Meio Bit » Games » Venba — servindo puzzles com realidade dos imigrantes

Venba — servindo puzzles com realidade dos imigrantes

Venba mostra como puzzles podem ser usados para narrar a dura realidade da imigração, e o choque entre culturas e gerações

31 semanas atrás

À primeira vista, Venba parece ser um simples puzzle game com temática culinária, similar à série Cooking Mama, mas o título, assim como ogros, cebolas e biryani, tem camadas. A obra da Visai Games usa a jogabilidade como um artifício, para contar o drama vivido por muitos imigrantes em um novo país.

Venba (Crédito: Divulgação/Visai Games)

Venba (Crédito: Divulgação/Visai Games)

O resultado é um game que, embora curto demais, narra as dificuldades enfrentadas por aqueles que deixam sua terra natal em busca de uma vida melhor, os conflitos com outra língua e costumes, a aceitação, e o distanciamento entre eles e seus filhos nascidos após a imigração, que não conhecem, ou conscientemente ignoram, suas origens étnicas e culturais.

Venba é curto, porém relevante

Venba é o game de estreia da Visai Games, uma desenvolvedora indie canadense formada por filhos de imigrantes Tamil, um grupo étnico do Sri Lanka (~15% da população) e sul da Índia. Os tamils possuem sua própria língua, valores e costumes, e claro, uma rica e interessante cultura culinária.

A história do game gira ao redor de Venba, uma jovem indiana que emigrou para o Canadá com seu marido, Paavalan, em busca de melhores oportunidades, para eles e seu filho Kavin, nascido no ocidente. Como forma de se manter conectada com sua herança étnica, o casal procura reproduzir o ambiente indiano em casa, o que inclui a culinária.

Ao emigrar, Venba recebeu o livro de receitas de sua mãe, e é aqui que os puzzles entram.

Venba (Crédito: Reprodução/Visai Games)

Venba (Crédito: Reprodução/Visai Games)

O livro em questão, como todo guia de receitas familiar, está danificado pelo uso e passagem do tempo; há partes faltando, textos borrados, procedimentos ilegíveis, e assim, as receitas são exercícios de tentativa e erro.

Nos primeiros capítulos, jogando como Venba, você consegue entender boa parte dos textos, e algumas passagens deverão ser tentadas na base do chute, como qual ordem de ingredientes a colocar na panela. Você terá que usar alguns utensílios típicos da culinária tamil, como o vaporizador próprio para puttu, mas há sempre uma lógica a ser seguida. Claro, o game dá dicas para você não empacar.

Os pratos são bem variados. Segundo Abhi, líder de design e programador-chefe da Visai Games, o desafio para Venba foi selecionar receitas que poderiam ser adaptadas como quebra-cabeças, sem perder a fidelidade para o público tamil, nem deixar difícil demais para o público geral. No fim, as opções que entraram no cardápio final "já eram puzzles", segundo o desenvolvedor.

Além de puttu, o jogador terá a oportunidade de ver o processo tradicional na preparação de pratos como idlis, biryani e dosa, entre outros, e provavelmente muitos vão sair de Venba direto para o restaurante tamil mais próximo.

Venba (Crédito: Reprodução/Visai Games)

Venba (Crédito: Reprodução/Visai Games)

Venba é dividido em 7 capítulos, com 5 processos detalhados de receitas a serem recriadas, mas o título é bastante curto; é possível terminá-lo em apenas 90 minutos, embora, de novo, o foco do game esteja na narrativa, que foi muito bem desenvolvida.

Entre idlis e pizzas

A narrativa de Venba é desfiada ao longo de várias décadas. O primeiro capítulo se passa nos anos 1980, com Venba e Paavalan tentando se ajustar à nova vida, mas tendo dificuldades que todo imigrante enfrenta, com a língua, costumes, e desemprego. Enquanto o casal considera a possibilidade de voltar para a Índia, vem a surpresa: Venba está grávida.

A chegada de Kavin se torna o principal motivo para o casal permanecer no Canadá, de modo a dar ao seu filho melhores oportunidades na vida que eles tiveram, mas isso também se reverte em conflitos e dificuldades, conforme o tempo passa. O garoto, que prefere ser chamado de "Kevin", mal fala tamil, enquanto seus pais não falam inglês em casa, por optarem reproduzir o ambiente natal no convívio do lar.

