Meio Bit » Arquivo » Hardware » Quer um Project Ara? Dê um pulinho em Porto Rico

Quer um Project Ara? Dê um pulinho em Porto Rico

Versão final do Project Ara tem previsão de chegar ao mercado no fim de 2015; Porto Rico é escolhido como país a receber o programa piloto

9 anos atrás

project-ara

O tempo vai passando e o Project Ara vai enfim tomando forma. Ontem foi realizada a segunda conferência sobre o esperado (pela curiosidade) smartphone modular desenvolvido pela divisão ATAP do Google, detalhando os próximos passos até o lançamento final do produto. Entre as novidades estão o lançamento de um plano piloto e a terceira fase do projeto, com um protótipo ainda mais avançado que seus antecessores.

O chefe do projeto Paul Eremenko detalhou os próximos passos que o Google dará a fim de entregar um smartphone de bloquinhos completamente funcional até 2016. O protótipo Spiral 1, embora contasse com blocos brancos sem graça era mais funcional que o módulo alpha que se recusou a funcionar na conferência anterior. A primeira fase culminou no anúncio da versão 0.2 do Module Developers Kit, que introduz o novo protocolo Greybus para comunicação entre os módulos e o chassi. Do lado do hardware, o MDK também traz uma nova forma de conexão das pecinhas, que permite liberar mais espaço para os módulos.

project-ara-002

Isso levou o Project Ara à segunda fase do projeto, com o novo protótipo Spiral 2. Ele permite hot-swap, seus módulos podem ser trocados mesmo com o aparelho ligado sem causar danos. Ele já é capaz de realizar chamadas e de se comunicar via 3G, e entre os módulos de referência apresentados (11 no total) destacam-se o Tegra K1, um dos produtos da nVidia que o Laguna não odeia. Módulos com sensores de luz e proximidade (como os presentes nos recentes aparelhos da Motorola; vale lembrar que a ATAP pertencia à empresa e foi absorvida pelo Google), câmera de 5 megapixels, display de 1280 × 720, Bluetooth e Wi-Fi também foram apresentados.

A terceira fase do Project Ara começa no segundo trimestre deste ano e introduz um protótipo ainda mais avançado, o Spiral 3: este trará módulos mais de ponta como antena 4G, bateria mais potente, câmera mais competitiva e a possibilidade dos engenheiros e entusiastas desenvolverem mais módulos com funções diversas.

project-ara-001

No terceiro trimestre o plano piloto será posto em ação: o país escolhido foi Porto Rico, devido ao uso em larga escala de dispositivos móveis no país: cerca de 77% da população acessam a internet via celulares, e como a proposta do Ara é ser uma alternativa barata e de qualidade, fornecendo total controle ao cliente o país é um local perfeito para que os testes sejam realizados. Claro, a proximidade com os Estados Unidos facilita e muito as coisas.

O Google já fechou parcerias com as operadoras Claro e Open Mobile a fim de distribuir os componentes no país, através de caminhões-quiosque (como os de comida). Ainda não há a menor menção de preços, mas assim que todos os testes e o plano piloto sejam concluídos, o Project Ara estará pronto para rodar. A previsão é que a versão final do smartphone modular chegue às lojas de todo o mundo no ano que vem.

http://www.youtube.com/watch?v=intua_p4kE0Google ATAP — Project Ara: Part of it

Fonte: TV.

relacionados


Comentários