Meio Bit » Arquivo » Filmes e séries » Confirmado: Legião, spin-off dos X-Men estreia na sua TV em 2017

Confirmado: Legião, spin-off dos X-Men estreia na sua TV em 2017

YES! Teremos uma temporada completa de Legião, a primeira série de TV derivada da franquia cinematográfica dos X-Men, e a Marvel está envolvida

8 anos atrás

legion

Vocês se lembram quando Marvel e Fox começaram a ensaiar uma espécie de trégua, ainda que isso não significasse o retorno dos direitos que ela adquiriu nos anos 1990 para casa? Pois parece que deu casamento, a FX encomendou uma temporada completa de Legião, o primeiro spin-off dos X-Men para a TV. E para felicidade geral a Marvel Studios está diretamente envolvida no projeto.

A pendenga Disney vs. Fox se arrasta há anos e a segunda não abre mão dos direitos que adquiriu, embora tenha lançado bomba atrás de bomba o Quarteto Fantástico não será negociado, e com os mutantes a situação é pior ainda. Para a Fox é muito mais vantajoso resetar tudo de tempos em tempos do que dividir os louros com a casa do rato como a Sony foi obrigada a fazer com o Homem-Aranha: a empresa japonesa está sangrando loucamente e dispensar os custos de produção, não deixando de lucrar com a PI na tela grande foi a solução mais vantajosa.

Só que há um porém nessa história: os direitos da Fox só cobrem cinema e ela queria lançar material para a TV, só que isso é de controle da Marvel Studios. Logo criou-se um impasse: desistir ou sentar para conversar? Para sorte nossa se decidiu pela segunda opção, onde ambos os lados poderão ganhar e os direitos dos X-Men no cinema permanecem inalterados. No fim das contas a Fox só leva vantagens.

dan-stevens-as-legion

Dan Stevens viverá David Haller, o mutante protagonista de Legião

Foram propostas duas séries, uma sobre o Clube do Inferno e outra focada no mutante Legião, e esta será lançada primeiro. O piloto foi aprovado pelo canal FX, que encomendou uma temporada de oito episódios para o início de 2017. A sinopse é a seguinte: David Haller (Dan Stevens, de Downtown Abbey) é um jovem diagnosticado como esquizofrênico, que passou anos pulando de um hospital psiquiátrico para outro. Entretanto, após um evento fatídico ele descobre que as inúmeras vozes que ele ouve em sua mente podem não ser frutos de sua até então aparente (mas nem tanto) loucura.

Nos quadrinhos Haller, o mutante conhecido como Legião é um dos mais poderosos telepatas do planeta, e não é para menos: ele é filho do professor Charles Xavier. Entretanto seu quadro de instabilidade mental associado ao pouco controle de seus poderes acabaram por fazer que ele desenvolvesse além da esquizofrenia um transtorno de múltiplas personalidades: algumas ele criou, outras eram mentes que ele absorveu acidentalmente e para piorar, cada "indivíduo" independente controlava um aspecto de seus vastos poderes; alguns eram bons, já outros não. Daí o codinome "Legião": "porque somos muitos", tal qual o possuído por inúmeros demônios que aparece nos Evangelhos.

Poucas foram as ocasiões nos quadrinhos em que Haller esteve em total controle de seu potencial e superou até mesmo seu pai. Vale dizer que numa delas (nesta um militar, ao ser perguntado qual o nível de ameaça de Legião numa escala de um a dez respondeu categoricamente: trinta e cinco) ele conseguiu por conta própria voltar no tempo para matar Magneto, o que ele acreditava ser o melhor para todo mundo; só que o mutante descontrolado acabou mandando o jovem papai Xavier para a vala, e mais: como ele morreu antes de conhecer Gabrielle Haller, o próprio Legião deixou de existir.

legion-kills-xavier

A consequência? A saga A Era de Apocalipse, uma realidade alternativa onde o mutante ancestral não encontrou resistência alguma para colocar em prática seus planos de remodelar o mundo à sua imagem, já que Xavier estava morto há tempos e os X-Men de Magneto (que abraçou os ideais do amigo) não conseguiram detê-lo. Levou um bom tempo até a realidade ser restaurada ao que era antes de David Haller meter os pés pelas mãos, e mesmo assim várias consequências perduram até hoje nos quadrinhos.

age-of-apocalypse

Tudo isso por causa de um único mutante. Agora calcule o que Legião pode aprontar na TV.

Além de Stevens, o elenco conta com Rachel Keller, Jean Smart (ambos estiveram em Fargo), Aubrey Plaza (Parks and Recreation), Jeremie Harris (Caçada Mortal), Amber Midthunder (só fez pontas até hoje mas estará no filme Hell or High Water, que estreia este ano), Katie Aselton (a Jenny de The League) e Bill Irwin (a voz de TARS em Interestelar).

Entretanto o mais legal fica a cargo dos bastidores: Bryan Singer será um dos produtores executivos e dividirá a tarefa com Jeph Loeb, o manda-chuva da Marvel quando o assunto é TV. Ele coordena todas as produções para a telinha, seja na ABC (Agents of S.H.I.E.L.D., Agent Carter), seja em serviços de streaming (Netflix). Como dito antes essa é a condição para a Fox levar os mutantes para a TV: trabalhar junto com a Casa das Ideias ou nada feito, ela não detém os direitos.

Noah Hawley, responsável por Fargo será o capitão do barco que além de Singer e Loeb, terá na sua tripulação de produtores nomes como Lauren Shuler Donner (dos filmes dos X-Men), Simon Kinberg (Perdido em Marte), Jim Chory (AoS, Jessica Jones e Demolidor) e John Cameron (O Grande Lebowski e Fargo). Só gente boa.

Dependendo da recepção de Legião, as portas para mais produções das franquias que a Fox controla serão irremediavelmente abertas. E sem mencionar que teremos um filme 18+ do Wolverine, outro dos Novos Mutantes e ainda Deadpool 2, com direito ao Cable. Sério, a Fox só tem motivos para sorrir depois dessa.

Fonte: Marvel.

relacionados


Comentários