Ricardo Fraga 8 anos atrás
Por acompanhar a evolução (nem tão evolução assim) do Google+ desde o seu lançamento, tive a oportunidade de ver, de perto, a reação dos usuários a cada atualização do serviço, seja uma nova feature, ou apenas uma questão estética. Entre todas, uma das que mais gerava reclamações e dúvidas dos usuários era o Google+ Fotos.
Na parte das dúvidas, certamente o que mais fazia alguns usuários temerem era quanto a privacidade das suas imagens e vídeos enviados aos servidores do Google. Apesar de o acesso a todo o conteúdo ser estritamente privado, muita gente não entendia e acreditava que qualquer contato da rede social poderia visualizá-los.
Já sobre as reclamações, a principal era: por que raios o Google não centraliza todos os arquivos dos usuários no Google Drive? Afinal, ele já é um gerenciador de arquivos na nuvem e fazia todo sentido que as imagens também fossem centralizadas nele. Tanto fazia sentido que o Google resolveu mexer os pauzinhos.
Na tarde de ontem, a gigante das buscas anunciou a integração do Google+ Fotos com o Google Drive. De uma forma bem resumida, o Drive funcionará como um grande gerenciador de fotos e vídeos, através do qual o usuário poderá organizar as suas imagens como bem entender. Contudo, a ferramenta de edição (super completa, diga-se de passagem), continuará embutida no Google+.
No artigo da Central de Ajuda que fala sobre a novidade, o Google afirma que as edições nas imagens feitas através do Google+ Fotos somente poderão ser visualizadas lá. Ao acessá-las pelo Google Drive, o usuário visualizará as imagens originais (sem edição). Além disso, a empresa deixa enfatiza muito um detalhe muito importante da integração:
“Se você excluir fotos ou vídeos do Google Drive, eles também serão excluídos do Google+. Se você excluir fotos ou vídeos do Google+, eles também serão excluídos do Google Drive.”
De acordo com o Google, os usuários começarão a visualizar, no Google Drive, as novas imagens enviadas ao Google+ Fotos através da opção Google Fotos que será exibida no menu Meu Drive. De acordo com a empresa, as imagens já armazenadas na rede social demorarão “algumas semanas” para serem exibidas totalmente no Drive.
A novidade contemplará não somente a interface web do Google Drive, mas, também, os aplicativos para Android e iOS. Além disso, o Google esclarece que a integração não fará com que o espaço das imagens e vídeos seja contado em dobro. Afinal, é quase que somente um espelhamento com a possibilidade de organizar os arquivos.
Particularmente, a novidade é meio no estilo “não fede nem cheira”. Tenho poucos álbuns de imagens de viagens no Google+ e acho bem prática a administração por lá. Talvez eu veja algum benefício para organizar as centenas de imagens de postagens, mas só o tempo dirá.
Uma preocupação minha é quanto a sincronia das imagens do Google+ Fotos com o computador, uma vez que há alguns álbuns no serviço que não quero ver sendo copiados para o meu desktop. Se houver como desativar a sincronia de alguns deles, como os dos bate-papos do Hangouts, aí tá tutuben.