Meio Bit » Games » Sega AI, o computador que poucos conheceram

Sega AI, o computador que poucos conheceram

Grupo de fãs resgata e preserva o AI, um belo computador que a Sega no Japão lançou em 1986 — e poucos tiveram a oportunidade de usar

02/02/2024 às 10:23

A Sega não será lembrada apenas pelos ótimos jogos que produziu, mas também pelos consoles que lançou, aparelhos que fizeram a alegria de muita gente e ajudaram a transformá-la numa empresa tão adorada. O que nem todos sabem é que a ela também se arriscou pelo mercado de computadores e uma dessas apostas foi uma máquina chamada Sega AI.

Sega AI

Crédito: Reprodução/SMS Power

O ano era 1986. Enquanto a Sega se preparava para lançar o Master System nos Estados Unidos, anunciava no Japão — de forma um tanto exagerada — “o primeiro computador do mundo equipado com inteligência artificial.” Embora aquela não fosse a primeira aposta da empresa no ramo, posto que pertence ao SC-3000 (Sega Computer 3000), lançado em 1983, o Sega AI Computer chegou cercado de expectativa.

“O Sega AI Computer foi desenvolvido para rodar programas escritos na linguagem Prolog AI,” dizia uma matéria publicada pela revista Electronics em 1986 e que citava o preço de US$ 547 para o lançamento japonês. “Ele é fortemente orientado para a instrução auxiliada por computador, especialmente para crianças, em vez do alvo genérico de outros computadores domésticos, como hobby e uso profissional.”

A matéria seguia falando sobre como a máquina poderia ser utilizada, citando como exemplo um diário pessoal em que as crianças seriam auxiliadas pela inteligência artificial. Nele, os usuários seriam questionados sobre as atividades do dia e ao digitarem uma ou duas palavras, o sistema escreveria um relato de maneira gramaticalmente correta.

Porém, mesmo visto como um dispositivo a frente do seu tempo, as baixas vendas no Japão impediram que a fabricante desse prosseguimento aos planos iniciais, que eram de levar o computador para os Estados Unidos no ano seguinte, com o nome de SEGA DI 8300. Assim, ele acabaria se tornando uma das suas produções menos conhecidas do público.

Sega AI

tela de abertura do Sega AI (Crédito: Reprodução/SMS Power)

Equipado com um processador NEC V20 (16-bit) e 128kB RAM, o Sega AI contava com diversos acessórios. Além do teclado, os usuários ainda podiam usam um tablet, um sistema de reconhecimento de voz e outro para compor músicas. Os jogos (basicamente educativos e voltados para crianças) e os programas eram distribuídos em cartões, com seus lançamentos acontecendo até 1989.

Contudo, devido à baixa popularidade do Sega AI, a maior parte do conteúdo produzido para ele permaneceu inacessível por muitos anos, situação que só mudou recentemente. Agora, graças à dedicação de Omar Cornut e do pessoal do site SMS Power, mais pessoas podem conhecer aquele computador.

Um apaixonado pela Sega e tendo trabalhado no remake do Wonder Boy: Dragon's Trap, Cornut publicou diversas informações sobre a máquina, o que inclui várias fotos, cópias dos títulos lançados em 26 cartões e 14 fitas cassetes. Além disso, uma parceria com os criadores do MAME fez com que o emulador se tornasse capaz de rodar o que foi criado para o computador.

“A maioria dos softwares [para o Sega AI] não tinham nenhuma informação sobre eles na internet antes de os publicarmos: nenhuma captura de tela, nenhuma foto ou digitalização do software real [...],” diz a nota sobre o lançamento do conteúdo.

Tela do jogo Cosmic Train (Crédito: Reprodução/SMS Power)

Essa é uma iniciativa importantíssima, pois como explicado por Cornut, existem poucas informações sobre os jogos e programas do Sega AI, a ponto de boa parte desse conteúdo ser conhecido apenas por aqueles que trabalharam na sua criação.

Embora os programas disponibilizados em fitas cassetes ainda não possam ser emulados, o trabalho dessas pessoas é louvável. Ultimamente temos visto diversos esforços para tentar salvar a história dos videogames e se não fosse pela iniciativa de Omar Cornut e seus amigos, a chance de termos acesso a algo tão obscuro como o Sega AI continuaria muito pequena, se não inexistente.

Eu estaria mentido se dissesse que cairei de cabeça nesse material, mesmo porque não sou o público-alvo para o qual ele foi produzido, além dos programas estarem disponíveis apenas em japonês. Contudo, ele não me atrair não diminuiu a importância da sua preservação, com esse trabalho de “arqueologia” talvez até servindo de inspiração para as pessoas que pensam em fazer algo parecido.

Crédito: Reprodução/SMS Power

Talvez um dia alguns intrépidos fãs até se dediquem a localizar os jogos e programas do Sega AI para outras línguas, mas mesmo que isso não aconteça, é muito bom saber que mais essa parte da história dos videogames/computadores está salva.

PS: parabéns ao pessoal da fabricante pelo design do Sega AI, mais um belo aparelho desenvolvido por eles. Por falar nisso, estava pensando aqui que talvez nenhuma empresa tenha conseguido criar tantos videogames tão bonitos quanto a Sega.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários