Meio Bit » Entretenimento » Console Wars, o documentário que abordará a guerra entre SEGA e Nintendo

Console Wars, o documentário que abordará a guerra entre SEGA e Nintendo

Focado na lendária disputa entre SEGA e Nintendo na geração 16-bit, Console Wars é um documentário que deverá fazer a alegria de todos que amam videogames

3 anos e meio atrás

Não faz muito tempo que, para conhecermos a história dos videogames, era preciso recorrer a sites especializados, canais do Youtube ou alguns livros escritos por pesquisadores. Aos poucos isso está mudando, com alguns documentários sendo produzidos sobre o assunto e um que está perto de ser lançado é o Console Wars, que falará sobre um dos períodos mais fantásticos da indústria dos jogos eletrônicos.

Console Wars

Crédito: divulgação/CBS All Access.

Baseado no livro A Guerra dos Consoles. Sega, Nintendo e a Batalha que Definiu Uma Geração, de Blake J. Harris, que ficou responsável por codirigir o documentário ao lado de Jonah Tulis, a produção é uma tentativa do canal CBS de alavancar o número de assinantes do seu serviço de streaming, o CBS All Access — o que será um problema para nós brasileiros, já que ele não está disponível por aqui.

Focado na disputa pelo mercado norte-americano que SEGA e Nintendo travaram no início dos anos 90, o documentário foca basicamente nos ciclos de vida do Mega Drive e do Super Nintendo, além das estratégias traçadas pelas duas empresas para conquistar a atenção do público na época. O material utilizado para o livro veio de entrevistas feitas pelo autor com figuras como Tom Kalinske, o lendário CEO da casa do Sonic ou Peter Main, então Vice-Presidente de Vendas e Marketing da divisão americana da concorrente.

Já o time de produtores executivos que ajudaram a tornar o Console Wars realidade é grande, sendo formado Seth Rogen, Evan Goldberg, James Weaver, Josh Fagen, Scott Rudin e Eli Bush, e aqui vale uma observação: a adaptação do livro de Harris estava prevista para ser uma série produzida pela Legendary Entertainment e teria Jordan Vogt-Roberts (Os Reis do Verão, Kong: A Ilha da Caveira) como diretor. Porém, parece que o projeto não caminhou e acabou caindo nas mãos da CBS.

Selecionado oficialmente para o SXSW Film Festival 2020, Console Wars leva os espectadores de volta à 1990, quando a SEGA, uma incipiente empresa de fliperamas, reuniu uma equipe de desajustados para enfrentar a maior empresa de videogames do mundo, a Nintendo,” diz a sinopse do documentário. “Foi um conflito único e sem restrições que colocou irmão contra irmão, crianças contra adultos, Sonic contra Mario e o capitalismo exclusivamente americano contra a tradição japonesa de séculos. Pela primeira vez, os homens e mulheres que lutaram na linha de frente da Sega e da Nintendo discutem essa batalha que definiu uma geração.”

Esta última parte do material de divulgação não é bem verdade, até porque recentemente vimos vários dos profissionais que falaram com a equipe deste documentário dando suas versões dos acontecimentos à outra obra parecida, a ótima série High Score. Ainda assim, é sempre muito legal ver esse pessoal falando sobre os bastidores da indústria e por isso estou muito curioso para ver o assunto ser revisitado mais uma vez.

Com seu lançamento estando previsto para 23 de setembro, seria muito bom se algum serviço brasileiro ou mesmo um canal de TV fechada conseguisse os direitos para transmitir o Console Wars por aqui, mas considero praticamente nula as chances disso acontecer, infelizmente.

https://youtu.be/YSwMzLNmpCc

Fonte: GameInformer

relacionados


Comentários