Dori Prata 18/08/2023 às 10:30
Lá se vão quase 18 anos desde o lançamento do Xbox 360 e um dos maiores méritos daquele videogame foi contribuir (e muito) para a popularização da distribuição digital nos consoles. Conhecida como Xbox Live Marketplace, a loja facilitou a acesso aos jogos, mas agora sabemos que o serviço já tem uma data para deixar de funcionar e com isso, muitos títulos não poderão mais ser comprados.
A triste notícia foi dada pela própria Microsoft, que marcou para o dia 29 de julho de 2024 o fatídico fim da loja virtual do Xbox 360. A partir desta data, não será mais possível adquirir jogos, DLCs ou qualquer outro conteúdo lançado digitalmente para o console, seja através dele ou do site marketplace.xbox.com.
Também foi revelado que o aplicativo Microsoft Movies & TV será desativado naquele console, o que significa que todo o conteúdo que você eventualmente possua deixará de ser acessível por ele. Ou seja, para poder assistir aos filmes e séries que tiver comprado, o usuário precisará fazer isso no Windows ou nos consoles mais novos.
Felizmente, quando se trata dos jogos a situação é um pouco melhor. “Você ainda poderá jogar os games que comprou para o Xbox 360,” diz o comunicado da fabricante. “Se você comprou o jogo digitalmente ou possui um disco físico, poderá entrar e jogar. Se você deletou um jogo que tiver comprado, mas quer jogar de novo, você ainda será capaz de baixá-lo novamente.”
Também é importante citar que esse acesso valerá tanto para quem desejar jogar no Xbox 360, quanto para quem for fazer isso no Xbox One ou Xbox Series S|X, desde que tais jogos sejam retrocompatíveis, é claro. Tais jogos também continuarão à venda nas lojas dos sucessores do 360 e não precisamos nos preocupar com as partidas online, já que elas não serão afetadas pelo fechamento do Xbox Live Marketplace.
Contudo, isso não quer dizer que não tenhamos motivos para lamentar. Para tentar entender o real impacto do fim da loja do Xbox 360, o site Video Games Chronicle fez um levantamento e o resultado é assustador: de certa forma, cerca de 220 jogos simplesmente desaparecerão a partir de 29 de julho de 2024!
Para chegar a tal número, eles levaram em consideração os jogos que estão disponíveis para venda apenas digitalmente, portanto, aqueles que fazem parte do Xbox Live Arcade. Além disso, os títulos que podem ser jogados no Xbox One e Xbox Series S|X também foram tirados da equação, fazendo com que dos 619 listados na loja dos Estados Unidos, restassem os tais 220.
O site ressalta que vários desses jogos ainda poderão ser adquiridos em versões para o Xbox One e Xbox Series S|X, como é o caso do Valiant Hearts: The Great War, Brothers: A Tale of Two Sons ou o Life is Strange. Isso faz com que suas “perdas” no Xbox 360 sejam menos sentidas, mas nem por isso não dignas de nota.
Abaixo você confere a lista completa e mesmo sem estudá-la com muito cuidado é fácil entender por que o fechamento de uma loja virtual é algo tão ruim. É triste pensar que os próximos meses podem ser a última oportunidade que teremos para adquirir jogos como Amy, criação de Paul “Flashback” Cuisset; o lendário Call of Duty Classic; o divertido Renegade Ops; o vibrante Rez HD; ou ainda o Vigilante 8 Arcade.
|
|
Seria muito bom se a Microsoft fizesse uma parceria com as editoras para realizar uma promoção em que boa parte desses títulos nos fossem oferecidos por valores mais baixos. Mas sem a sinalização de algo assim, o jeito será quebrarmos o porquinho e garantir nossas cópias de alguns desses títulos. Isso considerando que você ainda possua um Xbox 360.