Carlos Cardoso 8 anos atrás
Antigamente bilionários gastavam suas fortunas em coisas como carros esportivos, iates, mansões, mulheres rápidas e cavalos lentos. Hoje isso mudou, os nerds conquistaram o mundo e mesmo o mais playboy dos bilionários, Richard Branson, se orgulha de investir em naves espaciais e submarinos.
Elon Musk, que fez sua fortuna com o PayPal hoje ganha dinheiro com a SpaceX enquanto sonha em colonizar Marte, mas ele não está sozinho. John Carmack gastou uma boa grana com a Armadillo Aerospace, que não deu muito certo, enquanto isso comendo pelas beiradas, fora dos holofotes ou mesmo das luzes de busca, vem Jeff Bezos.
Com US$ 40 bilhões no banco, o fundador da Amazon tem uma certa folga para brincar. E vem brincando com calma: com a Blue Origin, uma empresa dele, só dele, fundada em 2000 com a filosofia de fazer tudo, devagar, com calma. Nisso eles desenvolveram toneladas de tecnologia, vão inclusive fornecer motores para os foguetes Vulcan, da ULA.
Agora eles revelaram o primeiro vôo de teste do New Sheppard, uma nave 100% reutilizável para vôos suborbitais, principalmente turísticos. É essa trosoba aqui:
A idéia é que ele decole, faça seu trabalho, libere a cápsula, ela volte em um pouso tradicional com para-quedas e o módulo principal pouse verticalmente. Dessa forma se o pouso não der muito certo, só se perde hardware.
A cápsula tem espaço para 6 pessoas, e janelas impossivelmente grandes:
O melhor: isso não é viagem de designer, não é sonho distante. O Blue Sheppard voou, ONTEM, em seu primeiro teste, atingindo quase 100 km de altitude, separando a cápsula e pousando-a com sucesso.
Blue Origin — First Flight
A única falha foi o pouso do foguete principal.
Essas aletas direcionais consomem bastante fluído hidráulico, algo deu errado e ele não conseguiu pousar como deveria, mas como falaram, se fosse um lançamento convencional seria 100% de sucesso na PRIMEIRA tentativa. De uma empresa fundada 15 anos atrás.
Complicado achar pouco, enquanto há países com 50 anos de agência espacial e mal conseguem matar pinguins. Parabéns pra Blue Origin, dá gosto saber que como cliente da Amazon, meu dinheiro está ajudando a financiar essa brincadeira, e não salários de datilógrafos.
[ATUALIZAÇÃO]
Há boatos de que Jeff Bezos esteja baseando seu foguete em tecnologia kryptoniana roubada, mas isso é pura calúnia, o formato é puramente aerodinâmico.