Meio Bit » Games » Os perturbadores sorrisos dos personagens de Starfield

Os perturbadores sorrisos dos personagens de Starfield

Sabe a impressão de que os personagens do Starfield estão "mortos por dentro"? Pois uma artista explicou por que a animação facial no jogo é tão estranha

28 semanas atrás

Nos últimos dias tenho me divertido bastante enquanto exploro o espaço no mais recente jogo da Bethesda, o Starfield. Porém, ao mesmo tempo em que a Creation Engine 2 tem oferecido belos e detalhados cenários, o mesmo não pode ser dito dos personagens que foram criados para o jogo, com eles quase sempre parecendo estranhos e pouco realistas. O que eu não sabia é que existe uma explicação para isso.

Starfield

Crédito: Divulgação/Bethesda

Quem levantou o debate foi Delaney King, uma designer de personagens que trabalhou na criação de jogos como Dragon Age, God of War, Civilization IV, Stellaris e Dungeon & Dragons Online. Aproveitando sua experiência na área, ela usou o Twitter (desculpem, sou velho, tenho dificuldade em adotar mudanças) para explicar o motivo para os personagens do Starfield destoarem tanto.

Segundo King, a maior parte do problema estaria no sorriso falso das figuras, algo que pode ser explicado pelo que é conhecido como “Sorriso Duchenne”. O termo é uma homenagem a Guillaume-Benjamin-Amand Duchenne, neurologista francês que no século XIX estudou o rosto humano, seus músculos e impacto nas nossas expressões faciais.

Graças as pesquisas realizadas, o médico notou que dois músculos tinha um papel fundamental em passar uma sensação de sorriso natural: o Zigomático Maior, que afeta a aparência da boca; e o Orbicular do Olho, que atua diretamente na bochecha e pálpebras.

Pois foi usando esse conceito que Delaney King explicou o problema do Starfield. “Quando você sorri e esse músculo [indicando o Orbicular do Olho] não contrai, você tem um ‘sorriso falso’,” explicou a artista.

Como mostrado por ela, no jogo os personagens sorriem apenas com a parte inferior do rosto, mas não pense que isso é uma exclusividade da criação da Besthesda. No mundo real, dois bons exemplos do que nào se encaixa como Sorriso Duchenne são o Capitão Pátria, brilhantemente interpretado por Antony Starr na série The Boys, e András Arató, que deu origem ao meme Hide the Pain Harold.

“András Arató é famoso pelo seu sorriso,” King continuou com sua explicação. “Parece que o seu Orbicular do Olho não contrai muito, mesmo com um sorriso genuíno, resultando no clássico meme ‘morto por dentro’. Os pés de galinha sugerem que o músculo está tenso, mas ele simplesmente não parece ir muito além do normal.

O Zigomático Maior está tenso o suficiente para criar o sulco nasolabial, mas não ergue os lados da boca tanto quanto o bucinador puxa os lábios para trás.”

Delaney então faz questão de deixar claro que não sabe qual técnica foi utilizada para criar a animação facial dos personagens do Starfield, mas que a solução para acabar com essa aparência assustadora seria fazer ajustes manuais.

Além disso, ela apontou há ainda outro detalhe que tem ajudado a fazer com que tais personagens pareçam tão estranhos: a maneira como seus olhos se movem nas órbitas sem que as pálpebras cubram a parte branca superior. Quer saber o quanto isso pode ser perturbador? Então dê uma olhada nessa compilação abaixo.

No entanto, a artista especula que essa pode ter sido uma escolha parcialmente intencional, já que isso só deveria acontecer quando os NPCs (Non Playable Character) são ameaçados ou sacam uma arma. “A parte branca superior dos olhos só fica exposta nos humanos quando estamos numa luta ou fugindo,” explicou. “Abrimos mais os olhos para permitir a entrada de mais luz. Isso significa que estamos aterrorizados ou prestes a atacar.”

Ver uma superprodução como esta e que passou tantos anos em desenvolvimento sofrer com algo aparentemente tão simples pode parecer absurdo, mas prefiro ver por outro lado. Para mim, as explicações de Delaney King servem, principalmente, para mostrar como é difícil criar um jogo.

Se até hoje as empresas encontram uma enorme dificuldade para fazer com que portas funcionem de maneira minimamente satisfatória, imagine como pode ser complicado recriar algo tão complexo quanto expressões faciais? “Muitas pessoas de vários departamentos precisam se coordenar e ter o dinheiro e o tempo para fazer isso corretamente,” disse King. “E as chances de todos conhecerem a anatomia facial humana, as expressões e as filas de comunicação visual não são altas.”

Crédito: Divulgação/Bethesda

O detalhe é que, no Starfield, a sincronia labial funciona bem, mas penso que aquilo que deveria ser visto como um ponto positivo pode estar ajudando a fazer com que seus personagens caiam no vale da estranheza.

Ainda assim, o título tem se mostrado um enorme sucesso, com mais de seis milhões de pessoas o jogando e consequentemente fazendo dele o maior lançamento da Bethesda. No entanto, há de se resslatar que das mais de 64 mil avaliações feitas no Steam, 17 mil foram negativas, com as reclamações indo desde uma grande quantidade de bugs até a falta de originalidade, com muitos alegando que o jogo é exageradamente parecido com as criações anteriores do estúdio.

De certa forma eu até concordo com essas afirmações, mas isso não tem me incomodado. Mesmo com animações faciais ruins e com a sensação de estar jogando um Fallout no espaço, a liberdade que o Starfield proporciona é algo que considero superior a qualquer problema e por isso ainda deverei passar muitas horas conhecendo o seu universo.

Ele poderia ser melhor? Não tenho dúvida disso, mas qual jogo não poderia?

Fonte: Yahoo!

relacionados


Comentários