Meio Bit » Games » Bitmap Books cancela livro sobre o Mega Drive

Bitmap Books cancela livro sobre o Mega Drive

Após a Sega ameaçar processar a editora, Bitmap Books decide cancelar o promissor livro The unofficial MD/GEN: a visual compendium

1 ano atrás

Sem muito medo de errar, eu diria que quando se trata de manter viva a história dos videogames, nenhuma editora realiza um trabalho tão impressionante quanto a Bitmap Books. Em seu catálogo é possível encontrar diversas obras simplesmente fantásticas, com algumas delas abordando diversas plataformas antigas. Porém, um dos consoles mais adorados pelos brasileiros, o Mega Drive, infelizmente não receberá o mesmo tratamento.

The unofficial MD/GEN: a visual compendium - Bitmap Books

Crédito: Divulgação/Bitmap Books

Intitulado The unofficial MD/GEN: a visual compendium, o livro seria o oitavo capítulo de uma série que já abordou a história de aparelhos como o Commodore 64, Amiga, Nintendinho, Super Nintendo e Master System. Contudo, ao contrário do que a editora conseguiu quando falou sobre o console 8-bit da Sega, para o seu sucessor a parceria não foi repetida.

Assim, após vários meses de tentativas e alguns adiamentos, a Bitmap Books não teve outra opção que não fosse cancelar a produção daquela tão promissora publicação. Usando o blog oficial da empresa, o diretor de criação Sam Dyer explicou o motivo para terem desistido do projeto:

“Receio dizer que fomos solicitados pela Sega a remover a listagem [do livro] ou enfrentar uma possível ação legal. Como uma empresa pequena, isso não é algo que possamos arriscar. Após discussões, a posição deles se tornou inegociável. Obviamente é o direito deles proteger suas propriedades intelectuais como bem entenderem.”

The unofficial MD/GEN: a visual compendium - Bitmap Books

Crédito: Divulgação/Bitmap Books

Ainda segundo Dyer, um dos seus arrependimentos foi de não cancelar o projeto antes, mas o que o levou a persistir foi a crença de que a divulgação como um material não-oficial faria os executivos da Sega não se importarem com a publicação. Além disso, o fato de a companhia japonesa não implicar com projetos tocados por fãs deu a entender que eles poderiam conseguir o mesmo.

O executivo então aproveitou para pedir desculpa a todos que estavam aguardando pelo lançamento do The unofficial MD/GEN: a visual compendium e admitiu não estar preparado para colocar em risco tudo pelo que trabalhou, muito menos comprometer os livros que estão criando atualmente.

Por fim, a nota afirma que se a Bitmap Books encontrar uma maneira de distribuir gratuitamente o PDF do livro, eles o farão. Contudo, nada foi dito sobre uma possível data para essa publicação, além de restar o temor de que a Sega poderia travar até essa versão.

The unofficial MD/GEN: a visual compendium - Bitmap Books

Crédito: Divulgação/Bitmap Books

Como alguém que sempre adorou o Mega Drive e que continua o enxergando como um dos consoles mais fantásticos já criados, é difícil não lamentar esse desfecho para um livro que tinha tudo para se tornar peça obrigatória na estante de qualquer apaixonado. Este já seria um sentimento que eu teria naturalmente, mas ele foi bastante inflado pelo fato de recentemente, pela primeira vez, eu ter colocado as mãos em um livro publicado pela editora britânica.

Presente incrível de um amigo, Go Straight: The Ultimate Guide to Side-Scrolling Beat-’Em-Ups faz um belíssimo apanhado sobre um dos meus gêneros preferidos e que era bastante popular nas décadas de 80 e 90. Poder relembrar vários clássicos dos Beat 'em ups e até conhecer alguns mais obscuros tem sido uma experiência e tanto, mas é a qualidade geral do livro o que mais me impressionou.

Eu já tinha visto muitos elogios aos livros da Bitmap Books e até ficado encantando com a versão digital do The CRPG Book: A Guide to Computer Role-Playing Games. Porém, poder folhear a versão física de algo tão bonito chega a ser difícil de descrever, com o seu tamanho, quantidade de páginas, diagramação e os ótimos textos, fazendo dele um dos livros mais imponentes que já vi.

Por tudo isso e tendo me tornando um grande admirador da editora, a ponto de já estar pensando quais serão os livros dela que quero ter (todos!), fiquei muito triste com a notícia de que o meu querido Mega Drive não receberá esta bela homenagem. Por um lado, é bom saber que possivelmente todos poderão ter acesso ao conteúdo de forma digital, mas por outro, o The unofficial MD/GEN: a visual compendium certamente entraria no topo da minha lista de futuras aquisições.

PS: a lamentar em relação aos livros da Bitmap Books, apenas o valor que eles podem chegar por aqui, principalmente devido a quanto está custando cada libra esterlina. Infelizmente esse não é o tipo de produto que está ao alcance de todos, muito menos que podemos adquirir com frequência. É uma pena, mas adoraria que mais pessoas tivessem a oportunidade de ler o material publicado por eles.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários