejamento, fazer os ajustes que considerar necessário e rodar mais um, dois ou quantos takes forem necessários.

Ao encontrarmos a solução para cada desafio, as fases parecerão curtas, com It's a Wrap! nos oferecendo apenas 28 delas, estando divididas em três filmes para serem “gravados”. Porém, alguns quebra-cabeças se mostrarão bastante complicados, com vários objetos precisando sem controlados para que tenhamos sucesso e o processo de tentativa e erro poderá nos levar a vários takes.

Muitas vezes essa repetição poderá ser frustrante, principalmente nos estágios mais avançados e com o diretor pegando no nosso pé. No entanto, o jogo conta com um sistema de dicas que poderá nos ajudar a avançar, mas isso nos fará perder a satisfação em ver que encontramos a solução para algo que durante vários minutos parecia impossível de ser superado.

Crédito: Divulgação/Chanko Studios

No caso da versão para Nintendo Switch, jogar no modo portátil nos permitirá usar a tela sensível ao toque para mover os controles na linha de tempo, o que tornará a experiência bem mais intuitiva. Já com o videogame ligado a uma TV, os controles não serão ruins, mas certamente não parecerão tão naturais quanto da outra maneira ou mesmo usando o mouse no PC.

Também gostei da maneira suave como o jogo roda no videogame da Nintendo, pois mesmo com seus gráficos cartunizados e sem toda a pirotecnia dos títulos de grande porte, eu temia a queda de frames ou telas de carregamento muito longas, o que não acontece.

It's a Wrap! é um jogo que pode se orgulhar de algo raro, que é praticamente não possuir pontos negativos. Alguns poderão reclamar da sua duração um tanto curta, sensação essa que acaba sendo reforçada pela sua proposta ser tão interessante e divertida.

It's a Wrap

Crédito: Divulgação/Chanko Studios

Numa indústria muitas vezes criticada por resistir tanto a arriscar, o Chanko Studios merece elogios por unir duas ideias tão diferentes e conseguir fazer com que elas dessem origem a uma mecânica inovadora e desafiadora. E ao embrulhar tudo isso com uma boa dose de humor e uma direção artística que combina perfeitamente com o tom satírico do jogo, eles chegaram a uma das grandes surpresas de 2023.

Até pela sensação de que o jogo está recebendo menos atenção do que merece, a minha torcida é para o It's a Wrap! venda suficientemente bem a ponto de garantir a produção de uma sequência ou mesmo o lançamento de expansões que nos coloquem no comando de mais filmes. A ideia está ali, é bastante criativa e foi muito bem executada, mostrando como pode ser divertido dividir o cargo de um diretor de cinema com o de uma estrela de filmes de ação.       

No cinema, a expressão “it's a wrap” costuma ser dita quando a gravação de uma cena é finalizada, podendo ser traduzida como “encerramos por aqui” ou “por hoje é só”. Após concluir qualquer fase no jogo do Chanko Studios, essa sensação de dever cumprido se fará presente e tomara que eles não demorem muito para nos dar uma continuação. Johnny Rush merece muito mais!

It's a Wrap! está disponível para Nintendo Switch e PC. No Steam é possível jogar uma demonstração e se você achou sua proposta confusa, experimentar essa versão poderá fazer com que  entenda melhor como sua mecânica funciona.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários