Meio Bit » Arquivo » Games » Heavy Rain mostra que gamers querem novidades

Heavy Rain mostra que gamers querem novidades

14 anos atrás

Como quase tudo o que é dito por Peter Molyneux, talvez haja um certo exagero na declaração do game designer sobre o Heavy Rain, mas se pensarmos um pouco no que disse David Cage, fundador da Quantic Dream e diretor do jogo, talvez o jogo possa servir mesmo como um divisor de águas da indústria.

Eu sempre disse que o sucesso ou fracasso do Heavy Rain poderia enviar uma forte mensagem à indústria dos games: se o jogo enfrentasse análises e vendas desapontantes, isso significaria que os jogadores não estão interessados em explorar diferentes formas de interação baseadas em emoções e voltadas para o público adulto.

Como o Heavy Rain foi muito bem recebido, acredito que isso afirma claramente que os jogadores estão ansiosos para jogar diferentes tipos de jogos e as editoras deveriam se atrever a assumir mais riscos e dar mais importância à criatividade. Eu acredito fortemente que a interatividade tem o potencial de se tornar uma arte, é apenas questão de tempo.

Levando-se em consideração que o jogo possui 87 de média no Metacritic e que já se aproxima de um milhão de cópias vendidas, parece mesmo que aqueles que viviam reclamando da falta de inovação por parte das produtoras resolveram apostar no filme interativo de Cage.

dori_heav_24.03.10

E vocês notaram que mais uma figura importante do ramo disse que os jogos ainda não são arte? E a sua explicação para tal raciocínio é bastante interessante, vejam:

… Os primeiros filmes foram feitos por técnicos que construíam suas próprias câmeras. Eles se tornaram arte quando os técnicos trabalharam com a parte técnica e os artistas tomaram conta do conteúdo. Espero que isso aconteça em um futuro próximo da indústria dos games. Nós temos pessoas incrivelmente talentosas que apenas precisam de tempo, um pouco de espaço e confiança para criar experiências que ninguém tenha imaginado anteriormente. É apenas uma questão de tempo.”

[via VG247]

relacionados


Comentários