Meio Bit » Games » Another Story: quando Half-Life encontra o Doom

Another Story: quando Half-Life encontra o Doom

Conheça o Half-Life: Another Story, um mod muito interessante que reimagina o universo criado pela Valve na engine que deu vida ao clássico Doom

1 ano e meio atrás

Quando em 1998 a Valve lançou um jogo chamado Half-Life, a empresa sacudiu o mercado de FPSs. Trazendo um enredo mais maduro e uma jogabilidade inovadora, aquele título era bem diferente de tudo o que existia e algo que contribuiu muito para o seu sucesso foi a engine que sustentava o projeto.

Half-Life: Another Story

Crédito: Divulgação/LoliKololi

Apesar de na época muitos títulos do gênero serem produzidos com a id Tech 1, que também era conhecida como Doom engine, a Valve preferiu seguir por outro caminho, criando seu próprio kit de desenvolvimento, a GoldSrc. Tendo como base a Quake engine, a nova ferramenta trouxe melhorias em muitos aspectos, da inteligência artificial até a animação, fazendo com que o comportamento dos personagens parecesse muito mais realista.

Mas o que aconteceria caso aquele estúdio tivesse optado por criar a aventura de Gordon Freeman na Doom engine? Pois de certa forma, é isso o que tenta responder o mod Half-Life: Another Story. Desenvolvido por um sujeito conhecido como LoliKololi, o jogo mostra que a antiga engine ainda tem lenha para queimar e que ainda há muito a ser explorado naquele fantástico universo.

Servindo como uma espécie de sucessor espiritual para o spin-off Opposing Force, em que controlávamos o soldado Adrian Shephard, aqui também estaremos do lado da HECU. Assim, o nosso objetivo será tentar sair vivo da instalação de Black Mesa enquanto os eventos do primeiro jogo se desenrolam.

Contudo, o que realmente chama a atenção em Half-Life: Another Story é o fato dele ter sido criado com a engine do Doom 2. Quando soube da proposta, confesso ter imaginado que o mod ficaria muito com a cara do FPS da id Software, mas basta dar uma olhada no vídeo abaixo para perceber que não é o caso.

Das armas utilizadas pelo protagonista até os cenários e efeitos sonoros, tudo lembra muito o que vimos no primeiro Half-Life ou em suas expansões. Até mesmo os inimigos parecem ter saído direto do Opposing Force, sendo que devido às limitações da Doom engine, os personagens não são feitos em 3D, mas sim como meros sprites.

Porém, os mais atentos notarão que o ritmo do Half-Life: Another Story é muito mais rápido que aquele visto nos jogos da Valve, fruto da engine em que ele foi criado. Além disso, a maneira como o sangue pinta os cenários também foge um pouco daquilo que a Valve (e depois a Gearbox) nos apresentou antes da virada do milênio.

De qualquer forma, fiquei muito impressionado com o nível de qualidade entregue por LoliKololi e mesmo sabendo que a GZDoom traz diversos recurso que não estavam disponíveis na Doom engine, não acho absurdo pensar que a Valve poderia ter conseguido um ótimo resultado caso tivesse optado pelo kit da id.

O fato é que ao escolher a Quake engine e melhorá-la com a GoldSrc, os profissionais da Valve conseguiram dar vida a um dos jogos mais importantes de todos os tempos. Foi com o Half-Life que muitas pessoas perceberam que os FPSs poderiam entregar muito mais do que apenas termos que atirar em tudo o que se movesse, com uma história interessante sendo contada e alguns quebra-cabeças ajudando a tornar a experiência muito mais imersiva.

Crédito: Divulgação/LoliKololi

Por tudo isso, acho incrível o que LoliKololi alcançou com o Half-Life: Another Story. Para alguns desavisados, acreditar que o mod não passa de um Doom maquiado não deve ser tarefa muito simples e o jogo também serve para percebermos que com talento e paciência, a engine pode dar origem a jogos muito diferentes daqueles desenvolvidos pela id Software na década de 90.

E é por criações como essa que serei sempre um ferrenho defensor das modificações. Apesar de normalmente olharmos para elas apenas como uma maneira de aumentar a vida útil de um jogo, é muito legal ver como algumas pessoas conseguem levar algumas engines ao extremo, fazendo com que elas deem origem a jogos que muitos nem imaginavam que seriam possíveis.

Como a Valve é uma empresa que, além de não se opor a utilização das suas propriedades intelectuais, costuma apoiar alguns mods, bem que eles poderiam abraçar esse projeto e até levá-lo oficialmente para o Steam. Mas enquanto isso não acontece, para quem tiver se interessado em experimentar o Half-Life: Another Story, ele está disponível gratuitamente no Mod DB e o que pode ser considerado ainda melhor, com a promessa de que o projeto receberá atualizações no futuro.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários