Meio Bit » Arquivo » Indústria » Apple agora só vende iPad com tela retina e processador 64 bits

Apple agora só vende iPad com tela retina e processador 64 bits

Fim da linha para o primeiro iPad mini: a Maçã deixou de anunciar o tablet com Apple A5 em suas lojas online hoje. Agora todos os iPads vendidos pela própria Apple têm no mínimo tela retina e processador 64 bits.

9 anos atrás

Laguna_iPad_mini_1_peq

Era inevitável. Um dia ela teria que fazer isso. E o momento foi hoje: a Apple retirou de suas lojas online o primeiro iPad mini, o mais recente tablet da empresa com o velho Apple A5, um SoC ARM de 32 bits lançado em 2011 com o iPad 2.

Depois de também aposentar o iPhone 4S (e sem contar os atuais Apple TV e Apple Watch), agora só temos um único aparelho com o velho processador de 32 bits: o iPod Touch 5, um iGadget de 2012. E este talvez esteja no bico do corvo: desde o lançamento do Apple Music que os iPods deixaram de ser anunciados na página principal da loja online da Apple.

Laguna_Apple_linha_de_iPads

Atual linha de tablets da Apple é composta por apenas quatro principais modelos de iPad (crédito: Apple)

Se você quiser um tablet da Apple na loja dela, só encontra iPad com tela retina e processador 64 bits. Nas lojas brasileiras talvez haja alguns iPad 4 e iPad mini 1 em promoção para desencalhar os estoques do varejo. Se você não faz questão de um aparelho muito avançado mas que possua o peso da marca Apple, talvez essa seja a sua chance.

Enquanto isso, no lado iPhone da coisa, o único smartphone à venda com processador 32 bits é o velho iPhone 5C (usa Apple A6) com apenas 8 GB de armazenamento. Ele custa imorais 1.500 reais na loja da Apple. Dá para encontrar mais barato no varejo brasileiro, mas é bom lembrar que talvez saia de linha em breve.

Embora o iOS 9, próxima atualização do sistema operacional mobile da Apple, será disponibilizado até para os aparelhos com o Apple A5, o tio Laguna pode arriscar dizer que será o último update. Só vou atualizar o meu velho e cansado smartphone para o iOS 9 por causa da economia de espaço que a Apple promete. Não fosse por isso, permaneceria no iOS 8. E já estou considerando comprar um novo smartphone. Talvez até Android M.

Aliás, lembram que no início do ano o tio Laguna comprou uma Smart Cover da loja online da Apple Brasil?

Olha o que vem acontecendo:

Laguna_Apple_Smart_Cover_5_meses

Cinco meses de uso da Smart Cover do iPad mini 3, comprados na Apple Brasil (crédito: tio Laguna)

Isso mesmo, a parte que se fixa no tablet está desgrudando. E a Apple Brasil só dá 3 meses de garantia para esse acessório, apenas o suficiente para ninguém reclamar.

Se eu soubesse que isso aconteceria, teria comprado uma na DealExtreme mesmo. Infelizmente demoraria uns seis meses para que a Receita Federal liberasse a entrega. Eu podia estar 200 reais menos pobre.

relacionados


Comentários