Emanuel Laguna 10 anos e meio atrás
Vídeo disponível no iTunes
Na quarta-feira, tivemos o evento especial da Apple: diversos rumores davam conta de que nele seria anunciado o lançamento de um lendário “iPad mini”. Infelizmente não foi desta vez, mas a Apple aproveitou o evento para renovar as outras linhas de dispositivos iOS que não são tablets.
Após Tim Cook mostrar a inauguração de uma grande Apple Store na Passeig de Gràcia (Barcelona), ele aproveitou para falar do sucesso que são os MacBooks na América do Norte e a última atualização do OS X, o Mountain Lion.
Falando no místico “iPad mini”, o CEO da Apple comemorou os 17 milhões de iPads vendidos entre abril e junho de 2012, de um total de 84 milhões de iPads vendidos até tal momento (dentre os 400 milhões de aparelhos iOS) e que representariam 68 por cento do mercado de tablets. Segundo a Apple, os 250 mil aplicativos voltados aos iPads (de um total de 700.000 apps iOS) são responsáveis por 91% do tráfego online dentre os tablets.
Saindo do iPad para o “telefone de 2007 que mudou os smartphones para sempre”, o vice-presidente de marketing da empresa, Philip Schiller, apresentou o tão esperado iPhone 5, a 6ª geração dos smartphones da Apple.
Por fora, o iPhone 5 possui as seguintes características:
·
No interior do iPhone 5, contamos com os sensores de toque diretamente integrados na Tela Retina Widescreen para, além da maior precisão e qualidade de imagem, termos uma tela menos espessa que os modelos anteriores e fazer com que o aparelho fosse mais fino. Outras melhorias internas incluem:
·
Com todas as especificações acima, Philip Schiller prometeu que o iPhone 5 terá maior autonomia da bateria que o iPhone 4S, chegando às 8 horas de navegação em 4G. Logo depois, Bob Murray, produtor executivo da Electronic Arts Studios, demonstra uma nova versão mais bonita do Real Racing 3, um jogo de corrida bem fotorrealista no iPhone 5, tão ou mais bonito que no PS Vita.
O vice-presidente de marketing global retorna apresentando alguns recursos do iOS6 que não estarão disponíveis a nós brasileiros: “O iOS6 é o sistema operacional mais avançado dentre os smartphones.”
“Não queremos desenvolver apenas um novo telefone, desejamos um aparelho muito melhor.” — Jony Ive, sobre o iPhone 5
O lançamento do iPhone 5 será quinta-feira, dia 21 de setembro, simultaneamente em 9 países e, até dezembro, o iPhone 5 será lançado em 100 países, através de 240 operadoras de telefonia: o Brasil pode ou não estar incluso dentre tal centena de países ainda em 2012.
O iPhone 3GS será descontinuado e, nos países com lançamento simultâneo ao dos Estados Unidos, o iPhone 4 de 8GB ocupará o lugar daquele como o smartphone da Apple oferecido gratuitamente atrelado a algum plano de dados.
Desbloqueado, o iPhone 5 terá basicamente os mesmos preços que eram praticados pela Apple no iPhone 4S: US$ 649,99 para a versão 16 GB; US$ 749,99 no iPhone 5 com 32 GB e 849,99 dólares para termos um iPhone com 64 GB. Nada de 128 GB, ainda.
Dois dias antes, 19 de setembro, o iOS 6 estará disponível para download nos iPods de 4ª geração, iPhone 3GS, iPad 2 e superiores. Bem mais tarde, a nova versão (11) do aplicativo iTunes para PC e Mac virá em outubro. Bom, o evento da Apple não se resumiu apenas ao iPhone 5, tratando também sobre os iPods e o iTunes: este está disponível em 63 países e sua nova versão móvel virá com melhoras visuais, sendo lançada junto ao iOS 6. O melhor detalhe do novo iTunes é poder escutar a amostra da música enquanto navegamos pela loja.
Sobre os iPods, o novo lançamento é o iPod nano 7, com o conector Lightning: ele é bastante fino (5,4 mm) e parece um iPhone em miniatura, tendo telinha widescreen de 2,5 polegadas (240 x 432) na qual poderemos assistir vídeos. Esse novo iPod nano, que virá em 7 cores, possui Bluetooth e rádio FM.
A quinta geração do mais popular reprodutor de música, o iPod Touch, ganhou a mesma tela retina widescreen do iPhone 5: o novo iPod Touch 5 é o mais leve (88g) e fino (6,1mm) já lançado. O novo iPod Touch usa basicamente o mesmo A5 do iPhone 4S, com os mesmos dois núcleos ARM Cortex-A9 e processador gráfico PowerVR SGX 543 MP2 (com suas 32 ALUs, dá surra até na GeForce do Tegra 3, chupa nVidia!): será interessante ver as imagens dos jogos na TV através do espelhamento pelo AirPlay (Apple TV requerido).
O novo iPod Touch virá em cinco cores, possui conector Lightning, além de suporte ao Bluetooth 4, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n de até 150 Mb/s, FaceTime de 720p e a tão desejada Siri. A câmera do iPod Touch 5 é basicamente a mesma do irmão iPhone 5, mas possui 3 megapixels a menos: o sensor possui 5 megapixels e tal iPod poderá ser equipado com uma alça que lembra câmera point'n'shoot.
Veremos também mudanças nos fones de ouvido que acompanharão os novos e velhos iPods a partir de outubro: os EarPods prometem ser fones de ouvido melhores que os atuais, que acompanham todos os iPods e iPhones…
A tabela oficial de preços “camaradas” da Apple é a seguinte:
·
O tio Laguna achou os preços tão baratos que comprará dois iPods de cada… Agora sério: até concordo que a Apple continua a entreter bem os entusiastas nas apresentações de seus produtos (mesmo que várias peças tenham vazado antes), mas tenho a impressão que a Apple perdeu um pouco da “mágica” e é a nova Microsoft, sendo esta uma charmosa “nova Apple”.
Sobre o iPad mini, temo que não saia tão cedo e os preços do iPod Touch 5 meio que colaboram para não vermos um iPad com tela de 7,85 polegadas ainda este ano. Espero estar enganado, pois eu sempre quis um iPad, só que menor.