Meio Bit » Mobile » Facebook é dono dos 4 apps mobile mais baixados da década

Facebook é dono dos 4 apps mobile mais baixados da década

Apps móveis do Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp encabeçam lista dos 10 mais baixados da década; Netflix é o campeão em gastos in-app

4 anos atrás

Que o Facebook está presente 24/7 nas vidas online de muita gente, ninguém duvida, mas os dados levantados pela App Annie, uma empresa especializada em análise de dados para aplicativos móveis pegou todo mundo de jeito: a companhia de Mark Zuckerberg é dona dos quatro aplicativos mobile mais baixados em dispositivos da década, sendo eles o Messenger, o WhatsApp, o Instagram e o próprio Facebook.

Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp

A pesquisa leva em conta downloads realizados no iOS e Android, de 2010 a 2019 (os dados combinados foram contabilizados a partir de janeiro de 2012; antes, só contam downloads em iPhones e iPads) e mostra como o Facebook dominou o cenário mobile, oferecendo os aplicativos mais procurados pelos usuários.

Ainda que o Instagram e o WhatsApp tenham sido adquiridos respectivamente em 2012 e 2014, a adoção pelos consumidores prova que o dinheiro, que não foi pouco, foi bem investido, mesmo que o último ainda não veicule anúncios (existem planos para inclui-los nos Status).

A lista dos 10 apps mobile mais baixados da década é a seguinte:

  1. Facebook;
  2. Facebook Messenger;
  3. WhatsApp;
  4. Instagram;
  5. Snapchat;
  6. Skype;
  7. TikTok;
  8. UC Browser;
  9. YouTube;
  10. Twitter.

A lista também aponta o total domínio de empresas de tecnologia norte-americanas na lista, que emplacaram 8 dos 10 apps; os demais (TikTok e UC Browser) são sem surpresa chineses, com destaque para a rede social/app musical TikTok, que se tornou uma febre global em 2019. No geral, a dominância desses aplicativos em específico não surpreende, cada um com um grau de excelência em seu setor e excelente direcionamento ao público.

Netflix é o campeão em gastos

jgryntysz / controle remoto / Pixabay / Netflix

A App Annie também analisou quais os apps em que os usuários mais gastaram dinheiro ao longo da década e os resultados foram surpreendentes: a Netflix lidera a lista, com o Spotify na 7ª posição, mostrando que mesmo após a lavação de roupa suja em público entre a plataforma de streaming de música e a Apple, por conta da porcentagem que a maçã (e o Google) coletam em cima de assinaturas feitas via apps mobile, o público prefere a comodidade e não está nem aí para quem vai a grana. Ele quer pagar e receber o conteúdo, simples assim.

Os 10 apps que mais geraram receita in-app são os seguintes:

  1. Netflix;
  2. Tinder;
  3. Pandora Music;
  4. Tencent Video;
  5. LINE;
  6. iQIYI;
  7. Spotify;
  8. YouTube;
  9. HBO Now;
  10. Kwai.

Subway Surfers, o jogo mais baixado; Clash of Clans, o mais rentável

Kiloo / Subway Surfers / Facebook

A empresa de análise também relacionou os 10 jogos mais baixados em celulares da década, que é encabeçada por Subway Surfers, o endless runner mais popular de todos, principalmente por ser gratuito e simples. Isso não é nenhuma surpresa, visto que o título lançado em 2012 foi o primeiro jogo a alcançar a marca de 1 bilhão de downloads, em março de 2018.

Por outro lado, é curiosa a completa ausência de Angry Birds e seus vários derivados.

  1. Subway Surfers;
  2. Candy Crush Saga;
  3. Temple Run 2;
  4. My Talking Tom;
  5. Clash of Clans;
  6. Pou;
  7. Hill Climb Racing;
  8. Minion Rush;
  9. Fruit Ninja;
  10. 8 Ball Pool.

Para encerrar, a lista com os 10 jogos que mais geraram receita in-app também não traz nenhuma surpresa: como esperado, Clash of Clans foi o campeão, com seu "irmão" Clash Royale na 10ª colocação. Pokémon GO emplacou o 8º lugar e Fate/Grand Order, o card game que conseguiu a façanha de ser o jogo mais comentado no Twitter em 2018, derrotando Fortnite, conquistou a 5ª posição.

  1. Clash of Clans;
  2. Monster Strike;
  3. Candy Crush Saga;
  4. Puzzle & Dragons;
  5. Fate/Grand Order;
  6. Honor of Kings;
  7. Fantasy Westward Journey;
  8. Pokémon GO;
  9. Game of War – Fire Age;
  10. Clash Royale.

Com informações: App Annie.

relacionados


Comentários