Meio Bit » Games » Sony também flerta com jogos multiplataformas

Sony também flerta com jogos multiplataformas

Após adquirir a Insomniac Games, presidente da Sony Worldwide Studios revela que empresa poderá oferecer alguns dos seus jogos como multiplataformas.

4 anos e meio atrás

Quando a Microsoft revelou ao mundo que os seus jogos criados para o Xbox  seriam lançados para o PC, confesso que não entendi muito bem a estratégia. Para mim, títulos exclusivos é aquilo que me faz decidir entre um console ou outro, mas a indústria estava mudando e a empresa enxergava mais vantagem em vender jogos, não apenas um videogame.

Ratchet & Clank, multiplataformas

Com a aquisição recente de várias desenvolvedoras, algumas pessoas passaram a se perguntar se aquela postura seria mantida e embora nem tudo o que for criado por eles deva aparecer em outros videogames, recentemente o chefe da Microsoft Studios afirmou que o lançamento de títulos multiplataformas por parte deles poderá acontecer.

Já do outro lado dessa “guerra” estava a Sony, fabricante que há muitos anos se orgulha dos estúdios que possui e que parecia não gostar muito da ideia de ver os seus jogos em outros videogames. Parecia. Ao conversar com o pessoal do Bloomberg, Shawn Layden revelou que a empresa está mais aberta à esta possibilidade do que muitos poderiam imaginar.

Nós precisamos dar suporte à plataforma PlayStation — isso é inegociável… Isso dito, vocês verão no futuro alguns títulos lançados pela minha coleção de estúdios que poderão se inclinar para bases instaladas maiores.

É bem verdade que o presidente da SIE Worldwide Studios não chegou a mencionar outros consoles, mas acredito que só a possibilidade de um dia vermos um Gran Turismo ou um Little Big Planet no PC já me parece algo muito animador. Também não podemos esquecer que não seria a primeira vez que jogos da Sony apareceriam nos computadores, já que títulos como Everquest e PlanetSide 2  já fizeram tal caminho.

Ainda assim, a declaração de Layden não poderia ter vindo em melhor hora, já que ontem foi anunciado que a Sony adquiriu a Insomniac Games. Tendo passado muitos anos desenvolvendo apenas para os videogames da empresa, na geração passada o estúdio buscou a ideia de games multiplataformas, quando criou títulos para o Xbox 360 (Fuse), para Xbox One (Sunset Overdrive), para o PC (Song of the Deep), para o Oculus Rift (The Unspoken e Edge of Nowhere) e até mesmo para o Facebook!

Contudo, a desenvolvedora manteve uma proximidade com a fabricante do PlayStation, parceria que deu origem a títulos como o Ratchet & Clank para PS4 e mais recentemente o elogiadíssimo Marvel's Spider-Man. Portanto, a surpresa deste anúncio não chega a ser a aquisição, mas percebermos que ela demorou tantos anos para acontecer.

Segundo o próprio Layden, a compra faz parte da vontade da Sony de continuar entregando jogos com forte apelo à narrativa, além de lhes proporcionar um ambiente onde os estúdios possam entregar “suas visões da vida e contar histórias que impactem as emoções e despertem o interesse nos jogadores.

Vamos esperar então para ver quais jogos a Sony pretende adotar o modelo multiplataformas e se isso significará termos um Ratchet & Clank, por exemplo, no Switch (o que não acredito). De qualquer forma, o que eu gostaria mesmo de ver era o retorno da série Resistance. Nem que fosse na forma de uma coletânea remasterizada.

Fonte: Gamasutra.

relacionados


Comentários