Emanuel Laguna 8 anos atrás
Hoje o MeioBit completa 11 anos de sua fundação. O tio Laguna já escreveu sobre tal data tão importante ano passado.
Lá no texto expliquei que aqui escrevo mais por hobby, mas quando há alguma pauta obrigatória que outros autores não puderam cobrir por problemas técnicos e/ou de agenda, sinto-me no dever de ao menos mencionar o evento. Na quinta-feira (28/05), o Google realizou uma conferência para seus desenvolvedores, a I/O 2015.
Como o blog hoje completa 11 anos, decidi citar 11 dos anúncios feitos durante a conferência Google I/O 2015. Vamos à listinha, com um ou outro comentário.
11 — Inbox by Gmail
O aplicativo Inbox agora é aberto pra todo mundo, não é mais necessário ser convidado. Esse aplicativo dedicado de e-mail promete facilitar a vida dos usuários do Gmail com gestos e cacoetes do tipo.
O tio Laguna já acha a atual interface web do Gmail poluída demais, com muita frescura. Também detesto fazer gestos no iPhone. Dispenso.
A quem quiser esse negócio, confira o vídeo abaixo.
10 — novo Google Fotos
No Android há um app nativo para organizar as fotos. O pessoal do Google atualizou tal aplicativo de forma a tentar brigar com o OneDrive e Dropbox, inclusive contando com versão iOS.
O novo Google Fotos veio do desdobramento do Google Plus, por questões de privacidade. Ele aceita armazenar “ilimitadamente” fotografias de até 16 megapixels e vídeos 1080p. Caso você queira fazer o backup da fotografia na qualidade original, aí é com o Google Drive mesmo.
Parece interessante, mas não faço backup online de tanta foto assim. Confiram o vídeo abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=ydBjsZnHrwMIntroducing the new Google Photos
9 — Project Ara
O telefone Frankenstein (crédito: The Verge)
O engenheiro do Google Rafa Camargo demonstrou um smartphone do Project Ara funcionando pela primeira vez fora de Porto Rico. Um smartphone modular foi montado e funcionou no palco da I/O 2015, tirando inclusive foto do público.
Considero algo ainda muito conceitual, não é pra mim.
http://www.youtube.com/watch?v=8mhjngbsXQ0Keeponcoming1 — Project Ara Demoed At Google I/O 2015 Live
8 — Google Cardboard
Cardboard, o projeto do Google de levar a realidade virtual às massas agora chega ao iPhone. Inclusive com um app dedicado.
Usando o Cardboard o Google também anunciou o Expeditions, uma ferramenta de educação que usa a realidade virtual: os alunos usam seus smartphones no rosto com esse treco de papelão enquanto o professor controla o mundo virtual pelo tablet.
É mais pra desenvolvedor isso aí. Muita viagem.
Google for Education — Expeditions: Take your students to places a school bus can't
7 — Android Wear
Smartwatches. Relógios espertos. Um ramo onde o maior sucesso é o Apple Watch, um caro produto beta rival.
O Google anunciou que o Android Wear possui mais de 4.000 aplicativos. Nenhum deles me parece motivo bom o bastante para ostentar um caro relógio nas perigosas ruas do Brasil varonil. Por enquanto, dispenso.
6 — HBO Now
HBO Now, serviço exclusivo da Apple TV (crédito: Beta News)
O aplicativo ainda exclusivo do iOS finalmente estreará ao Android. Nenhuma data exata confirmada, mas em breve o pessoal da civilização não irá mais depender dos aparelhos da Apple para conferir as séries da Home Box Office. Isso sem precisar pagar uma medieval assinatura de TV como no nojento HBO Go, basta pagar a própria mensalidade do streaming como na Netflix.
Espero que chegue logo no Brasil, as restrições regionais só incentivam a pirataria.
BI Tech — How to get HBO Now on your TV without Apple TV
5 — Android TV
Sundar Pichai no palco do Google I/O 2015 (crédito: Slash Gear)
Além da confirmação de que o HBO Now virá ao Android, Android TV e Chromecast, o console Shield começou a ser vendido na civilização. Pode representar um belo avanço. Ou não.
