Meio Bit » Arquivo » Games » Indústria japonesa indo por água abaixo

Indústria japonesa indo por água abaixo

14 anos e meio atrás

É triste ter que dizer isso, mas essa não é a primeira e pelo o que tenho visto, não será a última notícia que publico por aqui dando conta de que a indústria japonesa de games está indo de mal a pior. Quem deu o alertar dessa vez foi Yasuhide Kobayashi, vice-presidente do SCE Studios Japan, mesmo que está fazendo o The Last Guardian.

Palestrando durante o DICE Summit Asia sobre a atual situação do país, ele disse:

Há tantos problemas que precisamos resolver e o maior desafio é que o mercado japonês está afundando – a chave é ser bem sucedido nos EUA e Europa.

Na época do primeiro Playstation, o nosso mercado representava um terço do mercado global e os custos de produção não eram tão altos – então éramos capazes de obter lucro apenas com nosso mercado. Agora, na era do Playstation 3 e com o mercado japonês sendo apenas um quinto do global – com os custos de produção aumentando, isso quer dizer que a menos que tenhamos sucesso nos mercados ocidentais, nosso estúdios irão à falência. É uma crise que reconhecemos.

É claro que isso não acontecerá do dia para noite, mas como um gamer que cresceu jogando numa época em que, sei lá, 75, 80% dos grandes jogos vinham da Terra do Sol Nascente, acho profundamente triste pensar que poderemos ficar sem um Mega Man, sem um Metal gear, um ICO, um Sonic…

dori_tlg_17.09.09

[via GameIndustry]

relacionados


Comentários