Meio Bit » Arquivo » Games » Itagaki: Estamos retrocedendo

Itagaki: Estamos retrocedendo

14 anos e meio atrás

Estando do lado de cá do planeta, é realmente um pouco difícil entender e até se interessar pelo o que está acontecendo lá no Japão, mas o fato é que a indústria local de games não está nada bem e sucessivos avisos sobre isso vem sendo dado ao longo dos meses. Agora quem deu sua visão sobre a situação foi Tomonobu Itagaki, ao fazer uma analogia muitíssimo interessante:

Se iremos entrar em uma decadência maior ou não, depende das empresas e dos criadores de jogos japoneses. Não sentido em viajarmos pelo mesmo caminho que o Japão fez há 400 anos, afinal de contas. Estou falando do sakoku, a política onde o país fechou suas fronteiras para o mundo exterior. O que a indústria está fazendo agora é exatamente uma forma de sakoku.

O que estou querendo dizer é que primeiro você precisa ser um terráqueo e depois um japonês.

Acho que isso deixa bem claro que o problema por lá não é decorrente da crise financeira que assolou o mundo recentemente e sim uma questão cultural. Muitos dos jogos produzidos por lá possuem temáticas muito diferentes do que estamos acostumados a ver por aqui, sem falar nos jogos que nem se quer aparecem no mercado ocidental. Acredito que os japoneses possuem criatividade suficiente para dar a volta por cima, mas isso deve ser feito o quanto antes, pois ao que tudo indica, a coisa está ficando feia de verdade.

dori_tom_25.09.9

[via VG247]

relacionados


Comentários