Emanuel Laguna 8 anos atrás
No mundo mobile, se há algo em comum entre a Intel e a nVidia é o fato de as duas empresas não conseguirem desenvolver GPUs mobile para smartphones.
Enquanto a Intel reconhece tal fraqueza e encomenda processadores gráficos mobile para quem realmente entende do assunto, a nVidia preferiu desistir do ramo por não conseguir entregar algo seja energeticamente eficiente para smartphones menores que 7 polegadas.
Mesmo sendo incompetente nos pequenos aparelhos, a camaleão verde de Santa Clara não seria maluca de não estar num ramo tão lucrativo como o de quinquilharias Android, preferindo se voltar a aparelhos esquisitos como Ouya e Shit Shield que ou não dependem de bateria ou esta possui carga elétrica suficiente para uma autonomia aceitável. E, claro, tablets. Como o Tegra 4 é um SoC honesto num preço modesto, a nVidia viu nele a possibilidade de recuperar o dinheiro do marketing na plataforma Tegra Note: a camaleão faz o tablet Android de referência e fabricantes como a Gradiente montam, se virando para vender e dar garantia local ao hardware.
Só que a nVidia queria mais que dinheiro: ela quer visibilidade numa plataforma cujo hardware é dominado (com toda a razão) por Samsung e Qualcomm. Como fazer isso? Estando presente no tablet mais aguardado pelos desenvolvedores e outros entusiastas Android, o Nexus 9.
As especificações do Nexus 9 já foram vazadas pela própria nVidia, em completo e total desrespeito aos parceiros Android, no caso o Google e a HTC (fabricante do hardware). Para quem não se recorda ou está sem saco pra buscar no Google (ó a ironia), aqui vai uma breve listinha:
↓
Seja o que for que a Apple vai anunciar no evento hoje (spoiler: iPad 6 e iPad mini 3), um tablet Android puro sangue Google melhor que o Nexus 7 (tks Asus) e rodando logo de cara o Android Lolita a 64 bits merece toda a minha consideração.
Até porque, além de estender o suporte a aparelhos mais antigos como o Nexus 4, o Google vai vender um tablet topo de linha mais barato que o iPad mini Retina: a versão 16 GB do Nexus 9 será vendida por 399 dólares, enquanto o com 32 GB custará US$ 479. Ambos estarão em pre-venda amanhã, 17 de outubro, e o lançamento deles será dia 3 de novembro. Já a versão LTE do Nexus 9 (32 GB) deve aparecer ainda este ano por US$ 599.
Garanta o seu antes que a nVidia vaze o próximo!
Leia também: