Meio Bit » Games » 47% dos gamers jogam em mais de uma plataforma

47% dos gamers jogam em mais de uma plataforma

Relatório mostra que gamers estão cada vez menos agarrados a uma única plataforma; mulheres são hoje maioria em todo o globo

38 semanas atrás

O mito de que os gamers de PCs, consoles e dispositivos móveis não se misturam não resiste a dados concretos. O mais recente estudo da Newzoo, companhia de análise do mercado consumidor, revela que quase a metade de todos os jogadores globais consomem games em mais de uma plataforma.

Os dados levantados mostram que, sem surpresa, celulares e tablets são o segundo gadget tanto para a Glorious PC Gamer Master Race, quanto para os "plebeus" dos consoles, o que ajuda a fazer deles o sistema mais popular.

Quem tem PC ou console como plataforma principal também joga bastante em celulares (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

Quem tem PC ou console como plataforma principal também joga bastante em celulares (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

O estudo da Newzoo ouviu 76 mil jogadores em 36 países, o que ajuda a traçar um panorama detalhado de quem são os gamers, onde vivem, como se alimentam (Doritos e Mountain Dew, claro), e quais são os sistemas de preferência do público.

Uma das partes mais interessantes do relatório mostra a interseccionalidade entre os gamers, separados por suas plataformas principais de escolha, PC, consoles, e mobile. Ao cruzar os sistemas a que todos têm acesso, algumas falácias antigas vão virando poeira.

Hoje, é fato conhecido que os gamers de mobile são a vasta maioria do público, o que conforme o relatório da Newzoo, respondem por 79% do público que o tem como sistema principal, contra 43% no PC e 41% em consoles.

Entre os jogadores que possuem apenas um sistema para jogar, celulares e tablets continuam na dianteira, com 35% dos gamers; os que só possuem consoles são 9%, enquanto os puristas em PCs respondem por apenas 8%.

Porém, quando os dados são sobrepostos, as coisas ficam bem interessantes: gamers que jogam tanto em celulares quanto em PCs representam 16% do total, enquanto a intersecção mobile/consoles responde por 13%; entrevistados que jogam em todas as 3 plataformas são 15%.

Estudo mostra como gamers não estão restritos a um só sistema (Crédito: Reprodução/Newzoo)

Estudo mostra como gamers não estão restritos a um só sistema (Crédito: Reprodução/Newzoo)

A menor intersecção é a de jogadores que possuem PCs e consoles, com apenas 4%, muito provavelmente pelo custo alto de tais sistemas para parte do público, mas, por outro lado, o estudo mostra que tem possui dinheiro para bancar os dois, também joga mobile.

De forma resumida, 52% do público gamer global joga em apenas uma família de dispositivos, enquanto 47% do público aproveita 2 ou 3 plataformas.

Vale lembrar que a Newzoo já havia levantado resultados similares em 2022, bem como outra pesquisa realizada em 2020, pela desenvolvedora francesa Gameloft.

Mulheres são maioria entre gamers

O relatório da Newzoo também detalhou a distribuição do público gamer conforme o gênero. Os dados mostram uma virada há anos anunciada, mulheres hoje respondem por 50% do público que joga em todo o mundo, contra 49% de homens.

Vale ressaltar que no Brasil, as garotas gamers assumiram a dianteira do setor, bem como na Argentina, em 2021, mas o estudo mostra que apenas 35% delas jogam em mais de um sistema, enquanto jogadores do sexo masculino respondem por 64%.

Mulheres hoje são maioria entre os gamers, mas tendem a dar preferência a um só sistema (Crédito: acervo internet)

Mulheres hoje são maioria entre os gamers, mas tendem a dar preferência a um só sistema (Crédito: acervo internet)

O estudo também mostra que o comportamento dos gamers em seus sistemas de preferência não se restringe exclusivamente a jogar, mas abrange também consumo de mídias relacionadas. 76% dos entrevistados responderam que jogam, enquanto 54% acompanham conteúdos em vídeo de naturezas variadas, de VOD a streaming ao vivo.

A Newzoo também levantou dados que mostram a maior receptividade a marcas pelo público gamer, quando comparados com quem não joga, algo que a Gameloft já havia identificado na pesquisa de 2020.

Em geral, estes são mais receptivos a endossos de campanhas de marcas de refrigerantes e energéticos, fast foods, artigos esportivos, serviços de entregas (Uber Eats, iFood, etc.) e acessórios, como óculos de Sol, significando que gamers são um grande mercado consumidor a ser explorado.

Daí você entende a vontade crescente de marcas em veicular propagandas em games, sejam na forma de anúncios, ou como campanhas inseridas dentro da jogabilidade.

Segundo a Newzoo, o público gamer "é mais receptivo, ou pelo menos está mais acostumado" a conteúdos patrocinados em jogos, o que "apresenta oportunidades" para as marcas explorarem.

"Istas" estão diminuindo

O estudo da Newzoo mostra que, embora os públicos gamer entre sistemas estejam interseccionados, principalmente os que jogam títulos mobile, que são maioria, com as demais plataformas, ainda há uma grande parcela de jogadores que, por um motivo ou outro, jogam apenas no PC, console, ou celulares/tablets.

Considere que dispositivos móveis são mais acessíveis, e estes são mais propensos a ficar apenas em suas telinhas devido os custos das plataformas da Sony, Microsoft e Nintendo (que estão subindo), e o alto investimento para montar um desktop capaz de rodar jogos em configurações gráficas altas.

Por este mesmo motivo, o público cativo da Glorious PC Gamer Master Race é o mais naturalmente inclinado a jogar em mais de uma plataforma (se você pode bancar uma RTX 4090, pode comprar um Xbox/PS5 E um iPhone, iPad, ou dispositivo Android de ponta), e os gráficos de fato mostram isso.

Por outro lado, há quem prefira ficar sempre com seu sistema de escolha e odeia os demais, os famigerados "istas", por muito tempo mais proeminentes entre jogadores de consoles, vide a guerra SEGA/Nintendo, e as rusgas trocadas entre sonystas e caixistas.

O "istas" vão continuar existindo, mas estão encolhendo (Crédito: Tim Buckley/Ctrl+Alt+Del Comic)

O "istas" vão continuar existindo, mas estão encolhendo (Crédito: Tim Buckley/Ctrl+Alt+Del Comic)

Essa turma vai continuar existindo (e reclamando, e xingando todos que não fecham com o seu sistema de escolha), mas o fato é que os consumidores de hoje estão bem mais abertos a jogarem em mais de uma plataforma, seja por aumento do poder aquisitivo, ou outros motivos.

Fonte: GamesIndustry.biz

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários