Meio Bit » Games » Rent-A-Hero No. 1: modders do what Sega doesn't!

Rent-A-Hero No. 1: modders do what Sega doesn't!

23 anos após o lançamento do Rent-A-Hero No. 1, grupo de modders lança uma tradução para um dos jogos mais interessantes do Dreamcast

47 semanas atrás

Se pensarmos bem, gostar de videogame é parecido com torcer para um time de futebol. Sabendo da nossa paixão, as empresas/clubes não costumam ter o menor pudor de nos maltratar e no caso dos jogos eletrônicos, muitas vezes isso acontece através de um péssimo suporte, com produtos que chegam ao mercado mesmo estando claramente inacabadas ou com a simples falta de localização. Pois foi este o problema relacionado a um jogo chamado Rent-A-Hero No. 1.

Crédito: Reprodução/HelloMrKearns/MobyGames

Lançado para o Dreamcast em maio de 2000, aquele era um título que até poderia ter ajudado o console a alcançar uma melhor sorte no ocidente, mas a verdade é que naquela altura do campeonato o destino do saudoso aparelho já estava traçado. Então, infelizmente o jogo nunca teve a oportunidade de conquistar o público do lado de cá do planeta.

Aproveitando muito da cultura japonesa, Rent-A-Hero No. 1 funcionava como um RPG de ação, nos colocando no papel de um adolescente de 16 anos que ganhava acesso a uma armadura que o transformava em um super-herói. A premissa até pode parecer com a de várias outras histórias dos quadrinhos, mas estava na alta dose de humor — e nas referências aos universos da empresa — o grande diferencial do jogo.

Podendo ser descrito como um remake do Rent A Hero, jogo desenvolvido pela Sega AM2 para o Mega Drive e que também ficou limitado ao Japão, até mesmo a maneira como o protagonista se torna o “herói de aluguel” é bem inusitada.

No enredo, a vida de Taro Yamada tem uma reviravolta após sua família se mudar para a cidade de Corja, quando para estrear a nova casa eles decidem pedir pizzas. Após ligarem para a Sensational Cafeteria (SECA), o entregador acidentalmente dá a armadura ao garoto e ao perceber que a roupa lhe garante superpoderes, ele passa a realizar trabalhos para os moradores locais.

No caso da versão para o Mega Drive, um detalhe curioso é que apesar de ela também ser um típico RPG da época, com visão aérea e tudo mais, as batalhas não aconteciam por turnos, com a câmera mudando para uma visão lateral, como nos jogos de plataforma. Embora a jogabilidade nesses trechos fosse bastante travada, os criadores merecem crédito por tentarem inovar.

Uma batalha no Rent A Hero do Mega Drive (Crédito: Reprodução/Riemann80/MobyGames)

Já no Rent-A-Hero No. 1 os responsáveis pelo projeto puderam aproveitar todo o poderio do Dreamcast, com os gráficos saltando para as três dimensões. Mas além da beleza visual, o remake ainda seria bastante elogiado pela liberdade oferecida e pelo seu robusto sistema de batalha, que teve como base o fliperama SpikeOut.

Mas para quem acompanhava as revistas da época e ficava sonhando com um lançamento do jogo no ocidente, o mais perto disso acontecer só viria em 2003, quando a Sega anunciou uma adaptação do Rent-A-Hero No. 1 para o Xbox. Uma localização inclusive chegou a ser produzida, mas devido a problemas de distribuição, o lançamento acabou sendo cancelado.

Aquele até poderia ter sido o desfecho desta história, com a franquia permanecendo restrita aos jogadores japoneses ou que entendem o idioma. Porém, em 2008 uma versão quase completa da localização para o Xbox apareceu em alguns sites de torrent e para aqueles que tinham o consoles desbloqueado, tornou-se possível conhecer o jogo.

Contando apenas com alguns erros, aquela versão era a mesma que alguns sites especializados ocidentais tiveram acesso cinco anos antes, quando chegaram a publicar reviews do Rent-A-Hero No. 1. Eis que 23 anos após o lançamento do original, um grupo de modders realizou o sonho de todos que ainda sonhavam em experimentar o jogo no Dreamcast, lançando uma localização completa para ele.

Rent-A-Hero No. 1

O lendário Segata Sanshiro (Crédito: Divulgação/VincentNL)

O interessante é que o trabalho comandado por VincentNL não se resumiu a apenas incluir os novos textos no jogo. O grupo até aproveitou a tradução da versão para Xbox, modificando alguns trechos para torná-la mais precisa e adicionando centenas de linhas de diálogos que estavam ausentes. Contudo, para chegar ao resultado esperado, eles tiveram que realizar engenharia reversa em algumas partes, para garantir que tudo funcionasse corretamente.

A dedicação dessas pessoas e o cuidado aos detalhes foi tamanho, que eles se preocuparam até em criar modelos 3D para objetos que apresentavam problemas no original. Isso foi possível graças ao conhecimento dos modders em relação ao Ninja 3D, formato utilizado pelo Katana, como é conhecido o kit de desenvolvimento do Dreamcast. Outro ponto que eles melhoraram foram as animações mostradas na telinha do VMU.

Num mundo ideal, o esforço dessas pessoas seria recompensado pela própria Sega, que poderia muito bem aproveitar para relançar oficialmente o Rent-A-Hero No. 1 nas plataformas atuais. Com a devida colaboração dos profissionais da empresa, a localização poderia se tornar até melhor e um dos títulos mais interessantes (e poucos conhecidos) do seu catálogo enfim ganharia o espaço devido por aqui.

Porém, isso seria um movimento pouco usual na indústria e como recentemente a Sega tem se esforçado para ocultar o seu passado, nem duvido que tal projeto até precise ser tirado do ar. Logo, antes que isso eventualmente aconteça, você pode garantir os arquivos da localização no Romhacking.

Fonte: Destructoid

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários