Emanuel Laguna 8 anos atrás
O primeiro smartphone com Tizen foi lançado no início do ano: trata-se do Samsung Z1, um aparelho low-end lançado na Índia em janeiro. Bangladesh e Sri Lanka receberam o Z1 logo depois. A Índia é o terceiro maior mercado de smartphones do mundo e, desde o lançamento, o Z1 vendeu um milhão de aparelhos naquele país tão populoso.
Quem gostou mesmo do Samsung Z1 foi o país vizinho, Bangladesh: o smartphone vendido pelo o equivalente a US$ 92 (R$ 287) é o líder de vendas por lá, segundo o instituto de pesquisa de mercado Counterpoint. Nada mau para um sistema operacional livre e com poucos apps que será melhor associado à Smart TVs.
Aliás, é difícil imaginar alguém trocando smartphones Android, sistema usado por vários fabricantes, por um sistema livre mas limitado apenas à Samsung como o Tizen. Sim, temos a questão do preço menor do Z1 naqueles mercados asiáticos, mas é complicado lutar contra Firefox OS, Windows Phone e Android no segmento low-end.
Samsung Z1, por fora parece um Android comum (crédito: Ars Technica)
Outra coisa: o ecossistema Tizen não inclui somente Smart TVs como também os mais recentes smartwatches da Samsung. Seria o smartphone Z1 e a Smart TV Tizen suficientes para convencer aquele povo a gastar mais num Gear 2 Neo?
Enquanto isso, na parte Android da Samsung, o marketing quer vender carregamento sem fio no caro Galaxy S6. E, para variar, cutucando a Apple.
http://www.youtube.com/watch?v=kvDOosa8PEoSamsung Mobile USA — Galaxy S 6: Change The Way You Charge
Fonte: Reuters.