Não foi no evento do Google, mas a nVidia lançou o AndroidWorks, pacote de ferramentas para desenvolvimento de games Android baseado no Tegra Developer Pack. Possui integração com o Visual Studio. Mais informações no programa de desenvolvedores GameWorks. Belo marketing.
Não é bem TV, mas houve o anúncio do YouTube offline. Como o nome sugere, quem tiver bom espaço no dispositivo Android poderá armazenar legalmente vídeos por até 48 horas. Tal recurso só estará disponível por enquanto nas Filipinas, Índia, Indonésia e Vietnã.
4 — Google Maps offline
Prepare o cartão de memória (crédito: Droid Life)
Finalmente algo útil de verdade no mundo real: um modo offline para os mapas do Google. Não há uma data exata para o lançamento, mas a ideia aqui é fazer ao menos um cache das áreas mais próximas de onde você estava online.
É a grande vantagem dos mapas da Nokia, a competição vai ficar boa!
3 — Android Pay
Adeus Google Wallet (crédito: Ars Technica)
Android Pay, o sucessor do Google Wallet, tem a missão de popularizar no ocidente os pagamentos feitos pelos celulares. No Japão isso já é banal, usam até a íris como pagamento.
Seja como for, a Maçã maligna de Cupertino saiu à frente simplificando o processo com o Apple Pay e a Samsung estava correndo atrás. Agora o Google quer por ordem nessa bagunça que era o Wallet, ao suportar autenticação biométrica. Segundo a empresa, o Android Pay já seria suportado em mais de mil apps e 700.000 estabelecimentos nos Estados Unidos já aceitariam os pagamentos no lançamento, algo que ocorreria em breve.
Só me falta o dinheiro no bolso. Incrível como temos cada vez mais variedade na forma de pagamento, mas o salário ó…
2 — Project Brillo + Weave = Internet das Coisas
Um mundo cada vez mais conectado, até demais? (crédito: Security Affairs)
O Google anunciou que o Project Brillo, sistema operacional baseado no Android para dispositivos inteligentes e conectados de baixíssimo consumo, estará disponível para os desenvolvedores no final do terceiro trimestre.
Para os dispositivos Google Brillo se conectarem com aqueles que funcionam com sistemas proprietários, teremos o Weave disponível até o final do ano. Esse Weave é um novo protocolo de comunicação que pode ser usado entre os vários sistemas (sendo portanto um cross-platform).
Para a verdadeira Internet das Coisas, é algo muito válido.
1 — Android M (em Developer Preview)
Android M já está disponível apenas para os desenvolvedores (crédito: The Verge)
Foi anunciado o sucessor do atual Android Lollipop, o Android M. Esse M vem do nome de algum doce, cogita-se que seja Macadamia Nut Cookie. A versão Developer Preview já está disponível para os desenvolvedores Android brincarem.
A expectativa é a de que o Android M resolva os problemas com as permissões dos aplicativos, integre o navegador Chrome em tudo e forneça ao usuário as informações mais relevantes trazidas pelo app (recurso Now on Tap). Outra vantagem, sempre prometida, que caberá ao Android M cumprir em relação ao Lollipop é a economia da bateria do smartphone.
USB-C estará no hardware dos próximos smartphones e tablets Android (crédito: PC Guia)
No esforço de tentar salvar a pobre bateria, o Google introduzirá no Android M um novo recurso chamado Doze. O smartphone usará detecção de movimento para que o aparelho entre em hibernação profunda quando inativo por longos períodos de tempo.
Durante o estado Doze, cada aplicativo seria limitado a funcionar apenas se envolvido em determinada mensagem ou função de alta prioridade. Quando colocado num Nexus 9 rodando Lollipop, o Google disse que a autonomia em modo stand by dobrou. Vamos acreditar.
Para quem quiser rever a conferência inicial do Google na I/O 2015, fique com o vídeo abaixo.
Google Developers — Google I/O 2015 - Keynote
Fonte: The Verge.