Meio Bit » Arquivo » Games » Dark Matter e os jogos “inacabados”

Dark Matter e os jogos “inacabados”

Após lançar Dark Matter no Steam, desenvolvedora é acusada de distribuir um jogo incompleto, mas será que os jogadores estão reclamando com razão?

10 anos atrás

Dark Matter

Vocês provavelmente devem se lembrar da confusão causada pela Hammerpoint Interactive quando a empresa lançou o The War Z no Steam. Pois nos últimos dias algo parecido voltou a acontecer - embora em menor proporção - no serviço de distribuição da Valve, dessa vez envolvendo a Iceberg Interactive.

Tudo começou após o lançamento do Dark Matter, jogo no estilo Metroidvania onde tentamos sobreviver dentro de uma nave espacial infestada por inimigos alienígenas e após a aventura acabar abruptamente, muitos ficaram revoltados por sermos presenteados apenas como a mensagem “To be continued”.

Aquilo fez com que os jogadores começassem a reclamar, dizendo que o game estava inacabado e as acusações começaram a pipocar no fórum da loja, o que levou o CEO da desenvolvedora, Erik Schreuder, a falar sobre o caso.

Segundo ele, a ideia inicial era que o título fosse financiado através de uma campanha no Kickstarter, onde teríamos um jogo muito maior e por isso cada cópia seria vendida por US$ 30. No entanto, como eles falharam em conseguir o valor necessário, viram-se obrigados a distribuir o game por episódios, sendo que cada um deles custariam US$ 15.

Se tal declaração por si só não fosse frustrante o suficiente, Schreuder revelou que para um novo episódio ser feito o anterior precisa ter vendido um determinado número de cópias, o que obviamente significa que poderemos nunca ver a continuação para a história que eles pretendiam contar.

O executivo também se defende dizendo que essa primeira parte dura entre 5 e 9 horas, sendo exatamente como descrito no Steam, com 14 estágios, o que elimina as acusações de que se trata de algo incompleto, mesmo não sendo a versão “cheia” que eles pretendiam fazer quando iniciaram a campanha no Kickstarter.

Porém, tudo isso não surtiu efeito, já que as vendas do game foram suspensas e aqueles que o adquiriram no GOG ainda podem pedir o reembolso do valor gasto.

Na minha opinião, não há dúvidas de que chegar ao fim de um game e descobrir que o enredo só continuará num próximo capítulo é algo frustrante, mas será que aqueles que estão reclamando estão na razão?

Há uma infinidade de títulos de grande porte por aí que se utilizam da mesma estratégia preguiçosa, o que obviamente não minimiza a situação, mas será que isso é motivo para pedirmos nosso dinheiro de volta, de acusar o Steam de não possuir um controle de qualidade ou de afirmar que o estúdio foi mal intencionado?

A verdade é que toda essa publicidade negativa deverá atrapalhar bastante os planos da Iceberg Interactive, podendo tornar a criação de uma continuação mais difícil e no fim das contas, todos poderão sair prejudicados nessa história.

Fonte: Steam.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários