Meio Bit » Games » Modders melhoram o Far Cry 2 e o Rock n' Roll Racing

Modders melhoram o Far Cry 2 e o Rock n' Roll Racing

Conheça duas modificações que se dispõem a (e conseguem) melhorar significativamente o Far Cry 2 e a versão para Mega Drive do clássico Rock n' Roll Racing

1 ano atrás

Por melhores que fossem alguns jogos lançados num passado mais distante, com o tempo algumas pessoas com talento e disposição perceberam que eles poderiam ser melhorados. pensando nisso, neste artigo eu gostaria de lhes apresentar dois impressionantes projetos de restauração e polimento, um para o Far Cry 2 e outro para a versão de Mega Drive do Rock n' Roll Racing.

Crédito: Divulgação/Ubisoft

Começando pelo FPS da Ubisoft, o Scubrah's Patch é uma atualização que visa melhorar muitos dos aspectos do jogo, tornando-o bem mais agradável aos dias atuais ao corrigir algumas questionáveis decisões de design. Além disso, ele também trata de melhorar alguns detalhes visuais.

No caso da jogabilidade, esse patch acaba com o surgimento quase imediato de inimigos nos postos avançados, algo que sempre incomodou quem se aventurava pela fictícia região da África em que se passa a história. Com isso, ao limparmos uma dessas instalações teremos 30 minutos (em tempo real) até que os soldados retornem.

Outra novidade que ajuda a tornar a experiência mais imersiva é a maior variedade de inimigos nas patrulhas. Enquanto no original víamos sempre o mesmo quarteto em um ou outro carro andando por certas localidades, agora os inimigos estão por todo o mapa, com eles carregando armas diferentes e até podendo estar em caminhonetes equipadas com metralhadoras montadas.

O autor, que empresta seu apelido ao nome do mod, ainda se preocupou em aumentar o raio para descoberta de itens enquanto estamos explorando; corrigiu o tempo de respostas dos comandos; aumentou a velocidade enquanto estamos nadando, tendo feito o mesmo com o campo de visão, tanto quando estamos a pé, quanto a bordo de veículos.

Crédito: Divulgação/Ubisoft

Ao usar o Scubrah's Patch ainda teremos inimigos que utilizam granadas com maior frequência, além de um protagonista com maior resistência física e carros capazes de sofrerem mais danos. Também será desabilitado o efeito que borra a imagem enquanto estamos correndo, com os veículos adicionados com o DLC aparecendo em cores aleatórias.

Por fim, quem sempre se incomodou com a estrutura das missões terá motivos para comemorar, pois com essa modificação conseguiremos iniciar assassinatos ou coletar estoques de armas mesmo se tivermos iniciado uma emboscada. Essa possibilidade de encarar múltiplos objetivos eliminará a necessidade de ficarmos indo e voltando para lugares distantes apenas para limpar uma área.

Por fim, quem já encarou o Far Cry 2 várias vezes sabe a importância da sua sequência de abertura e como ela nos introduz ao interessante enredo do jogo. Porém, ter que fazê-la várias vezes pode ser bastante cansativo e com esse patch é possível começar a aventura direto no hotel.

Ou seja, ao utilizarmos a criação de Scubrah é possível tornar melhor um jogo que foi muito bom, mas cujas mecânicas mostram sinais da idade. Confesso que faz muito tempo que o encarei, mas se algumas características do seu sucessor já me incomodaram quando resolvi jogá-lo há alguns meses, imagino que o Far Cry 2 esteja ainda pior. Felizmente alguém resolveu encarar a missão de deixá-lo bem mais divertido.

♫ Nobody gonna take my car... ♪

Rock n' Roll Racing Hack

Crédito: Divulgação/Ti

Já quando se trata do Rock n' Roll Racing, o que o modder fez não foi apenas corrigir problemas na estrutura do jogo, mas adicionar muito conteúdo a ele, chegando a nos dar a opção de jogar com até seis carros nas corridas. E por falar nelas, essa modificação adiciona mais de 200(!) pistas e seis planetas.

Com o Rock n' Roll Racing Hack ainda teremos acesso a vários novos tipos de veículos e armas, assim como upgrades que mudarão de acordo com o que estivermos pilotando. Quer novos personagens? Pois aqui teremos figuras como Rash do Battletoads e Vinnie, do desenho Esquadrão Marte (Biker Mice from Mars).

Entre as melhorias presentes nesse hack temos uma inteligência artificial mais apurada; um novo nível de dificuldade; a possibilidade de disputar partidas online, sendo que cada jogador verá a corrida em tela cheia; e 16 cores para os veículos, sendo que no original eram apenas cinco.

A parte visual do Rock n' Roll Racing também foi trabalhada, com essa nova versão não apresentando slow downs quando muitos objetos eram vistos na tela. Além disso, o jogo ganhou mais cores, ficando muito mais próximo da versão para Super Nintendo. Daquele console também vieram a inspiração para as rodas contarem com mais frames de animação, assim como a adição de uma pequena explosão quando um veículo é atingido por tiros.

Rock n' Roll Racing Hack

Crédito: Divulgação/Ti

Já na trilha sonora o jogo manteve as músicas do original, mas agora elas podem ser executadas com uma qualidade de CD. Porém, o hack trouxe algumas faixas dos jogos Spiderman & Venom - Maximum Carnage e Biker Mice from Mars, tornando a trilha mais variada. Outra melhoria muito bem-vinda é quando o narrador fala algo, já que se no original a música era interrompida, agora isso não acontece mais.

Também vale citar que graças a modificação o jogo passou a contar com localização para português, o que poderá torná-lo mais acessível por aqui. O grande problema é que por se tratar de uma versão modificada de um jogo para Mega Drive, compartilhar sua ROM pode causar problemas, então você terá que encontrá-la por conta própria. A dica que posso dar é para que você dê uma olhada nos comentários do vídeo abaixo, onde uma pouco da jogabilidade do Rock n' Roll Racing Hack é mostrada.

Esse é mais um bom exemplo de como a prática de ROM hacking tem melhorado alguns jogos da geração 16-bit, um cenário fascinante e que vem conseguindo reviver vários clássicos. Porém, isso é assunto para outra hora.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários