Ronaldo Gogoni 8 anos atrás
Demorou, mas a Samsung respondeu à LG. É de conhecimento geral que no que tange ao desenvolvimento de novas tecnologias de display e no mercado de entretenimento doméstico, as companhias sul-coreanas brigam feito cães e gatos (já virou até caso de polícia). A LG teve um ano inteiro para contar vantagem graças a suas Smart TVs com webOS, que tornaram os televisores mais ágeis e espertos (tente manusear uma Smart LG 2013, depois a gente conversa).
A Samsung já tinha dado a dica que faria o mesmo com o Tizen, seu SO proprietário que ela não consegue introduzir em seus smartphones, mas está presente em seus smartwatches. E agora veio a confirmação às portas da CES 2015: todas as suas futuras televisões espertar vão rodar o sistema.
Esse é um passo que nem mesmo a LG deu: quando o webOS foi introduzido, a companhia se reservou a aplica-lo em “apenas” 70% dos modelos novos de Smart TVs. Já a Sammy, que vem tentando convencer desenvolvedores a abraçarem o Tizen se convenceu que o sistema está maduro o suficiente para assumir por completo a divisão. Este seria o primeiro passo da empresa para introduzir o Tizen em todos os seus dispositivos, já que é intenção da Samsung se distanciar cada vez mais do Android. No futuro smartphones, tablets, TVs e até mesmo sistemas automotivos utilizariam o SO e conversariam entre si, algo similar ao que a Microsoft pretende entregar com a Cortana.
O que o Tizen traz de novidade? Segundo a Samsung as novas Smart TVs serão capazes de transmitir a programação da TV por streaming via Wi-Fi Direct, utilizando BLE para detectar os gadgets mais próximos. Desnecessário dizer que a ideia é fornecer tal funcionalidade apenas para dispositivos Samsung, certo?
A Samsung marcará presença na CES 2015 e muito provavelmente veremos novidades acerca da nova linha de TVs da empresa. Como o Nick vai estar zanzando por lá é bem provável que ele confira in loco e nos traga as novidades. Vamos aguardar.
Fonte: Engadget.