Kavin se assimilou à cultura ocidental com mais sucesso que seus pais, que por fazerem de sua casa um pedacinho da Índia, acabaram com dificuldades em conseguir empregos melhores justamente pela pouca intimidade com o inglês, uma realidade que muitos imigrantes vivem por um motivo ou outro. Ao mesmo tempo, se integrar à sociedade pode custar os laços com sua cultura originária.

Venba (Crédito: Reprodução/Visai Games)

Venba (Crédito: Reprodução/Visai Games)

No caso de Kavin, isso volta para mordê-lo mais adiante no game, ao checar o tal livro de receitas e descobrir que ele está escrito em tamil. Por ser Venba quem o usava anteriormente, ela entendia o pouco que estava escrito, e nós também, mas como o filho só compreende o inglês, a barreira linguística passa a ser refletida no gameplay também para o jogador.

Na superfície, Venba parece e se posiciona como um passatempo divertido entre puzzles e pratos étnicos, enquanto a real intenção da Visai Games era mostrar ao público o ponto-de-vista de imigrantes passando por problemas e privações, tanto pelas dificuldades de adaptação, quanto pela relutância em querer preservar costumes em outra terra, mesmo que isso lhe traga dificuldades.

A própria Venba admite a Kavin, em um determinado momento, que embora ele não se mostrasse interessado por nada da cultura tamil, ela e Paavalan "pesaram a mão" sobre o filho, ao exigir que assimilasse elementos de sua cultura à força, enquanto o game dá a entender que o gatoro era discriminado na escola por ser filho de imigrantes.

Isso fica ainda mais evidente após eventos ocorridos no 3.º capítulo, o único que não inclui puzzles, envolvendo seu pai, originalmente um escritor na Índia que não consegue trabalho em sua área no Canadá; da mesma forma, Venba tem sérias dificuldades em seu emprego como professora, enquanto Kavin, já adulto, conseguiu entrar em uma universidade.

Em uma entrevista, Abhi disse que o objetivo original era fazer do game uma história sob a perspectiva de um imigrante de segunda geração, como Kavin, mas a equipe considerou que "a 1.ª geração (Venba e Paavalan) tem histórias mais interessantes para contar", devido o choque de culturas.

Venba (Crédito: Reprodução/Visai Games)

Tecnicamente, Venba apresenta uma animação simples, com gráficos cartunescos que aproximam o game de uma visual novel, enquanto o som é bem vívido, tanto nos efeitos durante a preparação dos pratos, quanto nas músicas cantadas em tamil, escolhidas a dedo pela equipe da Visai Games.

Conclusão

Venba é como um prato que comemos devagar para aproveitar mais, até porque ele é bastante curto, mas talvez um gameplay mais extenso diluísse a narrativa; mesmo breve, o jogo da Visai Games equilibra sua duração com uma história relevante sobre pertencimento, cultura e choque de gerações, (não tão) oculta sob puzzles de culinária.

Mesmo a "turma da calculadora", que adora definir o mérito de um game avaliando seu custo em relação à sua duração, não tem desculpa desta vez para ignorar este título, que chegou ao Xbox Game Pass no lançamento.

Venba (Crédito: Reprodução/Visai Games)

Venba não é um game que deve figurar entre os melhores de 2023, mas é um dos indies mais diferentes do ano, que entrega uma história e puzzles interessantes, que fará o jogador olhar com mais atenção para a realidade de nossos irmãos imigrantes.

E também vai deixar muita gente com fome.

Venba — Ficha Técnica

  • Plataformas — PS5, Xbox Series X|S, Xbox One, Nintendo Switch e Windows (analisado no Xbox Series X);
  • Desenvolvedora — Visai Games;
  • Distribuidora — Visai Games;
  • Classificação Indicativa — 10 anos.

Pontos fortes:

  • Visual único e atraente;
  • Puzzles inteligentes, sem serem fáceis demais;
  • Narrativa envolvente sobre a realidade de imigrantes em um novo país.

Ponto fraco:

  • Muito curto.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários